Carga Horária: 240 horas - 100% on-line
Pré-requisito: Curso aberto. Sugere-se o ensino médio para melhor compreensão do conteúdo
Nota Avaliação MEC: ★★★★★
08h às 18h (seg à qui)
08h às 17h (sex)
Horário de Brasília
Escola Superior Aberta do Brasil
Rua Inácio Higino, n° 1050, Ed. Centro Empresarial Praia da Costa Torre Leste, 12° andar, Praia da Costa, Vila Velha-ES - CEP: 29101-094
Carga Horária: 240 horas - 100% on-line
Pré-requisito: Curso aberto. Sugere-se o ensino médio para melhor compreensão do conteúdo
Nota Avaliação MEC: ★★★★★
Qualificar os profissionais para que possam atuar de forma a que o ensino da matemática seja um processo de reflexão ação reflexão, a partir do projeto político pedagógico da instituição escolar.
Professores de matemática, engenheiros, contadores, economistas, administradores, estudantes de cursos superior, egressos do ensino superior e demais interessados em aprofundar os estudos nessa área.
Disciplina: Filosofia e Políticas Educacionais – Carga Horária: 40 horas
Ementa: Aproximação e estudo crítico das filosofias, em seus vários campos com a educação, com foco no aspecto político social.
Reflexão filosófica sobre os principais temas que fundamentam a filosofia de todos os tempos e lugares.
Aproximação e estudo crítico das principais correntes da reflexão filosófica com ênfase nas políticas educacionais e suas tendências no Brasil e no mundo.
Disciplina: Concepções Educacionais e Currículos – Carga Horária: 40 horas
Ementa: Conceituação, funções, elementos componentes. Currículo e desenvolvimento social;
Concepções e etapas; Implementação e avaliação de currículo; Adequação curricular nas vertentes da temporalidade e contexto social; Agentes da ação curricular; Currículo oculto;
Elaboração de programas curriculares; Reconstrução do conhecimento experiência e mundo - Parâmetros mínimos necessários PCN'S.; Concepções de educação e seus autores.
Disciplina: Fundamentos da Matemática Elementar – Carga Horária: 40 horas
Ementa: Lógica: Lógica Proposicional e Lógica de Predicados. Elementos da Teoria dos Conjuntos. Conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. Funções: exponencial, afim, quadrática e logaritmo.
Disciplina: Tecnologia de Informação e Comunicação e a Educação Matemática – Carga Horária: 40 horas
Ementa: - Fornecer ferramental para que o aluno possa utilizar os recursos da Informática Educativa em suas atividades pedagógicas;
- Identificar os softwares educacionais e suas aplicabilidades ao ensino;
- Reconhecer a importância dos recursos tecnológicos no ensino de matemática;
- Reconhecer softwares tutelados e suas aplicações ao ensino;
- Utilizar planilhas eletrônicas;
- Conhecer e utilizar o SuperLogo no Ensino de Matemática;
- Motivar reflexões e projetos utilizando ambientes de aprendizagem.
Disciplina: Modelagem Matemática e Resolução de Problemas – Carga Horária: 40 horas
Ementa: Considerações e conceitos iniciais sobre a Modelagem Matemática. A Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica. Principais Perspectivas e Discussões. Estratégias no ensino-aprendizagem. Exemplos de aplicação da Modelagem Matemática ao Ensino. Resolução de Problemas. Concepções da Modelagem Matemática associadas à Educação Matemática. Abordagem sócio-crítica da Modelagem Matemática. Projetos de Modelagem Matemática. Modelagem matemática, Etnomatemática e Educação Matemática Crítica. O papel da matemática na sociedade. Formas de organização e condução da Modelagem Matemática. A Modelagem Matemática e Ambientes de Aprendizagem. A relação do professor com a Modelagem Matemática. A Modelagem e os Modelos Matemáticos na Educação Científica.
Disciplina: Didática da Matemática – Carga Horária: 40 horas
Ementa: Competências no Ensino de Matemática. Análise crítica dos PCNs. Correntes em Educação Matemática. Teoria Piagetiana. Conceito de Número. Construção do Número. Calculo Mental. Origem dos Símbolos Matemáticos. Operações Básicas. Resolução de Problemas. Modelagem Matemática. Etnomatemática. Jogos Matemáticos. Quadrados Mágicos. Torre de Hanói. Geometria e Jogos.
Sub-total: 240 horas
24 semanas
Os certificados serão emitidos pela ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, com validade nacional.
A equipe de docentes e tutores da ESAB é formada 100% por mestres e doutores com sólida formação acadêmica e profissional, capacitados para atuar em Ensino à Distância, contribuindo para o destaque no mercado de trabalho dos alunos.
Os estudos e provas serão 100% on-line. Portanto é necessário que o aluno tenha acesso a um computador tradicional, notebook ou equipamento similar que possua conexão com a internet e webcam.
As dúvidas devem ser direcionadas para um dos canais de comunicação: “Fale Conosco”, “Chat”, ou pelos telefones 0800 277 1000 / 27 2127-7700. Após a matrícula, utilize o canal “Suporte Acadêmico” para comunicar-se com todos os setores da instituição.
As dúvidas pertinentes às disciplinas a serem estudadas deverão ser comunicadas pelo aluno diretamente ao tutor, por meio do canal “Dúvidas ao Tutor”, em seu ambiente de estudo.
Instituição recredenciada pela portaria CNE/SERES - MEC nº 330, de 10 de março de 2017 (Clique aqui e veja a portaria)
O Pagamento pode ser efetuado por meio de Boleto Bancário, Cartão de Crédito e Depósito Identificado
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