
Um planejamento bem elaborado do próprio futuro profissional, durante os anos de estudos até a conclusão da graduação, pode ser um fator decisivo no sucesso da sua carreira. Por isso, obter um sólido encaminhamento no mercado de trabalho após a formatura é uma meta que precisa ser conquistada no decorrer do curso. Isso dependerá das suas ações durante a faculdade, que deverão ir além das atividades acadêmicas previstas no plano pedagógico.
Para elucidar melhor este conceito, vamos apresentar abaixo três dicas que podem te assegurar um futuro profissional com grande potencial.
a) Comece a fazer contatos profissionais na faculdade
Todos os seus colegas são potenciais futuros profissionais, que podem abrir caminhos para trabalhos, contratações, ou outras oportunidades. Por isso, procure definir aqueles que você vai manter contato, durante e após o curso.
Os professores também podem ser portas de entrada para estágios e oportunidades de trainee. Leve em consideração que saber se relacionar positivamente fará toda a diferença na formação da sua rede de contatos profissionais.
b) Aproveite ao máximo o período de estágio
Essa dica é especialmente para quem ainda não ingressou no mercado de trabalho. Independentemente do segmento as referências profissionais sempre contam muito na hora da contratação, especialmente no caso das indicações. Dessa maneira, busque qualidade na escolha da empresa que vai estagiar, visando construir uma boa experiência que constará em seu currículo, e especialmente, iniciar a construção de boas conexões profissionais, que podem se tornar indicações decisivas em seu futuro. Por isso, esteja comprometido que o seu estágio aconteça da melhor maneira possível, aproveitando para moldar o futuro profissional.
c) Crie conteúdos profissionais na internet e tenha presença digital
No atual mundo conectado, onde buscamos referências e informações sobre tudo na internet, é fundamental que você mantenha conteúdos atualizados sobre a sua área profissional. Crie um blog e publique materiais que possam servir de referência sobre o seu perfil profissional, contendo as suas experiências, opiniões, artigos, criações artísticas, vídeos, portfólio de desenvolvimento, e muitos outros tipos de conteúdos, que vão depender da sua área de atuação. Se puder criar um site, é ainda melhor.
Além disso, mantenha o seus perfis atualizados nas redes sociais, especialmente no LinkedIn. Atualmente muitas empresas de grande porte utilizam a análise nas redes sociais para traçar o perfil do candidato, muitas vezes sem o seu conhecimento. Lembre-se disso!
d) Trabalhe as suas habilidades sociais
Como é possível perceber, as três dicas anteriores dependem muito de boas habilidades de socialização e relacionamento, que são tão importantes quanto as habilidades técnicas. Neste caso, estamos falando dos conceitos conhecidos como hard skills e soft skills. Tenha em mente que para se desenvolver profissionalmente não basta ser bom tecnicamente, porque a formação da network será fundamental para o desenvolvimento da carreira, por isso, lembre-se de trabalhar em você mesmo a inteligência interpessoal.
Bons estudos e uma boa carreira profissional para você!
Clique aqui para conhecer os cursos de Graduação (bacharelado e licenciatura) da ESAB, que você pode concluir em 3 anos.