A educação a distância (EAD), sobretudo no ensino superior, vem crescendo em ritmo acelerado no Brasil. Entre os anos de 2014 e 2015, o ensino superior presencial cresceu 2,3%, enquanto a modalidade EAD aumentou 3,9%, segundo o último Censo da Educação Superior. De acordo com pesquisa feita pelas empresas Sagah e Educa Insights, a previsão é que nos próximos cinco anos o ensino a distância corresponda a 51% do mercado.
O rápido desenvolvimento desse setor tem suas razões. Além dos cursos a distância oferecem uma qualidade similar ao ensino presencial, ainda apresentam algumas vantagens aos alunos, como flexibilidade de horário e local de estudos, com ampla vivência digital. Isso porque em geral os cursos são ministrados pela internet, permitindo muito mais liberdade e economia para o anulo.
Uma outra grande vantagens do ensino a distância é o tempo de duração dos cursos, que em alguns casos pode ser consideravelmente mais rápido do que o presencial, como é o caso dos cursos de bacharelado e licenciatura da ESAB, com previsão de conclusão em 3 anos.
O público que estuda pela modalidade EAD vem mudando muito nos últimos anos. Originalmente era mais voltado para pessoas acima de 30 anos, que já estavam no mercado de trabalho e não dispunham de tanto tempo para uma faculdade presencial, porém, cada vez mais jovens vem se interessando pela modalidade. De acordo com os especialistas o interesse ocorre pela característica multitarefa dessa geração Z, que aproveita o tempo livre gerado pelo EAD para outras atividades e aprendizados.
Clique aqui para conhecer os cursos de graduação e pós-graduação da ESAB e inicie o seu processo seletivo on-line.
quero mais informação
Boa noite!
Prezados senhores:
Por vária vezes alertei-os sobre a grafia da locução adverbial feminina À DISTÂNCIA, que é grafada com o sinal indicativo de CRASE. O ACENTO GRAVE nessa locução é simplesmente para evitar AMBIGUIDADE. Somente nesta matéria notei algumas falhas:
1 – “A educação A DISTÂNCIA (EAD), sobretudo no ensino superior…”
2 – “…nos próximos cinco anos o ensino A DISTÂNCIA corresponda a 51% do mercado.,,,”
3 – “Além dos cursos A DISTÂNCIA oferecem uma,,,”
4 – “Uma outra grande vantagens do ensino A DISTÂNCIA é o tempo de duração…”
5 -“…porém, cada vez mais jovens vem se interessando pela modalidade….”
6 – “De acordo com os especialistas o interesse ocorre pela….”
OBS: No tópico 4 também HÁ ERRO DE CONCORDÂNCIA: “”Uma outra grande vantagens do ensino…” O CORRETO seria VANTAGEM em vez de VANTAGENS.
No tópico 6 há AUSÊNCIA DE VÍRGULA: “”De acordo com os especialistas o interesse ocorre pela….” O CORRETO seria colocar VÍRGULA entre “especialistas” e “o”.
No segundo parágrafo está escrito sobre o “ENSINO A DISTÂNCIA”: “Isso porque em geral os CURSOS são MINISTRADOS pela INTERNET permitindo muito mais liberdade e economia para o anulo….
Aí está a AMBIGUIDADE: Se a faculdade ensina A DISTÂNCIA, pergunto: Distância de quê? Entretanto, se a faculdade ensina À DISTÂNCIA, é porque ensina de longe, pela INTERNET, por exemplo, conforme a própria faculdade disse acima (…em geral os CURSOS são MINISTRADOS pela INTERNET…) Certo, senhores?
Para acabar de uma vez por todas com essa polêmica, transcrevo o que está no livro A NOVA ORTOGRAFIA, de autoria do MESTRE Evanildo Bechara, que cita alguns ADENDOS ao Acordo Ortográfico. Um deles diz o seguinte:
ADENDO: Recomenda-se o emprego do ACENTO GRAVE nas locuções constituídas da preposição “a” e de substantivo feminino: barco à vela, desenhar à mão, ENSINO À DISTÂNCIA, escrever à máquina, venda à vista, etc., de que NÃO TRATA O ACORDO.
Portanto, se ADENDO significa o que se ACRESCENTA a um texto, um livro, uma obra etc. para CORRIGI-LOS e/ou completá-los, claro está que a locução À DISTÂNCIA deve ser CRASEADA, sendo ela determinada ou não.
Espero ter colaborado com os senhores.
José Carlos Lourenço