FORGOT YOUR DETAILS?

PERGUNTAS FREQUENTES GRADUAÇÃO

A educação a distância consiste em um processo de ensino-aprendizagem pelo qual professores e alunos não estão fisicamente juntos, mas sim conectados e interligados por algum tipo de tecnologia.

Para o Ministério da Educação, a EaD é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

Entre as vantagens da modalidade EaD, destacam-se:

  • Combinação entre estudo e trabalho;
  • Permanência do aluno em seu ambiente familiar;
  • Menor custo;
  • Metodologia inovadora;
  • Autonomia do aluno;
  • Materiais didáticos já incluídos no valor da mensalidade;
  • Interatividade entre alunos, professores e técnicos de apoio;
  • Apoio de conteúdos digitais adicionais;
  • Conteúdos desenvolvidos com orientação de aplicabilidade;
  • Maior flexibilidade: Onde estudar? Quando estudar? Em que ritmo?

Ao contrário da educação presencial, nos cursos da ESAB não há atividades presenciais, devendo o aluno estabelecer seu planejamento e sua rotina de estudos para acompanhar as atividades e o calendário proposto para o curso. Nessa modalidade é o aprendiz quem estabelece o horário, o local e a forma de estudo. Mas, para que isso ocorra, o aluno deve:

  • Ter autonomia e disciplina para o estudo;
  • Estabelecer o planejamento e a organização do aprendizado;
  • Evitar o acúmulo de leituras e exercícios;
  • Ficar atento ao calendário de atividades;
  • Envolver-se, como em qualquer curso presencial;
  • Participar das atividades propostas;
  • Integrar-se e interagir com os demais colegas de curso, bem como com os tutores.

O candidato que desejar fazer transferência para a ESAB, deverá apresentar o Histórico do curso de graduação e os programas das disciplinas cursadas, contendo as ementas, carga horária e bibliografia. Tais documentos deverão ser anexados no Site, na aba de Transferência de Outra Faculdade.

Será feita a pré-análise de equivalência de estudos, pelos coordenadores de curso, cuja resposta será enviada num prazo de até 5 dias, pela secretaria acadêmica.

Havendo dispensa de disciplina, inicia-se o processo formal para efetivação de matrícula. O candidato deve seguir o passo-a-passo, delineado na devolutiva da análise.

  • Dispositivo com ligação à internet;
  • Navegador, aceitando cookies (Firefox ou Internet Explorer);
  • Conta de e-mail;
  • Telefone para contato;
  • Ferramentas do tipo Office (OpenOffice ou Office da Microsoft);
  • Ferramenta para abrir arquivos com a extensão PDF (Acrobat Reader);
  • Ferramenta para descompactar arquivos com a extensão zip e/ou rar (WinRar);
  • Programa para executar arquivos vídeo, áudio ou flash;
  • Kit multimídia (microfone, fone e webcam).
  • Utilização de um navegador;
  • Pesquisa e informação na internet;
  • Envio e recepção de e-mails;
  • Edição de texto;
  • Criação e gestão de pastas no disco rígido.

Na ESAB, como as atividades são assíncronas, o aluno tem maior autonomia e flexibilidade para organizar seus próprios horários de estudo, conforme o calendário acadêmico de sua turma.

Na ESAB, o uso inovador da tecnologia aplicada à educação se apoia em uma filosofia de aprendizagem que proporciona aos estudantes a efetiva interação durante o processo de ensino-aprendizagem. A comunicação garante oportunidades para o desenvolvimento de projetos compartilhados, sob a ótica do respeito em relação às diferentes culturas e à construção do conhecimento.

Para o aluno se comunicar com a Secretaria Acadêmica, Coordenadores de Curso ou Financeiro, pode se utilizar do suporte acadêmico, sendo este o canal forma de comunicação com os setores institucionais.

Para o aluno se comunicar com os tutores/professores das disciplinas, poderá por meio do canal de “Dúvidas ao Professor”, para esclarecimento de suas dúvidas a respeito da disciplina.

Além disso, o aluno tem à disposição os números 0800 277 1000 ou (27) 2127-7700 para obter os esclarecimentos sobre qualquer dúvida.

O AVA é o “espaço” multimídia na internet onde estão disponibilizados os conteúdos e as atividades do curso a distância. No ambiente virtual ocorrem as comunicações entre alunos, tutores, docentes e instituição de ensino, bem como as demais ações que propiciam a construção de conhecimentos, logo o ensino- aprendizagem on-line.

A ESAB utiliza software educativo próprio, o Ambiente Virtual de Aprendizagem denominado “SGEI® – Sistema de Gestão Educacional Integrado”. Essa plataforma é um Sistema Gestor de Ensino Integrado (ILMS). O software SGEI unifica vários ambientes simultâneos, entre os quais: Administração Geral, Campus do Aluno, Administração dos Professores e Administração de todas as instituições conveniadas.

O software “SGEI®”, de propriedade da ESAB, está protegido contra a utilização não autorizada, conforme preceitua a Lei nº 9.609, de 19/02/1998, regulamentada pelo Decreto 2.556, de 20/04/1998. Foi devidamente registrado no INPI, sob o número BR512019000275-0, ficando os infratores sujeitos a sanções cíveis e penais previstas nos respectivos diplomas legais.

Assim, a ESAB garante tecnologicamente os direitos inalienáveis de seus alunos, independentemente de qualquer motivo de força maior, especialmente no quesito de relações internacionais.

Para acessar o SGEI®, é preciso entrar na página inicial da ESAB – www.esab.edu.br –, inserir o login e a senha nos campos adequados.

PERGUNTAS FREQUENTES PÓS-GRADUAÇÃO

Constituída em 23 de fevereiro de 1995, com principal foco na Educação a Distância. Em novembro de 2004 foi credenciada especialmente para cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. Em agosto de 2013 foi credenciada para cursos de Graduação através da Portaria MEC nº 717, de 8 agosto de 2013, publicada no DOU em 09/08/2013.

Todos são ofertados para candidatos concludentes de qualquer curso de Graduação (Superior) devidamente credenciado junto ao MEC:

Pós-Graduação Lato Sensu

São cursos com duração mínima de 360 horas, conhecidos também como lato sensu regulamentados pelo CNE/CES, através da Resolução n° 1/2018, de 6 de abril 2018, publicada no D.O.U., em 09/04/2018.

Oferecida a profissionais que pretendem se aperfeiçoar com vistas a continuar ou reingressar no mercado de trabalho, bem como se inserir na docência e pesquisa do ensino superior.

MBA

Os cursos de MBA atendem aos pré-requisitos da Resolução n° 1/2018, de 6 de abril 2018, publicada no D.O.U., em 09/04/2018, sendo considerados cursos de especialização, com foco no mercado empresarial.

Pós-Graduação Stricto Sensu

Os cursos de Stricto Sensu são direcionados para continuidade da formação científica e acadêmica, como Mestrado e Doutorado. O curso de Mestrado tem duração de 2 anos, no qual o aluno desenvolve a dissertação e cursa as disciplinas coerentes à sua pesquisa. O Doutorado tem duração de 4 anos referentes ao cumprimento das disciplinas e a elaboração da Tese.

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, podem, sim, serem ofertados à distância, no entanto a Instituição que vai ofertar e certificar o curso deve ser credenciada no MEC. A ESAB está devidamente credenciada no MEC, podendo, portanto, ofertar cursos de Pós-graduação Lato Sensu à distância.

A própria Instituição responsável pelo curso expedirá o Certificado ao qual farão jus os alunos que tiverem obtido aproveitamento segundo os critérios de avaliação previamente estabelecidos e terá validade Nacional. Neste caso, a própria ESAB expedirá o certificado.

O Certificado trará impresso suas notas, nome e titulação dos tutores/professores, carga horária, avaliação e título do TCC, quando for o caso.

É o nome atribuído ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao término de um curso de Pós-graduação Lato Sensu ou MBA. Na ESAB, o TCC é no formato de Artigo Científico, e, ainda, é opcional ao aluno.

Conforme a Resolução CNE/CES 1/2018 e Resolução interna da ESAB, a produção de TCC é opcional ao aluno e mesmo que o aluno seja optante pelo TCC, não há previsão de defesa.

Na ESAB os cursos não são organizados por turma, com isso o aluno inicia o Curso tão logo faça sua Matrícula.

O candidato precisa ter concluído curso de graduação e colado grau. Para se matricular em um de nossos cursos, escolha o de sua preferência, clique no botão “Matricular” e preencha a Ficha de Matrícula.

O requisito técnico básico exigido para sua participação nas aulas é de possuir um dispositivo com acesso à Internet. O acesso ao software Campus On-line® é liberado após confirmação da matrícula, com pagamento da primeira parcela.

A metodologia utilizada pela ESAB é a Educação a Distância, via e-learning.

Com duração mínima de 360 horas a 480 horas, os cursos são realizados em 12 meses, podendo ser concluídos em no mínimo 6 meses* e/ou, no máximo, em 18 meses.

O curso é ministrado por uma equipe docente de alto nível composta por mestres e doutores, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem Campus On-line®, de alta tecnologia, desenvolvido pela ESAB.

O curso compreende a Organização Modular, ou seja, ele é composto por módulos sequenciais que facilitam a aquisição do conhecimento. O material de estudo está disponível nos módulos “virtuais”, com a possibilidade do aluno realizar o download do conteúdo do módulo.

No ambiente de “Sala de Aula”, o aluno tem acesso ao conteúdo dos módulos e às atividades de ensino, participa de fóruns e debates e realiza suas avaliações.

Os cursos conferem Certificado com validade nacional emitido pela própria ESAB a seus concluintes.

* Prazo apenas do estudo dos módulos. Após conclusão do curso, desde que o aluno não tenha nenhuma pendência na Instituição, o certificado será emitido e postado no endereço cadastrado em até 60 dias. O prazo de 60 dias para emissão do certificado será contado a partir do momento em que o aluno sanar suas pendências com a Instituição.

Conforme Resolução interna da ESAB, é possível o aproveitamento de disciplina, desde que seja de curso de pós-graduação já realizado na ESAB. Neste caso, poderão ser aproveitadas até 50% da estrutura curricular, desde que atendidos os critérios estabelecidos na resolução.

ESAB

Acesso ao Campus

Selecione o nível do seu curso

Logar na Graduação EAD





Logar na Pós-graduação EAD







Logar na Extensão EAD







TOP