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Única instituição brasileira autorizada e reconhecida pelo MEC para ofertar Bacharelado e Licenciatura em 3 anos

  • Todos os cursos são 100% on-line
  • Todas as atividades (inclusive provas) são 100% on-line
  • Plataforma própria SGEI® – Sistema de Gestão Educacional Integrado
  • Mais de 100 mil alunos já estudaram na ESAB
  • 100% do corpo docente são Mestres e Doutores
  • Polos educacionais em todos os estados e DF
  • Mais de 400 cursos de Graduação, Pós-graduação e Extensão
  • Biblioteca on-line com mais de 10 mil obras no acervo
  • 25 anos oferecendo o que há de mais moderno em educação on-line

ESAB tem uma proposta especial para alunos com dependência em cursos de graduação em Administração, Pedagogia ou Sistemas de Informação: OFERECE CONDIÇÕES PARA QUE O ALUNO NÃO ATRASE SUA FORMATURA.

A Instituição oferta disciplinas individuais e/ou independentes. Essas disciplinas permitem ao aluno cumprir dependências, de forma paralela à continuidade dos cursos de graduação em Administração, Pedagogia ou Sistemas de Informação já em andamento em outras instituições. Vale ressaltar que os nossos referidos cursos são todos reconhecidos pelo Ministério de Educação e Cultura – MEC, através das Portarias 439 e 348.

Para cursar a disciplina de dependência, o candidato deve verificar se a carga horária e a ementa da disciplina são compatíveis e preencher o formulário disponível neste link: https://esab.edu.br/graduacao-ead/dependencia-academica#formulario. A secretaria acadêmica em resposta ao formulário, informará a relação de documentos para matrícula e os valores referente(s) à disciplina(s).

O conteúdo de dependência é oferecido on-line, via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de propriedade da ESAB. No entanto, as atividades avaliativas obrigatórias ocorrem, de acordo com o calendário acadêmico, no polo mais próximo de sua escolha.

Ao finalizar o período letivo com aprovação, o discente deverá solicitar via requerimento e histórico oficial de conclusão da disciplina de graduação e o plano de ensino, para que possa pleitear e obter aproveitamento legal da dependência acadêmica em sua Instituição de origem.

A Dependência Acadêmica é ofertada pela ESAB ao concluinte do ensino médio, em consonância com o art. 50 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n° 9.394/1996), que prevê o oferecimento de disciplinas de cursos superiores, mediante a existência de vagas, a alunos não regulares, que comprovem capacidade de cursá-las por meio de aprovação em processo seletivo próprio.

Tendo a sua matrícula deferida, o aluno da Dependência Acadêmica terá o vínculo estabelecido com a ESAB por meio do componente curricular a ser cursado. Assim, serão aferidos ao aluno de Dependência Acadêmica os mesmos mecanismos de avaliação de desempenho discente aplicados aos alunos da graduação.

Os estudos concluídos com aprovação no componente curricular cursado pelo aluno de Dependência Acadêmica poderão ser utilizados por outras instituições de ensino para aproveitamento de estudos, de mesmo nível.

A ESAB oferece ainda flexibilidade na forma de pagamento, que pode ser efetuado através de:

• Boleto Bancário Eletrônico: Bradesco;
• Depósito Bancário Identificado: Bradesco;
• Cartão de Crédito: Visa e MasterCard.”

Administração

A leitura e a produção textual. A estrutura do texto acadêmico. Textualidade e argumentação na produção do texto acadêmico. Gêneros textuais da esfera acadêmica: definição, finalidade e formatação.

Elementos da Contabilidade: definições, aplicação, campo de atuação da Contabilidade, função da Contabilidade, exigências legais e finalidade. Patrimônio. Balanço patrimonial, grupo de contas do balanço patrimonial. Demonstração do resultado do exercício. Noções de débito e crédito. Demonstração das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa, demonstração do valor adicionado e noções da situação financeira e econômica por meio das demonstrações contábeis.

 

Introdução ao curso de Administração: currículo, mercado de trabalho, conceitos de Administração. O papel do administrador na sociedade atual: formação e legislação profissional. Funções gerenciais: planejamento, organização, direção, coordenação e controle. Áreas de atuação da Administração: geral, produção e sistemas, marketing, finanças e recursos humanos. Introdução ao estudo da teoria administrativa e a importância do seu estudo. A evolução histórica do pensamento administrativo.

Números reais (operações, representações e intervalos). Álgebra (uso de equações e inequações na resolução de problemas). Funções (linear, quadrática, inversa, composta, exponencial, logarítmica) e suas aplicações (problemas de demanda e oferta de mercado, receita, custo e lucro). Cálculo diferencial no dia a dia de um gestor (limites e derivadas) e suas aplicações.

Tipos de conhecimento e ciência. A ciência moderna e o contexto sociocultural.
Tipos de Trabalhos Científicos. Metodologia de Pesquisa. Relatório de Pesquisa. Normatização de Trabalhos Científicos.

Metodologia de estudos no ensino superior. O estudo na EAD. Características comuns no ensino presencial e em Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Tipos de Trabalhos Acadêmicos. Orientações à leitura e à escrita. Pesquisa bibliográfica e Normatização de Trabalhos.

Psicologia Organizacional. Personalidade. Percepção. Frustração. Conflito psicológico. Aprendizagem. Dinâmica de grupos. Mudanças organizacionais.
Autoridade e poder. Motivação humana. Chefia e liderança. Seleção, adaptação e readaptação de pessoal.

Sistema social e sua hierarquia. Divisão do trabalho e industrialização. Estratificação social e distribuição de renda. Tipologia das organizações. Organizações modernas. O modelo burocrático e suas disfunções. Marx, Weber, Durkeim, Merton e Parsons. Antropologia cultural. Cultura, subculturas e contra cultura nas organizações. Ritos, rituais, heróis, símbolos, mitos e tabus. Microsociologia organizacional.

Contabilidade gerencial. Estrutura das demonstrações econômicas e financeiras. Preparação e consolidação das demonstrações. Análise vertical e horizontal. Saldo de tesouraria. Efeito tesoura. Análise e controle financeiro. Liquidez. Rentabilidade.

Conceitos econômicos: os agentes econômicos, os fatores de produção, o problema da escassez. Tipos de sistemas econômicos. Noções de Microeconomia: oferta, demanda, elasticidade, preço, estruturas de mercado, análise da competitividade e regulamentação governamental. Macroeconomia: Políticas Macroeconômicas, indicadores econômicos, moeda e inflação. Conjuntura Econômica.

Fundamentos filosóficos. Conhecimento, Filosofia e Ciência. Tendências atuais. A política. A moral. Perspectivas filosóficas das doutrinas éticas. Ética nos negócios.

Conceitos básicos. Capitalização simples e composta. Desconto simples e composto. Inflação e deflação. Séries de pagamento. Sistemas de amortização. Operações no mercado financeiro.

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A abordagem Clássica e Científica da Administração. Escola de Relações Humanas. Teoria da Burocracia. Abordagem Neoclássica da administração. Abordagem Comportamental. Teoria Sistêmica. Administração por Objetivos. Administração: estado atual e perspectivas futuras.

Temáticas introdutórias a custos industriais, teoricamente e com a aplicação de estudos de caso e pesquisas, segundo a visão generalista. Classificação de custos. Cálculo do custo do produto com base nos conceitos e métodos de apuração dos custos do material direto, da mão de obra direta e dos custos diretos e indiretos de fabricação. Análise da margem de contribuição e do custo-volume-lucro. Ponto de equilíbrio contábil, econômico e financeiro.

Evolução e conceitos. Gerenciamento de recursos materiais e patrimoniais: tecnologia, produtos, processos, informações e tendências. Aquisição: gestão de compras. Manutenção de ativos imobilizados. Tombamento e informatização.

Introdução aos conceitos da Administração Financeira. Os relatórios contábeis e a Administração Financeira e Orçamentária. Estudo dos índices financeiros. O capital de giro. Pontos de equilíbrio: contábil, financeiro e econômico. Relacionamento entre estoques e finanças. Orçamento e fluxo de caixa.

A formação econômica do Brasil e a moderna economia brasileira. A intervenção do Estado na economia e a nova forma de inserção da economia brasileira nos anos 1990. Plano Real. Conjuntura econômica.

Noções Introdutórias. Relação de emprego. Trabalho autônomo e trabalho subordinado. Relações individuais no trabalho. Conteúdo imperativo mínimo da relação de emprego. Direito ao salário. Direito ao repouso e ao lazer. Direito ao emprego. Questões elementares de Segurança e Medicina do Trabalho. Justiça do Trabalho: provocação e funcionamento. Direito judiciário do trabalho: teoria e prática. Direito objetivo do trabalho e suas inovações mais recentes. As ações trabalhistas: o conceito de ação; os elementos da ação trabalhista; as características da ação trabalhista.

Conceitos centrais. Marketing como filosofia empresarial. Gerência de marketing. O ambiente e os sistemas de marketing. Mercados. Segmentação de mercado. Negociações. Mix de marketing. Comportamento do consumidor.

Problemática ambiental, gestão ambiental e desenvolvimento sustentável. Estratégias, seus modelos e organização voltados para o Meio Ambiente e sociedade. Normas Série ISO 14000. Temas relevantes sobre tendências tecnológicas e ambienta

As pessoas, os grupos e as organizações. Fundamentos do comportamento individual e grupal: percepção, diversidade, personalidade, motivação, emoção, liderança e comunicação, grupos/equipes e administração de conflitos, cultura e mudança organizacional.

O que é Administração da Produção e Operações. Relações entre custo, volume e lucro. Introdução à produção por demanda. Modelagem matemática para previsão de demanda. Desenvolvimento de processos de produção – Arranjo Físico. A decisão entre manufaturar ou não. Localização de instalações. Planejamento agregado da produção. Programação e controle da produção. MRP. Planejamento e controle just in time. Produtividade. Administração da qualidade total. Introdução à gestão de projetos. Estratégia na produção.

Histórias do Mercado de Capitais. Risco e Retornos. Carteira de Ativos. Diversificação de Carteiras. Eficiência de Mercado. Custo de Capital. Custo Médio Ponderado de Capital. Variabilidade dos Retornos. Beta. Alavancagem Financeira.

Business Process Management (BPM): Gerenciamento de Processos de Negócio. Conceitos e utilização. Tecnologia da Informação e a visão de gestão de negócios. Estruturas organizacionais e metodologia de mapeamento. Estudo dos processos: modelagem, simulação, execução, controle e otimização.

Conceito de Direito. Fontes. Princípios gerais de Direito. Direito societário. Direito individual do trabalho. Características de empregador e empregado. Contrato de trabalho. Direito tributário: tributos e suas espécies. Obrigação tributária, crédito tributário e lançamento tributário.

Origens do Governo e da Administração Pública no Brasil. A organização dos poderes. Estado e Governo. Fundamentos, princípios e função do setor público. Estrutura e funcionamento. O Estado como prestador de serviços. A gerência no serviço público. A Reforma do Estado.

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Decisões de produto, preço, distribuição e comunicação. Controle de marketing. Pesquisa de marketing. Sistema de informação em marketing. Planejamento estratégico em marketing. Vendas: planejamento e gestão. Marketing de relacionamento.

Decisões Operacionais: planejamento da produção, sistemas de estoques, MRP e ERP, planejamento e controle do chão de fábrica e operações de serviços, manufatura just-in-time, administração da cadeia de suprimentos. Decisões de Controle: produtividade; gestão da qualidade.

Empreendedorismo. Desenvolvimento de atitudes, capacidades e habilidades. A inovação tecnológica e os diferenciais competitivos das pequenas e médias empresas. Processo de criação e gerenciamento de novos negócios. Plano de negócios.

Planejamento de recursos humanos. Recrutamento e seleção. Treinamento e desenvolvimento. Análise do trabalho e descrição de cargos. Avaliação de cargos. Política salarial. Pesquisa e estruturas salariais. Planejamento e desenvolvimento de carreiras. Remuneração variável e por competências. Administração de benefícios. Avaliação de desempenho. Banco de dados e auditoria em recursos humanos.

A atividade de consultoria organizacional: conceitos, tendências, tipos de consultoria, ética em consultoria e consultoria interna. Cultura organizacional e as atividades de consultoria. A resistência às mudanças e a atividades de consultoria. O consultor: estilo, carreiras e habilidades. Contratação de serviços de consultoria. Projeto de consultoria: plano de ação, metodologia, relatório de atividades e encerramento do projeto.

Aspectos gerais de projetos, suas características, abordagem do ciclo de vida dos projetos; Etapas de um projeto: Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicação, Riscos, Aquisições e Integração; Apresentar ferramentas de planejamento e controle dos projetos, segundo as boas práticas do PMBOK.

Histórico da Qualidade. Controle da Qualidade Total (TQC). Qualidade de Projeto, Produto e Processo. Processo de Melhoria Contínua. Gerenciamento pelas Diretrizes e Gestão pela Qualidade.

Origem histórica da logística. Evolução e inserção da logística no mundo empresarial. Cadeia de suprimento. Recursos logísticos. Posicionamentos logísticos. Gerenciamento da logística empresarial.

Conceitos de dado, informação, conhecimento e decisão. A origem e o conceito da Teoria Geral de Sistemas. Sistemas (conceitos, objetivos e componentes de sistemas de informação, classificações de sistemas e Sistemas de Informação, elementos, ambiente, sistema empresa). Sistemas Transacionais. Sistemas de Apoio à Decisão. Sistemas de Informação Gerencial. Sistemas de Suporte Executivo. Sistemas Especialistas. Desenvolvimento de Sistemas. Ciclo de Vida de Sistemas.

Pedagogia

A leitura e a produção textual. A estrutura do texto. Textualidade e argumentação na produção do texto. Linguagem. Gêneros textuais: tipos de textos. Estrutura de texto. Aspectos gramaticais

Objeto da Sociologia na perspectiva clássica: Comte, Durkheim, Marx e Weber. Sociedade de classes: funcionalismo e perspectiva dialética. Educação como objeto de reflexão sociológica. A escola no contexto capitalista: exclusão, privilégios. Civilização e cultura. Conceitos básicos de Antropologia: identidade, alteridade, pluralidade e etnia. Cultura e sociedade. Educação como prática social. Bases socioantropológicas para a compreensão do fenômeno pedagógico. A escolarização e o pluralismo cultural.

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A questão do conhecimento ao longo da história do pensamento ocidental. A filosofia: suas relações com os aspectos políticos, econômicos, sociais e educacionais. Questões epistemológicas nas diferentes correntes filosóficas. A Filosofia da Educação. A influência da Filosofia na teoria e prática da Educação brasileira. Pressupostos da abordagem histórico-crítica da educação brasileira.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: processos cognitivos e metodologias implícitas na proposta oficial. Eixos de trabalho orientados para as diferentes linguagens das crianças e para as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento. Prática pedagógica do professor na seleção de conteúdos, material didático, metodologias e sistema de avaliação. Abordagem e elaboração de um currículo transversal em Educação Infantil.

Educação, um objeto de estudo. As sociedades tribais e o ensino não formal. Fundamentos da educação da Antiguidade Oriental, Grega e Romana. A Idade Média e a educação para a fé. A razão nos processos educacionais: Renascença e Idade Moderna. Ensino na Metrópole e na Colônia: Portugal e Brasil. Independência e Brasil Império. Pensamentos e ações educacionais nos séculos XIX e XX: capitalismo, socialismo e democracia. O Brasil na rota das novas ideias pedagógicas: Escola Nova. Reformas educacionais impostas e votadas: República Velha, Estado Novo, Populismo, Ditadura Militar e Nova República. Pensamento pedagógico brasileiro e internacional no século XX.

Metodologia de estudos no Ensino Superior. O estudo na EaD. Características comuns no ensino presencial e em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Tipos de trabalhos acadêmicos. Orientações à leitura e à escrita. Pesquisa bibliográfica e normatização de trabalhos.

A disciplina visa oportunizar a compreensão dos fundamentos e dinâmica do processo de ensino e aprendizagem a partir das principais abordagens teóricas da Psicologia, acentuando a importância desta disciplina no curso de formação de educadores. Para tanto, inicia-se com uma introdução ao estudo da Psicologia de forma a permitir ao egresso conhecimento de conceitos básicos de Psicologia, fundamentais para o estudo e atuação do profissional da área de Educação escolar, refletindo sobre a natureza humana nas suas dimensões biopsicossocial.

Reflexão histórico-filosófica e social acerca da Alfabetização. O desenvolvimento da linguagem integrado ao contexto social. Representação simbólica e a grafia no desenvolvimento da criança. A linguagem escrita – Referencial Curricular Nacional para educação infantil e os Parâmetros curriculares para as séries iniciais. O processo de Alfabetização face às teorias de desenvolvimento e aprendizagem. As novas propostas didáticas para alfabetização- bases da psicologia, linguística, sociolinguística e psicolinguística. Articulação teoria e prática no processo de alfabetização. Concepção de letramento: escrita como processo dos aspectos sócio históricos da aquisição de uma sociedade.

As fases do desenvolvimento biológico nas diferentes etapas da vida e suas implicações no processo de aprendizagem. Distúrbios do crescimento e do desenvolvimento e interferências na vida escolar. Sexualidade. Ecologia: educação ambiental e qualidade de vida. Integração homem e meio ambiente: valorização dos recursos regionais. Nutrição. Saúde do escolar e saúde do profissional da educação.

Contribuição da psicologia à educação. Introdução aos movimentos e escolas da psicologia: behaviorismo, construtivismo, sociointeracionismo. Paradigmas e teorias do desenvolvimento humano. Estudo da epistemologia genética: raízes epistemológicas e históricas, a relação sujeito e objeto do conhecimento, assimilação, acomodação e processo de equilibração. Características gerais dos principais períodos do desenvolvimento: da primeira infância à idade adulta. Desenvolvimento na infância e adolescência e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem. Teorias da aprendizagem humana.

Estudo das diferentes concepções epistemológicas e psicológicas que envolvem a área da matemática na Educação Infantil. Identificação dos processos psicológicos (cognitivos) subjacentes ao desenvolvimento da estrutura numérica (conceito do número) e das estruturas lógicas de classificação e seriação. Agrupamentos nas diferentes bases (não decimal). Diferentes sistemas de notação das crianças: a representação gráfica e numérica. Noções espaciais e topológicas na criança. Solução de Problemas na Educação Infantil. A influência das diferentes concepções na prática pedagógica do professor na seleção de conteúdos, material didático, metodologias e sistemas de avaliação da matemática na Educação Infantil.

A língua como instrumento de comunicação de expressão oral e escrita. Norma culta, variação linguística e preconceito linguístico. Aspectos gramaticais funcionais. Tipologia textual. Estrutura do texto. As relações entre as diferentes partes do texto. Fatores de textualidade. A relação entre os conteúdos do texto com as informações contextuais e contextuais. O texto e a informática: mudanças, novidades e demandas.

Tipos de conhecimento e ciência. A ciência moderna e o contexto sócio – cultural. Tipos de Trabalhos Científicos. Metodologia de Pesquisa. Relatório de Pesquisa. Normatização de Trabalhos Científicos.

Estágio Supervisionado: Pedagogo na Educação Infantil. Pesquisa: formação e atuação. Cotidiano da Educação Infantil. Organização e funcionamento escolar. Pesquisa: Diagnóstico. Planejamento: Plano de aula. Diário de Campo. Gestão Escolar na Educação Infantil. Prática na Educação Infantil e Estágio Supervisionado. Relatório.

Conceito de política educacional. A globalização da economia, a reestruturação produtiva e os novos desafios para a gestão e políticas educacionais. A gestão descentralizada e as formas de intervenção do Estado na educação. Política educacional: relação entre Estado e Sociedade Civil. A gestão, o controle e o financiamento da política educacional brasileira. As políticas e a legislação educacional brasileira no Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Projeto Político Pedagógico. Legislação educacional referente aos processos relacionados à administração dos Sistemas de Ensino, gestão e recursos humanos no Estado de São Paulo e no Brasil. Os princípios da educação brasileira presentes na Constituição Federal e na LDB. O direito à educação obrigatória. A educação básica: níveis e modalidades. Modalidades Especiais de Ensino e Educação. Financiamento Educacional: do FUNDEF ao FUNDEB.

A construção da linguagem e do pensamento. A linguagem oral e escrita como manifestação social e cultural. Análise de fatores psicossociolinguísticos que interferem no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Formação do produtor de texto nas séries iniciais, observando aspectos das regras ortográficas.

As ciências naturais nas séries iniciais. Fundamentos de Física: movimento dos corpos, óptica, termologia acústica, eletromagnetismo. Fundamentos de química: substância, mudanças de estado físico, teoria atômico – molecular, combustão e combustível, conservação de alimentos, processos industriais. Ciências da vida: animais, vegetais, nutrição e saúde, educação ambiental. Fundamentos de geociências. A terra e seus ambientes. O ensino de ciências nas séries iniciais. O método científico em ciências naturais: aplicação no ensino fundamental e educação infantil. Proposta metodológica construtiva para o ensino de ciências nas séries iniciais. O professor – pesquisador: o que, quando e como pesquisar. A histórica da ciência como eixo disciplinar. Educação científica e interdisciplinaridade. Inovação metodológica.

Dimensões históricas, filosóficas, sociológicas e políticas da Educação de Jovens e Adultos. Bases epistemológicas e sociais do conhecimento escolar. Paulo Freire e uma visão política da educação. Prática dialética dos saberes sociais na escola. Fundamentos da Andragogia.

O conhecimento e as mídias oral, escrita, visual e digital. O computador como ferramenta de construção do conhecimento. Histórico da informática na educação. Os tipos de ambientes educacionais com base no computador. As implicações pedagógicas e sociais do uso da informática na educação. Informática na educação especial, na educação a distância e no aprendizado cooperativo.
Suporte teórico para subsidiar as discussões sobre o ingresso do computador na Educação Infantil; diferentes maneiras de utilização; avaliação crítica de ambientes específicos; atualização e capacitação dos profissionais da Educação Infantil para a percepção crítica do uso do computador no processo educacional.

Processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e escrita. O ensino da linguagem centrado na oralidade, escrita e leitura na dimensão da análise linguística. Tipos de expressão: constituição das diferentes linguagens. Concepções e relações pedagógicas no processo de ensino da língua. Desenho como agente de interlocução da criança na sociedade e na escola.

Literatura e cultura. Importância social da literatura. O que é literatura Infantil. Literatura infantil em voga. Literatura nos primeiros anos. Livros e autores. Formação de crianças leitoras. A leitura na escola e a literatura infantil.

A importância do trabalho docente na Educação infantil. Organização das ações docentes na Educação Infantil. Currículo na Educação Infantil: 0 a 3 anos. Currículo na Educação Infantil: 4 a 5 anos. Estágio Supervisionado na Educação Infantil: intervenção. Inter, multi e transdisciplinaridade. Alfabetização na Educação Infantil. Planejamento de Projetos. Avaliação de Projetos. Educação Especial. Educação Inclusiva. Gestão na Educação Infantil. Prática e Estágio Supervisionado. Plano de aula: aplicação. Portfólio para o Estágio Supervisionado na Educação Infantil.

Concepções de Planejamento com a utilização de recursos didáticos. A análise dos recursos didáticos na Educação Infantil. A utilização da percepção e a aplicação dos diferentes recursos didáticos. Estudo dos estilos cognitivos do público-alvo (Educação Infantil ou ensino Fundamental). Heurísticas sobre os estilos cognitivos de aprendizagem x material instrucional. A aplicação dos Estilos cognitivos: analógico-analíticos; dedutivo avaliativo; relacional sintético, concreto genérico. A escolha do livro didático. A tecnologia como recurso didático.

Esta disciplina abrange os seguintes aspectos concernentes ao Ensino Fundamental brasileiro: A construção social do conceito de Arte. Principais movimentos expressivos da história da Arte mundial. Principais artistas brasileiros. A História da Arte e a educação: relações e contribuições ao processo de formação. As linguagens da Arte no espaço escolar: expressão, comunicação humana e produto cultural. A manifestação artística na criança de 0 a 6 anos. A Arte na educação do Brasil: concepções e implicações metodológicas. O ensino da Arte e as propostas curriculares oficiais. Critérios, seleção e organização de conteúdos de Arte. Os aspectos da criatividade.

A importância do corpo na formação física e psicossocial da criança na escola. A educação pelo movimento considerando a teoria do jogo, as brincadeiras lúdicas, o jogo como elemento cultural. Gênero: recreação, jogos, brinquedos e brincadeiras. Conhecimento do próprio corpo e consciência de suas possibilidades de movimento, a lateralidade e a estruturação espaço-temporal. A motricidade e suas implicações anátomo-fisiológicas e socioculturais no processo do desenvolvimento humano. Contribuições da psicomotricidade para a qualidade do processo educativo. Movimento, interatividade social, a inclusão e a diversidade. Implicações pedagógicas: elaboração de uma brinquedoteca.

Bases conceituais, filosóficas, históricas e sociais da Educação Especial e Educação Inclusiva. Políticas públicas da educação especial; a educação especial na perspectiva de Vigotski; desenvolvimento e aprendizagem da pessoa com deficiência; defectologia; deficiência intelectual; deficiência física; deficiência visual; surdez; superdotação e altas habilidades; transtornos globais do desenvolvimento; práticas e estratégias pedagógicas para favorecer a aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial em suas especificidades; currículo e adaptações curriculares; atendimento educacional especializado; avaliação e diagnóstico; formação de professores da educação especial; família da criança com deficiência.

A importância do trabalho docente na Educação infantil. Organização das ações docentes na Educação Infantil. Currículo na Educação Infantil: 0 a 3 anos. Currículo na Educação Infantil: 4 a 5 anos. Estágio Supervisionado na Educação Infantil: intervenção. Inter, multi e transdisciplinaridade. Alfabetização na Educação Infantil. Planejamento de Projetos. Avaliação de Projetos. Educação Especial. Educação Inclusiva. Gestão na Educação Infantil. Prática e Estágio Supervisionado. Plano de aula: aplicação. Portfólio para o Estágio Supervisionado na Educação Infantil.

Função da escola pública e dos professores na sociedade contemporânea. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Sistema de Organização da escola e do trabalho dos professores. Novos paradigmas da gestão da educação e sugestões para sua prática administrativa e pedagógica. Projeto político-pedagógico: planejamento, currículo e avaliação. Gestão: relações políticas e comunitárias.

Fundamentos da educação de surdos no Brasil e no mundo. Políticas Públicas de educação de surdos: Legislação e decreto Educação bilíngue para surdos. Perspectivas metodológicas da educação de surdos. Profissionais da Educação de surdos. Noções básicas de Libras. Metodologia e recursos didáticos no ensino escolar.

Esta disciplina abrange os seguintes aspectos concernentes ao Ensino Fundamental brasileiro: Ensino Fundamental: definição e especificidade do trabalho. Organização do trabalho no Ensino Fundamental. Currículo. Profissionais que atuam no Ensino Fundamental. Educação Especial e Educação Inclusiva. Pesquisa e estágio supervisionado: Diagnóstico. Leitura e escrita para o estágio supervisionado. Planejamento: plano de unidade de ensino. Interdisciplinaridade e Transversalidade. Gestão escolar. Prática e estágio supervisionado no ensino fundamental. Relatório de estágio.

Conceituação e evolução histórica da Psicomotricidade e seus diferentes campos de atuação. Bases neurológicas da psicomotricidade. Estágios do desenvolvimento e sua relação com o desenvolvimento psicomotor. Os sintomas. O diagnóstico. Técnicas de reeducação e terapia. A psicomotricidade e os problemas escolares. Dificuldades e distúrbios de aprendizagem. Estrutura psicomotora. Psicomotricidade e a prática. Jogos e brinquedos cantados. Os circuitos perceptomotores.

Abordagem da alfabetização envolvendo a leitura e escrita como processo que se constrói na interação com o outro, em ambiente familiar, de trabalho e na comunidade. Considerações sobre a aprendizagem do adulto bem como a construção da linguagem e do pensamento. A linguagem oral e escrita como manifestação social e cultural. Análise de fatores psicossocial-linguísticos
que interferem no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Formação do produtor de texto nas séries iniciais, observando aspectos das regras ortográficas.

Concepções de avaliações. Princípios ou pressupostos, funções, características e modalidades da avaliação. A avaliação da escola, da proposta pedagógica, do professor e do processo de ensino e de aprendizagem. Relações essenciais entre conteúdos, procedimentos de ensino e avaliação. Propostas alternativas de avaliação do processo ensino e de aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental. Avaliação e mecanismos intraescolares: recuperação, reprovação, repetência e evasão.

Fundamentos do currículo. Conceito de currículo. Projetos curriculares para a educação infantil. Organização curricular por projetos de trabalho. Planejamento de adaptações curriculares para crianças com NEE. Planejamento e organização da instituição creche. Avaliação formativa.

Aborda fatores e situações que ocasionam dificuldades e problemas que podem interferir no processo de aprendizagem. Significados do aprender e do não aprender. Estudo dos problemas de aprendizagem na perspectiva das peculiaridades qualitativas que aparecem nas estruturas orgânicas, psicológico (ou da personalidade) da pessoa. A influência das estruturas e sistemas sociais na construção das dificuldades na aprendizagem.

Procedimentos metodológicos para o ensino de História e Geografia no Ensino Fundamental e Educação Infantil. O Conceito de Região. A produção das desigualdades sócio espaciais. Teorias da Regionalização. O domínio sobre a construção do conceito de região e sua vinculação com a história do pensamento geográfico. A aplicabilidade do conceito de região na compreensão dos processos espaciais. Analisar historicamente a regionalização do Brasil e seus valores. Os valores e as expressões regionais e o ensino na educação infantil e ensino fundamental. Cidadania, cultura, identidade e história. Experiências e instrumentos que favoreçam a interpretação da realidade que o aluno está inserido. Educação e formação humana e a ética, cultura e educação. Direitos humanos e a expectativa da sociedade. Cidadania: o meio ambiente, a saúde e a educação.

Fundamentos da Educação inclusiva. História e fundamentos da educação de cegos. Breve histórico do Sistema Braile. Introdução ao Código Braille na grafia. Aspectos metodológicos relativos à educação de cegos. Deficiência intelectual: concepções e práticas pedagógicas. Processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. Recursos didáticos para deficientes visuais.

Elaboração do projeto de pesquisa para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Normatização de acordo com a ABNT. Produção de problema de pesquisa, objetivo, metodologia. Utilização do manual de TCC para a produção do projeto de pesquisa.

Identificar junto aos alunos projetos em andamento nas escolas públicas ou privadas, em clínicas de intervenção psicopedagógica práticas que estejam vinculadas ao trabalho com temas do cotidiano / Temas Transversais e suas conexões com os conteúdos tratados na escola. Aborda temas importantes aos dias atuais para leitura crítica do professor: fome, miséria no 3° mundo, violência, meio ambiente, orientação sexual entre outros.

Esta disciplina abrange os seguintes aspectos concernentes aos Currículos e Programas no Ensino Fundamental I: Concepção de currículo: evolução histórica. Discussão de questões atuais: currículo e conhecimento; currículo e ideologia; currículo, reprodução e resistência. Análise das diretrizes curriculares nacionais. Propostas curriculares e regimentos das escolas brasileiras: a teoria e a prática. A educação no ensino fundamental. Currículo e projeto social dentro da atual sociedade. Atenção e diversidade no interesse dos alunos e nos benefícios sociais. O PNE e a implantação progressiva do Ensino Fundamental de nove anos, com a inclusão das crianças de seis anos.

Legitimação das desigualdades sociais e suas influências na escola: sexo, racismo, violência e agressividade. Poder, autoridade e controle. Consenso e conflito na escola. Grupos sociais e relações interpessoais. Pluralismo e diversidade entre as pessoas: interesses individuais, convivência em grupos e construção coletiva. A diversidade étnica e cultural nas práticas pedagógicas. Canais e instrumentos de participação na escola. Relações de conflitos na escola e na sociedade: possíveis causas, consequências e possibilidade de intervenção.

Estudo dos fundamentos éticos do agir humano na educação. Investigação das relações entre valores e educação. Debate dos pressupostos éticos da formação humana e da sociedade. Ética na atuação profissional e na produção do conhecimento. Discussão das questões éticas contemporâneas. Ética cidadã. Ética profissional. Exemplos e alternativas metodológicas na produção do conhecimento. Direito da criança e do adolescente. A Educação a ética e o relacionamento.

Esta disciplina abrange os seguintes aspectos concernentes à História da Cultura Afro-brasileira: As matrizes africanas da cultura afro-brasileira. O conceito de Afro-Brasileiro. Trabalho, cultura e resistência negra no Brasil. Cultura africana, sincretismo e miscigenação. Brasil/África e a formação do Atlântico Negro. O significado da África na formação do Brasil. As Relações Brasil-África ao longo do Século XIX.

Aprofundar a discussão sobre as múltiplas determinações históricas, econômicas, políticas e sociais que perpassam a organização do Projeto Político-Pedagógico e da Avaliação do processo educativo, compreendendo a dinâmica dos problemas e desafios que surgem na relação entre o sujeito individual e o coletivo, identificando as possibilidades e contribuições para a construção do sujeito coletivo. A responsabilidade da educação fundamental para a construção do caráter e da cidadania. A introdução, o diagnóstico, e os fundamentos filosóficos, sociais e pedagógicos.

Sistemas de Informação

Conceitos básicos de administração, Bases conceituais e filosóficas da área de Sistemas de Informação. Os conceitos, objetivos, funções e componentes dos sistemas de informação. As dimensões: tecnológica, organizacional e humana dos sistemas de informação. Os tipos de sistemas de informação.

História da Computação. Componentes de hardware e software. Uso versus funcionamento interno de computadores. Organização de computadores. Teoria da Computação. Linguagem de computador. Sistemas operacionais. Redes de computadores. Sistemas distribuídos. Engenharia de software. Matemática na computação. Tecnologias da informação: banco de dados, computação gráfica, segurança, inteligência artificial. Computação e ética.

Álgebra booleana. Proposições. Operações lógicas sobre proposições. Construção de tabelas-verdade. Tautologia, contradições e contingências. Implicação lógica. Álgebra das proposições. Método dedutivo. Argumentos, regras de inferência. Validade mediante regras de inferência. Cálculo de predicados.

Noções de lógica. Números Inteiros, Racionais e Irracionais. Números complexos. Operações com expressões algébricas; equações, inequações e funções do 1 o e 2 o graus; Aplicação de funções à área econômica. Razão, proporção e porcentagem.

Metodologia de estudos no ensino superior. O estudo na EAD. Características comuns no ensino presencial e em Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Tipos de Trabalhos Acadêmicos. Orientações à leitura e à escrita. Pesquisa bibliográfica e Normatização de Trabalhos.

Estudo da construção de algoritmos. Tipo de dados, variáveis, comandos de atribuição, expressões, comandos de entrada/saída, estruturas de seleção (se… então… senão), escolha, estruturas de repetição (para… faça, enquanto… faça, repita… até). Manipulação de literais.

A abordagem clássica e científica da Administração. Escola de relações humanas. Teoria da burocracia. Abordagem neoclássica da Administração. Abordagem comportamental. Teoria sistêmica. Administração por objetivos. Administração: estado atual e perspectivas futuras.

Definindo o site: concepção, planejamento, arquitetura da informação, desenvolvimento e implantação. Construção do site: design gráfico (criação do layout web), usabilidade e multimídia.
Uso da linguagem HTML para a descrição da estrutura de uma página de hipertexto, uso de folha de estilo (CSS), recursos avançados do HTML: frames, imagens mapeadas e recursos de estilo, layout com tabelas, estilos com HTML. Ferramentas de desenvolvimento de sites.

A leitura e a produção textual. A estrutura do texto. Textualidade e argumentação na produção do texto. Linguagem. Gêneros textuais: tipos de textos. Estrutura de texto. Aspectos gramaticais.

Tendências tecnológicas e noções de desempenho de computadores. Noções de organização interna de computadores: processador, memória e subsistema de entrada/saída. Organização do processador: unidades de processamento e de controle. Instruções de máquina e modos de endereçamento. Hierarquia e gerenciamento de memória. Mecanismos de aceleração: pipeline e memória cache. Arquiteturas CISC e RISC. Arquiteturas avançadas.

As pessoas, os grupos e as organizações. Fundamentos do comportamento individual e grupal: percepção, diversidade, personalidade, motivação, emoção, liderança e comunicação. Grupos/equipes e administração de conflitos. Cultura e mudança organizacional.

O papel estratégico e o valor da informação. Tipologias dos sistemas de informação. Fatores críticos de sucesso de SI. Planejamento, implementação e avaliação de estratégias na área de sistemas de informação. O alinhamento estratégico entre tecnologia da informação e negócios. Gerenciamento de recursos da informação. Medidas de ganho de produtividade em SI. Arquitetura de informação. Terceirização da informática.

Introdução de conhecimentos: conceitos básicos, capitalização simples e composta, desconto, planos de financiamento, sistema de amortização, operações no mercado financeiro, inflação e deflação, através de exercícios instrumentais para subsidiar as disciplinas de formação profissional.

Estudo da construção de algoritmos: vetores, matrizes, sub-rotinas, funções e procedimentos, variáveis locais e globais, passagem de parâmetros, tipos heterogêneos, arquivos-texto e arquivos binários.

Business Process Management (BPM): Gerenciamento de Processos de Negócio. Conceitos e utilização. Tecnologia da Informação e a visão de gestão de negócios. Estruturas organizacionais e metodologia de mapeamento. Estudo dos processos: modelagem, simulação, execução, controle e otimização.

Conceitos básicos e apontadores. Representação de estruturas simples e encadeadas (listas lineares, pilhas, filas, árvores). Procedimentos e funções de acesso, remoção e inserção de nós nas estruturas. Métodos de classificação e ordenação de dados. Pesquisa de dados.

Histórico e evolução dos sistemas operacionais, princípios e características dos sistemas operacionais, estrutura de um sistema operacional. Gerenciamento de processos e threads. Gerenciamento de memória: memória virtual, paginação, segmentação e swap. Princípios de entrada/saída. Sistema de arquivos. Aspectos de confiabilidade, segurança e desempenho.

Desenvolvimento de negócios na internet. Dinâmica da Web 2.0. Estratégia de e-business, e-commerce e e-marketing. Portal corporativo e inteligência competitiva como produto da análise de informações e dados coletados para futura tomada de decisões. A implantação e o gerenciamento de atividades de inteligência competitiva. A gestão do conhecimento.

A evolução da função da TI nos negócios. Estrutura da Governança de TI. A necessidade de controles para a Governança em TI. Relacionamento entre a Governança Corporativa e a Governança de TI, de forma a permitir o entendimento da dependência das relações estratégicas existentes entre ambas as práticas. Planejamento e organização dos recursos de TI. Aquisição e implementação de recursos de TI. Entrega e suporte de soluções em TI. Ferramentas e modelos de melhores práticas para Governança em TI.

Introdução aos conceitos fundamentais da interação entre o usuário e o computador. Definição de usabilidade. Gerações de interfaces e de dispositivos de interação – a evolução dos tipos de interface para interação usuário-computador. Aspectos humanos. Aspectos tecnológicos. Métodos e técnicas de design. Ciclo de vida da engenharia de usabilidade. Heurísticas para usabilidade. Ferramentas de suporte. Métodos para avaliação da usabilidade. Padrões para interfaces. Interação do usuário com sistemas hipermídia. Desenvolvimento prático em avaliação e construção de interfaces.

Introdução à programação para web utilizando a linguagem PHP (Personal Home Page). Arquitetura de aplicações para internet. JavaScript para a criação de websites dinâmicos e interativos. Programação com execução na máquinacliente e na máquina-servidor, bem como vantagens, desvantagens e limitações. Definição e implementação das funcionalidades: verificação de formulários, gerenciamento de cookies, seções, upload de arquivos e segurança.

Conceito de Redes de Computadores. Princípios dos modelos das redes de computadores: PAN, LAN, CAN, MAN e WAN. Camadas OSI e TCP/IP. Serviços e tarefas ofertados nas camadas. Tecnologias de enlace de dados. Roteamento. Redes de comutação de circuito e de pacotes e dispositivos ativos (Hub, switch, switch de camadas 3 e 4 e router).

História da computação e da tecnologia subjacente. Aplicações do computador: educação, medicina, etc. Previsões de evolução dos computadores. O mercado de trabalho dos egressos. Política nacional de informática: história e atualidade. O cientista da computação como profissional. Ética profissional. Doenças profissionais. Questões legais: segurança, privacidade, direitos de propriedade. Os impactos das novas tecnologias no comportamento do indivíduo e da sociedade. Questões éticas e sociais relacionadas ao uso e projeto de Sistemas de Informação. Cibernética: a ética no mundo digital.

Noções de legislação trabalhista, comercial e fiscal. Direitos autorais. Ética e Manipulação de Dados Eletrônicos. Proteção à Propriedade Intelectual. Lei de software. Dos crimes na informática.

Conceituação de Engenharia de Software. Caracterização e análise dos métodos para especificação de sistemas computacionais. Caracterização e comparação de modelos para especificação de sistemas. Conceituação de gerenciamento de projetos. Estudo de viabilidade do desenvolvimento de sistemas. Conceituação e aplicação de métricas de software. Identificação das etapas de elaboração do projeto, de implementação e manutenção de software. Caracterização e análise das normas de qualidade de software. Caracterização e aplicação de ferramentas CASE.

Tipos de conhecimento e ciência. A ciência moderna e o contexto sociocultural. Tipos de Trabalhos Científicos. Metodologia de Pesquisa. Relatório de Pesquisa. Normatização de Trabalhos Científicos.

Programação orientada a objetos: objetos, classes, métodos, atributos, métodos e atributos estáticos, herança, polimorfismo, encapsulamento, tratamento de erros, iteração, interfaces gráficas, gerenciamentos de memória e controle de fluxo. Projeto, padrões, técnicas e implementação de software orientado a objetos aplicado à automação sequencial.

Evolução dos sistemas de cabeamento. O Conceito de Cabeamento Estruturado. Norma EIA/TIA 568. Os subsistemas que compõem o cabeamento estruturado. Características de cada subsistema. Infraestrutura e utilização. (eletroduto, eletrocalha, canaletas aparentes, piso elevado). Projeto de Redes. Projeto físico e projeto lógico.

Empreendedorismo. Desenvolvimento de atitudes, capacidades e habilidades. A inovação tecnológica e os diferenciais competitivos das pequenas e médias empresas. Processo de criação e gerenciamento de novos negócios. Plano de negócios.

Sistema Gerenciador de Banco de Dados. Modelos de dados, esquemas e instâncias. O processo de modelagem de dados. Modelagem Conceitual: diagramas entidade relacionamento. Modelagem Lógica: modelo de dados relacional e normalização. Modelagem Física: linguagem SQL. Indexação.

Processo de Desenvolvimento de Software. Especificação de Requisitos: Levantamento de requisitos, descrição e modelagem de Casos de Uso. Fundamentação de Análise Orientada a Objetos (Análise de Requisitos) – Utilização de UML na modelagem Orientada a Objetos.

O que é IA, História da IA, Subáreas da IA; Resolução de Problemas por meio de Busca; Representação do Conhecimento e Raciocínio; Sistemas de Produção e Sistemas Especialistas; Tópicos especiais: representação de conhecimento incerto, Aprendizagem de Computador: Redes Neurais. Agentes Inteligentes. Softwares e Linguagens de computação para IA Principais áreas de pesquisa em Inteligência Artificial.

Introdução. Modelos e forma-padrão de problemas de programação linear. Solução gráfica de um Problema de Programação Linear – PPL. Fundamento teórico do simplex. Dualidade. Análise de sensibilidade. Exemplos de aplicações de programação linear.

Conceitos preliminares. Noções de amostragem. Apresentação de dados. Medidas de tendência central e de dispersão. Probabilidade, variáveis aleatórias. Distribuição de probabilidades. Amostragem e estimativa de parâmetros.

Conceitos de dado, informação, conhecimento e decisão. A origem e o conceito da Teoria Geral de Sistemas. Sistemas (conceitos, objetivos e componentes de sistemas de informação, classificações de sistemas e Sistemas de Informação, elementos, ambiente, sistema empresa). Sistemas Transacionais. Sistemas de Apoio à Decisão. Sistemas de Informação Gerencial. Sistemas de Suporte Executivo. Sistemas Especialistas. Desenvolvimento de Sistemas. Ciclo de Vida de Sistemas.

Os conceitos e os tipos de ameaças, riscos e vulnerabilidades dos sistemas de informação. O conceito e os objetivos da segurança de informações. O planejamento, implementação e avaliação de políticas de segurança de informações. O conceito e os objetivos da auditoria de sistemas de informação.
Técnicas de auditoria em sistemas de informação. Softwares de auditoria. Estrutura da função de auditoria de sistemas de informação nas organizações.

Introdução à Computação Gráfica. Hardware: Tipos de equipamentos e tecnologia disponível. Algoritmos básicos. Aspectos Geométricos e Transformações: gráficos 2D e 3 D. Programação com pacotes gráficos padrões. Gerenciamento de eventos. Animação. Cores e Iluminação. Introdução aos sistemas multimídias. Tipos de Dados. Processamento, transmissão e armazenamento de mídia discreta e mídia contínua. Dados Multimídia – padrões, sincronização, aplicações.

Aspectos gerais de projetos, suas características, abordagem do ciclo de vida dos projetos; Etapas de um projeto: Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicação, Riscos, Aquisições e Integração; Apresentar ferramentas de planejamento e controle dos projetos, segundo as boas práticas do PMBOK.

Histórico da Qualidade. Controle da Qualidade Total (TQC). Qualidade de Projeto, Produto e Processo. Processo de Melhoria Contínua. Gerenciamento pelas Diretrizes e Gestão pela Qualidade.

Gestão de Recursos Humanos

A leitura e a produção textual. A estrutura do texto acadêmico. Textualidade e argumentação na produção do texto acadêmico. Gêneros textuais da esfera acadêmica: definição, finalidade e formatação.

Elementos da Contabilidade: definições, aplicação, campo de atuação da Contabilidade, função da Contabilidade, exigências legais e finalidade. Patrimônio. Balanço patrimonial, grupo de contas do balanço patrimonial. Demonstração do resultado do exercício. Noções de débito e crédito. Demonstração das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa, demonstração do valor adicionado e noções da situação financeira e econômica por meio das demonstrações contábeis.

Introdução ao curso de Administração: currículo, mercado de trabalho, conceitos de Administração. O papel do administrador na sociedade atual: formação e legislação profissional. Funções gerenciais: planejamento, organização, direção, coordenação e controle. Áreas de atuação da Administração: geral, produção e sistemas, marketing, finanças e recursos humanos. Introdução ao estudo da teoria administrativa e a importância do seu estudo. A evolução histórica do pensamento administrativo.

Números reais (operações, representações e intervalos). Álgebra (uso de equações e inequações na resolução de problemas). Funções (linear, quadrática, inversa, composta, exponencial, logarítmica) e suas aplicações (problemas de demanda e oferta de mercado, receita, custo e lucro). Cálculo diferencial no dia a dia de um gestor (limites e derivadas) e suas aplicações.

Tipos de conhecimento e ciência. A ciência moderna e o contexto sociocultural.
Tipos de Trabalhos Científicos. Metodologia de Pesquisa. Relatório de Pesquisa. Normatização de Trabalhos Científicos.

Metodologia de estudos no ensino superior. O estudo na EAD. Características comuns no ensino presencial e em Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Tipos de Trabalhos Acadêmicos. Orientações à leitura e à escrita. Pesquisa bibliográfica e Normatização de Trabalhos.

Psicologia Organizacional. Personalidade. Percepção. Frustração. Conflito psicológico. Aprendizagem. Dinâmica de grupos. Mudanças organizacionais.
Autoridade e poder. Motivação humana. Chefia e liderança. Seleção, adaptação e readaptação de pessoal.

Sistema social e sua hierarquia. Divisão do trabalho e industrialização. Estratificação social e distribuição de renda. Tipologia das organizações. Organizações modernas. O modelo burocrático e suas disfunções. Marx, Weber, Durkeim, Merton e Parsons. Antropologia cultural. Cultura, subculturas e contra cultura nas organizações. Ritos, rituais, heróis, símbolos, mitos e tabus. Microsociologia organizacional.

Contabilidade gerencial. Estrutura das demonstrações econômicas e financeiras. Preparação e consolidação das demonstrações. Análise vertical e horizontal. Saldo de tesouraria. Efeito tesoura. Análise e controle financeiro. Liquidez. Rentabilidade.

Conceitos econômicos: os agentes econômicos, os fatores de produção, o problema da escassez. Tipos de sistemas econômicos. Noções de Microeconomia: oferta, demanda, elasticidade, preço, estruturas de mercado, análise da competitividade e regulamentação governamental. Macroeconomia: Políticas Macroeconômicas, indicadores econômicos, moeda e inflação. Conjuntura Econômica.

Fundamentos filosóficos. Conhecimento, Filosofia e Ciência. Tendências atuais. A política. A moral. Perspectivas filosóficas das doutrinas éticas. Ética nos negócios.

Conceitos básicos. Capitalização simples e composta. Desconto simples e composto. Inflação e deflação. Séries de pagamento. Sistemas de amortização. Operações no mercado financeiro.

Conceitos preliminares. Noções de amostragem. Apresentação de dados. Medidas de tendência central e de dispersão. Probabilidade, variáveis aleatórias. Distribuição de probabilidades. Amostragem e estimativa de parâmetros.

A abordagem Clássica e Científica da Administração. Escola de Relações Humanas. Teoria da Burocracia. Abordagem Neoclássica da administração. Abordagem Comportamental. Teoria Sistêmica. Administração por Objetivos. Administração: estado atual e perspectivas futuras.

Temáticas introdutórias a custos industriais, teoricamente e com a aplicação de estudos de caso e pesquisas, segundo a visão generalista. Classificação de custos. Cálculo do custo do produto com base nos conceitos e métodos de apuração dos custos do material direto, da mão de obra direta e dos custos diretos e indiretos de fabricação. Análise da margem de contribuição e do custo-volume-lucro. Ponto de equilíbrio contábil, econômico e financeiro.

Evolução e conceitos. Gerenciamento de recursos materiais e patrimoniais: tecnologia, produtos, processos, informações e tendências. Aquisição: gestão de compras. Manutenção de ativos imobilizados. Tombamento e informatização.

Introdução aos conceitos da Administração Financeira. Os relatórios contábeis e a Administração Financeira e Orçamentária. Estudo dos índices financeiros. O capital de giro. Pontos de equilíbrio: contábil, financeiro e econômico. Relacionamento entre estoques e finanças. Orçamento e fluxo de caixa.

A formação econômica do Brasil e a moderna economia brasileira. A intervenção do Estado na economia e a nova forma de inserção da economia brasileira nos anos 1990. Plano Real. Conjuntura econômica.

Noções Introdutórias. Relação de emprego. Trabalho autônomo e trabalho subordinado. Relações individuais no trabalho. Conteúdo imperativo mínimo da relação de emprego. Direito ao salário. Direito ao repouso e ao lazer. Direito ao emprego. Questões elementares de Segurança e Medicina do Trabalho. Justiça do Trabalho: provocação e funcionamento. Direito judiciário do trabalho: teoria e prática. Direito objetivo do trabalho e suas inovações mais recentes. As ações trabalhistas: o conceito de ação; os elementos da ação trabalhista; as características da ação trabalhista.

Conceitos centrais. Marketing como filosofia empresarial. Gerência de marketing. O ambiente e os sistemas de marketing. Mercados. Segmentação de mercado. Negociações. Mix de marketing. Comportamento do consumidor.

Problemática ambiental, gestão ambiental e desenvolvimento sustentável. Estratégias, seus modelos e organização voltados para o Meio Ambiente e sociedade. Normas Série ISO 14000. Temas relevantes sobre tendências tecnológicas e ambientais.

As pessoas, os grupos e as organizações. Fundamentos do comportamento individual e grupal: percepção, diversidade, personalidade, motivação, emoção, liderança e comunicação, grupos/equipes e administração de conflitos, cultura e mudança organizacional.

O que é Administração da Produção e Operações. Relações entre custo, volume e lucro. Introdução à produção por demanda. Modelagem matemática para previsão de demanda. Desenvolvimento de processos de produção – Arranjo Físico. A decisão entre manufaturar ou não. Localização de instalações. Planejamento agregado da produção. Programação e controle da produção. MRP. Planejamento e controle just in time. Produtividade. Administração da qualidade total. Introdução à gestão de projetos. Estratégia na produção.

Histórias do Mercado de Capitais. Risco e Retornos. Carteira de Ativos. Diversificação de Carteiras. Eficiência de Mercado. Custo de Capital. Custo Médio Ponderado de Capital. Variabilidade dos Retornos. Beta. Alavancagem Financeira.

Business Process Management (BPM): Gerenciamento de Processos de Negócio. Conceitos e utilização. Tecnologia da Informação e a visão de gestão de negócios. Estruturas organizacionais e metodologia de mapeamento. Estudo dos processos: modelagem, simulação, execução, controle e otimização.

Conceito de Direito. Fontes. Princípios gerais de Direito. Direito societário. Direito individual do trabalho. Características de empregador e empregado. Contrato de trabalho. Direito tributário: tributos e suas espécies. Obrigação tributária, crédito tributário e lançamento tributário.

Origens do Governo e da Administração Pública no Brasil. A organização dos poderes. Estado e Governo. Fundamentos, princípios e função do setor público. Estrutura e funcionamento. O Estado como prestador de serviços. A gerência no serviço público. A Reforma do Estado.

A evolução histórica de recursos humanos no Brasil. Interação pessoas/organizações. A organização como sistema sócio-técnico aberto. Motivação humana no trabalho. Comportamento humano nas organizações. O sistema de administração de pessoas. Mercado de trabalho e rotatividade de pessoal.

Decisões de produto, preço, distribuição e comunicação. Controle de marketing. Pesquisa de marketing. Sistema de informação em marketing. Planejamento estratégico em marketing. Vendas: planejamento e gestão. Marketing de relacionamento.

Decisões Operacionais: planejamento da produção, sistemas de estoques, MRP e ERP, planejamento e controle do chão de fábrica e operações de serviços, manufatura just-in-time, administração da cadeia de suprimentos. Decisões de Controle: produtividade; gestão da qualidade.

Empreendedorismo. Desenvolvimento de atitudes, capacidades e habilidades. A inovação tecnológica e os diferenciais competitivos das pequenas e médias empresas. Processo de criação e gerenciamento de novos negócios. Plano de negócios.

Planejamento de recursos humanos. Recrutamento e seleção. Treinamento e desenvolvimento. Análise do trabalho e descrição de cargos. Avaliação de cargos. Política salarial. Pesquisa e estruturas salariais. Planejamento e desenvolvimento de carreiras. Remuneração variável e por competências. Administração de benefícios. Avaliação de desempenho. Banco de dados e auditoria em recursos humanos.

A atividade de consultoria organizacional: conceitos, tendências, tipos de consultoria, ética em consultoria e consultoria interna. Cultura organizacional e as atividades de consultoria. A resistência às mudanças e a atividades de consultoria. O consultor: estilo, carreiras e habilidades. Contratação de serviços de consultoria. Projeto de consultoria: plano de ação, metodologia, relatório de atividades e encerramento do projeto.

Aspectos gerais de projetos, suas características, abordagem do ciclo de vida dos projetos; Etapas de um projeto: Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicação, Riscos, Aquisições e Integração; Apresentar ferramentas de planejamento e controle dos projetos, segundo as boas práticas do PMBOK.

Histórico da Qualidade. Controle da Qualidade Total (TQC). Qualidade de Projeto, Produto e Processo. Processo de Melhoria Contínua. Gerenciamento pelas Diretrizes e Gestão pela Qualidade.

Origem histórica da logística. Evolução e inserção da logística no mundo empresarial. Cadeia de suprimento. Recursos logísticos. Posicionamentos logísticos. Gerenciamento da logística empresarial.

Conceitos de dado, informação, conhecimento e decisão. A origem e o conceito da Teoria Geral de Sistemas. Sistemas (conceitos, objetivos e componentes de sistemas de informação, classificações de sistemas e Sistemas de Informação, elementos, ambiente, sistema empresa). Sistemas Transacionais. Sistemas de Apoio à Decisão. Sistemas de Informação Gerencial. Sistemas de Suporte Executivo. Sistemas Especialistas. Desenvolvimento de Sistemas. Ciclo de Vida de Sistemas.

Conceitos. Tipos de Treinamento. Etapas dos Programas de treinamento: levantamento de necessidades, planejamento, implantação e avaliação. Aprendizagem Organizacional. Gestão de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Universidade Corporativa.

Ambiente de trabalho – conceito, histórico, visão internacional e nacional. Conceitos básicos de SMS. O Direito à Saúde e Segurança no Meio Ambiente do Trabalho: panorama da legislação nacional e internacional e inspeção do trabalho. Acidentes do Trabalho. Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): preceitos básicos e importância na proteção ao meio ambiente do trabalho. Saúde Ocupacional. Qualidade de Vida no trabalho.

Evolução do conceito de planejamento. Planejamento e administração estratégica. Visão globalística, sistêmica, participativa e inovadora. Meio ambiente, organização e ambiente-tarefa. Modelos de planejamento estratégico: formulação, implementação e controle. Balanced Scorecard. Competências essenciais. Estratégias e vantagens competitivas. Parcerias estratégicas (clientes internos, externos, fornecedores, comunidade e demais partes interessadas) e relações de causa-efeito.

Avaliação de desempenho: conceitos, importância e tipos de avaliação. Remuneração e benefícios: definição, conceituação e objetivos. Remuneração: tipos, planejamento, composição, estrutura e pesquisa de salários. Benefícios: tipos, planejamento e desenvolvimento de programas. Conceitos básicos e campo da Administração de Cargos e Salários. Elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Salários.

A etiologia do conflito e os vários métodos de resolução. O conhecimento do comportamento humano nas suas mais variadas expressões intra e interpessoais. O desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentais necessários para a gestão de conflitos. – A Negociação, seus princípios e métodos. – A Conciliação, Mediação e a Arbitragem como métodos da gestão de conflitos, e suas técnicas, métodos e pressupostos teóricos.

Tendências em gestão de Recursos Humanos. Consultoria em Recursos Humanos. O gestor de Recursos Humanos como consultor interno e agente de mudanças. Outros temas relevantes em Recursos Humanos.

O mercado de trabalho. Análise, descrição e elaboração do perfil do cargo. O processo de recrutamento e seleção. Análise de currículos. Principais técnicas de seleção. Seleção por Competências. Entrevista de Seleção. Entrevista de desligamento. Questões éticas do processo de recrutamento e seleção de pessoal.

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