FORGOT YOUR DETAILS?

Única instituição brasileira autorizada e reconhecida pelo MEC para ofertar Bacharelado e Licenciatura em 3 anos

  • Todos os cursos são 100% on-line
  • Plataforma própria SGEI® – Sistema de Gestão Educacional Integrado
  • Mais de 100 mil alunos já estudaram na ESAB
  • 100% do corpo docente são Mestres e Doutores
  • Polos educacionais em todos os estados e DF
  • Mais de 400 cursos de Graduação, Pós-graduação e Extensão
  • Biblioteca on-line com mais de 10 mil obras no acervo
  • 25 anos oferecendo o que há de mais moderno em educação on-line

Está devendo ou quer adiantar alguma matéria na Faculdade?

Concluiu o Ensino Médio e quer conhecer possibilidades antes de se decidir por um curso de graduação?

Quer explorar e adquirir novos conhecimentos?

A ESAB VAI TE AJUDAR!

Se você foi estudante da ESAB, é aluno de outra instituição de ensino superior ou já concluiu o Ensino Médio e deseja se matricular em uma disciplina isolada, está no lugar certo.

São mais de 300 disciplinas ofertadas nos cursos de Pedagogia, Administração, Sistemas de Informação, Ciências Contábeis, Gestão em Recursos Humanos, Administração Pública e Logística.
Você poderá cursar as matérias a distância, de forma rápida e prática, contando com o auxílio de um tutor.

Ao concluir a disciplina, você receberá uma certidão reconhecida pelo MEC.
Essas disciplinas poderão ser aproveitadas no seu curso de graduação, inclusive quando você se matricular em um curso superior na ESAB.

Clique aqui para fazer sua inscrição!

Acesse abaixo as disciplinas e ementas de cada curso.

Administração

A leitura e a produção textual. A estrutura do texto acadêmico. Textualidade e argumentação na produção do texto acadêmico. Gêneros textuais da esfera acadêmica: definição, finalidade e formatação.

Elementos da Contabilidade: definições, aplicação, campo de atuação da Contabilidade, função da Contabilidade, exigências legais e finalidade. Patrimônio. Balanço patrimonial, grupo de contas do balanço patrimonial. Demonstração do resultado do exercício. Noções de débito e crédito. Demonstração das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa, demonstração do valor adicionado e noções da situação financeira e econômica por meio das demonstrações contábeis.

 

Introdução ao curso de Administração: currículo, mercado de trabalho, conceitos de Administração. O papel do administrador na sociedade atual: formação e legislação profissional. Funções gerenciais: planejamento, organização, direção, coordenação e controle. Áreas de atuação da Administração: geral, produção e sistemas, marketing, finanças e recursos humanos. Introdução ao estudo da teoria administrativa e a importância do seu estudo. A evolução histórica do pensamento administrativo.

Números reais (operações, representações e intervalos). Álgebra (uso de equações e inequações na resolução de problemas). Funções (linear, quadrática, inversa, composta, exponencial, logarítmica) e suas aplicações (problemas de demanda e oferta de mercado, receita, custo e lucro). Cálculo diferencial no dia a dia de um gestor (limites e derivadas) e suas aplicações.

Tipos de conhecimento e ciência. A ciência moderna e o contexto sociocultural.
Tipos de Trabalhos Científicos. Metodologia de Pesquisa. Relatório de Pesquisa. Normatização de Trabalhos Científicos.

Psicologia Organizacional. Personalidade. Percepção. Frustração. Conflito psicológico. Aprendizagem. Dinâmica de grupos. Mudanças organizacionais.
Autoridade e poder. Motivação humana. Chefia e liderança. Seleção, adaptação e readaptação de pessoal.

Sistema social e sua hierarquia. Divisão do trabalho e industrialização. Estratificação social e distribuição de renda. Tipologia das organizações. Organizações modernas. O modelo burocrático e suas disfunções. Marx, Weber, Durkeim, Merton e Parsons. Antropologia cultural. Cultura, subculturas e contra cultura nas organizações. Ritos, rituais, heróis, símbolos, mitos e tabus. Microsociologia organizacional.

Contabilidade gerencial. Estrutura das demonstrações econômicas e financeiras. Preparação e consolidação das demonstrações. Análise vertical e horizontal. Saldo de tesouraria. Efeito tesoura. Análise e controle financeiro. Liquidez. Rentabilidade.

Conceitos econômicos: os agentes econômicos, os fatores de produção, o problema da escassez. Tipos de sistemas econômicos. Noções de Microeconomia: oferta, demanda, elasticidade, preço, estruturas de mercado, análise da competitividade e regulamentação governamental. Macroeconomia: Políticas Macroeconômicas, indicadores econômicos, moeda e inflação. Conjuntura Econômica.

Fundamentos filosóficos. Conhecimento, Filosofia e Ciência. Tendências atuais. A política. A moral. Perspectivas filosóficas das doutrinas éticas. Ética nos negócios.

Conceitos básicos. Capitalização simples e composta. Desconto simples e composto. Inflação e deflação. Séries de pagamento. Sistemas de amortização. Operações no mercado financeiro.

O método estatístico e suas aplicações; Conceitos fundamentais em estatística; Séries Estatísticas; Distribuições de frequência; Gráficos estatísticos; Medidas de tendência central; Medidas de dispersão; Medidas de assimetria e de curtose; Teoria e cálculo de probabilidade.

A abordagem Clássica e Científica da Administração. Escola de Relações Humanas. Teoria da Burocracia. Abordagem Neoclássica da administração. Abordagem Comportamental. Teoria Sistêmica. Administração por Objetivos. Administração: estado atual e perspectivas futuras.

Temáticas introdutórias a custos industriais, teoricamente e com a aplicação de estudos de caso e pesquisas, segundo a visão generalista. Classificação de custos. Cálculo do custo do produto com base nos conceitos e métodos de apuração dos custos do material direto, da mão de obra direta e dos custos diretos e indiretos de fabricação. Análise da margem de contribuição e do custo-volume-lucro. Ponto de equilíbrio contábil, econômico e financeiro.

Evolução e conceitos. Gerenciamento de recursos materiais e patrimoniais: tecnologia, produtos, processos, informações e tendências. Aquisição: gestão de compras. Manutenção de ativos imobilizados. Tombamento e informatização.

Introdução aos conceitos da Administração Financeira. Os relatórios contábeis e a Administração Financeira e Orçamentária. Estudo dos índices financeiros. O capital de giro. Pontos de equilíbrio: contábil, financeiro e econômico. Relacionamento entre estoques e finanças. Orçamento e fluxo de caixa.

A formação econômica do Brasil e a moderna economia brasileira. A intervenção do Estado na economia e a nova forma de inserção da economia brasileira nos anos 1990. Plano Real. Conjuntura econômica.

Noções Introdutórias. Relação de emprego. Trabalho autônomo e trabalho subordinado. Relações individuais no trabalho. Conteúdo imperativo mínimo da relação de emprego. Direito ao salário. Direito ao repouso e ao lazer. Direito ao emprego. Questões elementares de Segurança e Medicina do Trabalho. Justiça do Trabalho: provocação e funcionamento. Direito judiciário do trabalho: teoria e prática. Direito objetivo do trabalho e suas inovações mais recentes. As ações trabalhistas: o conceito de ação; os elementos da ação trabalhista; as características da ação trabalhista.

Conceitos centrais. Marketing como filosofia empresarial. Gerência de marketing. O ambiente e os sistemas de marketing. Mercados. Segmentação de mercado. Negociações. Mix de marketing. Comportamento do consumidor.

Problemática ambiental, gestão ambiental e desenvolvimento sustentável. Estratégias, seus modelos e organização voltados para o Meio Ambiente e sociedade. Normas Série ISO 14000. Temas relevantes sobre tendências tecnológicas e ambienta

As pessoas, os grupos e as organizações. Fundamentos do comportamento individual e grupal: percepção, diversidade, personalidade, motivação, emoção, liderança e comunicação, grupos/equipes e administração de conflitos, cultura e mudança organizacional.

O que é Administração da Produção e Operações. Relações entre custo, volume e lucro. Introdução à produção por demanda. Modelagem matemática para previsão de demanda. Desenvolvimento de processos de produção – Arranjo Físico. A decisão entre manufaturar ou não. Localização de instalações. Planejamento agregado da produção. Programação e controle da produção. MRP. Planejamento e controle just in time. Produtividade. Administração da qualidade total. Introdução à gestão de projetos. Estratégia na produção.

Histórias do Mercado de Capitais. Risco e Retornos. Carteira de Ativos. Diversificação de Carteiras. Eficiência de Mercado. Custo de Capital. Custo Médio Ponderado de Capital. Variabilidade dos Retornos. Beta. Alavancagem Financeira.

Business Process Management (BPM): Gerenciamento de Processos de Negócio. Conceitos e utilização. Tecnologia da Informação e a visão de gestão de negócios. Estruturas organizacionais e metodologia de mapeamento. Estudo dos processos: modelagem, simulação, execução, controle e otimização.

Conceito de Direito. Fontes. Princípios gerais de Direito. Direito societário. Direito individual do trabalho. Características de empregador e empregado. Contrato de trabalho. Direito tributário: tributos e suas espécies. Obrigação tributária, crédito tributário e lançamento tributário.

Origens do Governo e da Administração Pública no Brasil. A organização dos poderes. Estado e Governo. Fundamentos, princípios e função do setor público. Estrutura e funcionamento. O Estado como prestador de serviços. A gerência no serviço público. A Reforma do Estado.

A evolução histórica de recursos humanos no Brasil. Interação pessoas/organizações. A organização como sistema sócio-técnico aberto. Motivação humana no trabalho. Comportamento humano nas organizações. O sistema de administração de pessoas. Mercado de trabalho e rotatividade de pessoal.

Decisões de produto, preço, distribuição e comunicação. Controle de marketing. Pesquisa de marketing. Sistema de informação em marketing. Planejamento estratégico em marketing. Vendas: planejamento e gestão. Marketing de relacionamento.

Decisões Operacionais: planejamento da produção, sistemas de estoques, MRP e ERP, planejamento e controle do chão de fábrica e operações de serviços, manufatura just-in-time, administração da cadeia de suprimentos. Decisões de Controle: produtividade; gestão da qualidade.

Empreendedorismo. Desenvolvimento de atitudes, capacidades e habilidades. A inovação tecnológica e os diferenciais competitivos das pequenas e médias empresas. Processo de criação e gerenciamento de novos negócios. Plano de negócios.

Planejamento de recursos humanos. Recrutamento e seleção. Treinamento e desenvolvimento. Análise do trabalho e descrição de cargos. Avaliação de cargos. Política salarial. Pesquisa e estruturas salariais. Planejamento e desenvolvimento de carreiras. Remuneração variável e por competências. Administração de benefícios. Avaliação de desempenho. Banco de dados e auditoria em recursos humanos.

A atividade de consultoria organizacional: conceitos, tendências, tipos de consultoria, ética em consultoria e consultoria interna. Cultura organizacional e as atividades de consultoria. A resistência às mudanças e a atividades de consultoria. O consultor: estilo, carreiras e habilidades. Contratação de serviços de consultoria. Projeto de consultoria: plano de ação, metodologia, relatório de atividades e encerramento do projeto.

Aspectos gerais de projetos, suas características, abordagem do ciclo de vida dos projetos; Etapas de um projeto: Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicação, Riscos, Aquisições e Integração; Apresentar ferramentas de planejamento e controle dos projetos, segundo as boas práticas do PMBOK.

Histórico da Qualidade. Controle da Qualidade Total (TQC). Qualidade de Projeto, Produto e Processo. Processo de Melhoria Contínua. Gerenciamento pelas Diretrizes e Gestão pela Qualidade.

Origem histórica da logística. Evolução e inserção da logística no mundo empresarial. Cadeia de suprimento. Recursos logísticos. Posicionamentos logísticos. Gerenciamento da logística empresarial.

Conceitos de dado, informação, conhecimento e decisão. A origem e o conceito da Teoria Geral de Sistemas. Sistemas (conceitos, objetivos e componentes de sistemas de informação, classificações de sistemas e Sistemas de Informação, elementos, ambiente, sistema empresa). Sistemas Transacionais. Sistemas de Apoio à Decisão. Sistemas de Informação Gerencial. Sistemas de Suporte Executivo. Sistemas Especialistas. Desenvolvimento de Sistemas. Ciclo de Vida de Sistemas.

Evolução do conceito de planejamento. Planejamento e administração estratégica. Visão globalística, sistêmica, participativa e inovadora. Meio ambiente, organização e ambiente-tarefa. Modelos de planejamento estratégico: formulação, implementação e controle. Balanced Scorecard. Competências essenciais. Estratégias e vantagens competitivas. Parcerias estratégicas (clientes internos, externos, fornecedores, comunidade e demais partes interessadas) e relações de causa-efeito.

História da computação e da tecnologia subjacente. Aplicações do computador: educação, medicina, etc. Previsões de evolução dos computadores. O mercado de trabalho dos egressos. Política nacional de informática: história e atualidade. O cientista da computação como profissional. Ética profissional. Doenças profissionais. Questões legais: segurança, privacidade, direitos de propriedade. Os impactos das novas tecnologias no comportamento do indivíduo e da sociedade. Questões éticas e sociais relacionadas ao uso e projeto de Sistemas de Informação. Cibernética: a ética no mundo digital.

Estudo dos fundamentos éticos do agir humano na educação. Investigação das relações entre valores e educação. Debate dos pressupostos éticos da formação humana e da sociedade. Ética na atuação profissional e na produção do conhecimento. Discussão das questões éticas contemporâneas. Ética cidadã. Ética profissional. Exemplos e alternativas metodológicas na produção do conhecimento. Direito da criança e do adolescente. A Educação a ética e o relacionamento.

As matrizes africanas da cultura afro-brasileira. O conceito de Afro-Brasileiro. Trabalho, cultura e resistência negra no Brasil. Cultura africana, sincretismo e miscigenação. Brasil/África e a formação do Atlântico Negro. O significado da África na formação do Brasil. As Relações Brasil-África ao longo do Século XIX.

Fundamentos da educação de surdos no Brasil e no mundo. Políticas Públicas de educação de surdos: Legislação e decreto Educação bilíngue para surdos. Perspectivas metodológicas da educação de surdos. Profissionais da Educação de surdos. Noções básicas de Libras. Metodologia e recursos didáticos no ensino escolar.

Pedagogia

A leitura e a produção textual. A estrutura do texto. Textualidade e argumentação na produção do texto. Linguagem. Gêneros textuais: tipos de textos. Estrutura de texto. Aspectos gramaticais

Objeto da Sociologia na perspectiva clássica: Comte, Durkheim, Marx e Weber. Sociedade de classes: funcionalismo e perspectiva dialética. Educação como objeto de reflexão sociológica. A escola no contexto capitalista: exclusão, privilégios. Civilização e cultura. Conceitos básicos de Antropologia: identidade, alteridade, pluralidade e etnia. Cultura e sociedade. Educação como prática social. Bases socioantropológicas para a compreensão do fenômeno pedagógico. A escolarização e o pluralismo cultural.

Perspectiva histórica, fundamentos teóricos e contribuições da Didática para a formação de professores. O professor e sua epistemologia. Reflexões sobre as tendências pedagógicas atuais. Diferentes abordagens didáticas no processo de ensino-aprendizagem. As relações interativas na sala de aula. Intervenção na sala de aula e análise da prática. Planejamento e avaliação da ação docente. O professor e o trabalho coletivo.

A questão do conhecimento ao longo da história do pensamento ocidental. A filosofia: suas relações com os aspectos políticos, econômicos, sociais e educacionais. Questões epistemológicas nas diferentes correntes filosóficas. A Filosofia da Educação. A influência da Filosofia na teoria e prática da Educação brasileira. Pressupostos da abordagem histórico-crítica da educação brasileira.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: processos cognitivos e metodologias implícitas na proposta oficial. Eixos de trabalho orientados para as diferentes linguagens das crianças e para as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento. Prática pedagógica do professor na seleção de conteúdos, material didático, metodologias e sistema de avaliação. Abordagem e elaboração de um currículo transversal em Educação Infantil.

Educação, um objeto de estudo. As sociedades tribais e o ensino não formal. Fundamentos da educação da Antiguidade Oriental, Grega e Romana. A Idade Média e a educação para a fé. A razão nos processos educacionais: Renascença e Idade Moderna. Ensino na Metrópole e na Colônia: Portugal e Brasil. Independência e Brasil Império. Pensamentos e ações educacionais nos séculos XIX e XX: capitalismo, socialismo e democracia. O Brasil na rota das novas ideias pedagógicas: Escola Nova. Reformas educacionais impostas e votadas: República Velha, Estado Novo, Populismo, Ditadura Militar e Nova República. Pensamento pedagógico brasileiro e internacional no século XX.

As fases do desenvolvimento biológico nas diferentes etapas da vida e suas implicações no processo de aprendizagem. Distúrbios do crescimento e do desenvolvimento e interferências na vida escolar. Nutrição. Saúde do escolar e saúde do profissional da educação

A disciplina visa oportunizar a compreensão dos fundamentos e dinâmica do processo de ensino e aprendizagem a partir das principais abordagens teóricas da Psicologia, acentuando a importância desta disciplina no curso de formação de educadores. Para tanto, inicia-se com uma introdução ao estudo da Psicologia de forma a permitir ao egresso conhecimento de conceitos básicos de Psicologia, fundamentais para o estudo e atuação do profissional da área de Educação escolar, refletindo sobre a natureza humana nas suas dimensões biopsicossocial.

Reflexão histórico-filosófica e social acerca da Alfabetização. O desenvolvimento da linguagem integrado ao contexto social. Representação simbólica e a grafia no desenvolvimento da criança. A linguagem escrita – Referencial Curricular Nacional para educação infantil e os Parâmetros curriculares para as séries iniciais. O processo de Alfabetização face às teorias de desenvolvimento e aprendizagem. As novas propostas didáticas para alfabetização- bases da psicologia, linguística, sociolinguística e psicolinguística. Articulação teoria e prática no processo de alfabetização. Concepção de letramento: escrita como processo dos aspectos sócio históricos da aquisição de uma sociedade.

Estudo das diferentes concepções epistemológicas e psicológicas que envolvem a área da matemática na Educação Infantil. Identificação dos processos psicológicos (cognitivos) subjacentes ao desenvolvimento da estrutura numérica (conceito do número) e das estruturas lógicas de classificação e seriação. Agrupamentos nas diferentes bases (não decimal). Diferentes sistemas de notação das crianças: a representação gráfica e numérica. Noções espaciais e topológicas na criança. Solução de Problemas na Educação Infantil. A influência das diferentes concepções na prática pedagógica do professor na seleção de conteúdos, material didático, metodologias e sistemas de avaliação da matemática na Educação Infantil.

Contribuição da psicologia à educação. Introdução aos movimentos e escolas da psicologia: behaviorismo, construtivismo, sociointeracionismo. Paradigmas e teorias do desenvolvimento humano. Estudo da epistemologia genética: raízes epistemológicas e históricas, a relação sujeito e objeto do conhecimento, assimilação, acomodação e processo de equilibração. Características gerais dos principais períodos do desenvolvimento: da primeira infância à idade adulta. Desenvolvimento na infância e adolescência e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem. Teorias da aprendizagem humana.

A construção da linguagem e do pensamento. A linguagem oral e escrita como manifestação social e cultural. Análise de fatores psicossociolinguísticos que interferem no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Formação do produtor de texto nas séries iniciais, observando aspectos das regras ortográficas.

As Ciências Naturais nos anos iniciais. Fundamentos de Física: movimento dos corpos, óptica, termologia acústica, eletromagnetismo. Fundamentos de Química: substância, mudanças de estado físico, teoria atômico-molecular, combustão e combustível, conservação de alimentos, processos industriais. Ciências da Vida: animais, vegetais, nutrição e saúde, Educação Ambiental. Fundamentos de Geociências. A terra e seus ambientes. O ensino de Ciências nos anos iniciais. O método científico em Ciências Naturais: aplicação no Ensino Fundamental e Educação Infantil. Proposta metodológica construtiva para o ensino de Ciências nos anos iniciais. O professor-pesquisador: o quê, quando e como pesquisar. A história da Ciência como eixo disciplinar. Educação Científica e interdisciplinaridade. Inovação metodológica.

Tipos de conhecimento e ciência. A ciência moderna e o contexto sócio – cultural. Tipos de Trabalhos Científicos. Metodologia de Pesquisa. Relatório de Pesquisa. Normatização de Trabalhos Científicos.

Conceito de política educacional. A globalização da economia, a reestruturação produtiva e os novos desafios para a gestão e políticas educacionais. A gestão descentralizada e as formas de intervenção do Estado na educação. Política educacional: relação entre Estado e Sociedade Civil. A gestão, o controle e o financiamento da política educacional brasileira. As políticas e a legislação educacional brasileira no Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Projeto Político Pedagógico. Legislação educacional referente aos processos relacionados à administração dos Sistemas de Ensino, gestão e recursos humanos no Estado de São Paulo e no Brasil. Os princípios da educação brasileira presentes na Constituição Federal e na LDB. O direito à educação obrigatória. A educação básica: níveis e modalidades. Modalidades Especiais de Ensino e Educação. Financiamento Educacional: do FUNDEF ao FUNDEB.

Procedimentos metodológicos para o ensino de História e Geografia no Ensino Fundamental e Educação Infantil. O Conceito de Região. A produção das desigualdades sócio-espaciais. Teorias da Regionalização. O domínio sobre a construção do conceito de região e sua vinculação com a história do pensamento geográfico. A aplicabilidade do conceito de região na compreensão dos processos espaciais. Analisar historicamente a regionalização do Brasil e seus valores. Os valores e as expressões regionais e o ensino na educação infantil e ensino fundamental. Cidadania, cultura, identidade e história. Experiências e instrumentos que favoreçam a interpretação da realidade que o aluno está inserido. Educação e formação humana e a ética, cultura e educação. Direitos humanos e a expectativa da sociedade. Cidadania: o meio ambiente, a saúde e a educação.

Esta disciplina abrange os seguintes aspectos concernentes ao Ensino Fundamental brasileiro: A construção social do conceito de Arte. Principais movimentos expressivos da história da Arte mundial. Principais artistas brasileiros. A História da Arte e a educação: relações e contribuições ao processo de formação. As linguagens da Arte no espaço escolar: expressão, comunicação humana e produto cultural. A manifestação artística na criança de 0 a 6 anos. A Arte na educação do Brasil: concepções e implicações metodológicas. O ensino da Arte e as propostas curriculares oficiais. Critérios, seleção e organização de conteúdos de Arte. Os aspectos da criatividade.

Dimensões históricas, filosóficas, sociológicas e políticas da Educação de Jovens e Adultos. Bases epistemológicas e sociais do conhecimento escolar. Paulo Freire e uma visão política da educação. Prática dialética dos saberes sociais na escola. Fundamentos da Andragogia.

O conhecimento e as mídias oral, escrita, visual e digital. O computador como ferramenta de construção do conhecimento. Histórico da informática na educação. Os tipos de ambientes educacionais com base no computador. As implicações pedagógicas e sociais do uso da informática na educação. Informática na educação especial, na educação a distância e no aprendizado cooperativo.
Suporte teórico para subsidiar as discussões sobre o ingresso do computador na Educação Infantil; diferentes maneiras de utilização; avaliação crítica de ambientes específicos; atualização e capacitação dos profissionais da Educação Infantil para a percepção crítica do uso do computador no processo educacional.

Ecologia: educação ambiental e qualidade de vida. Integração homem e meio ambiente: valorização dos recursos regionais.

Literatura e cultura. Importância social da literatura. O que é literatura Infantil. Literatura infantil em voga. Literatura nos primeiros anos. Livros e autores. Formação de crianças leitoras. A leitura na escola e a literatura infantil.

Concepções de Planejamento com a utilização de recursos didáticos. A análise dos recursos didáticos na Educação Infantil. A utilização da percepção e a aplicação dos diferentes recursos didáticos. Estudo dos estilos cognitivos do público-alvo (Educação Infantil ou ensino Fundamental). Heurísticas sobre os estilos cognitivos de aprendizagem x material instrucional. A aplicação dos Estilos cognitivos: analógico-analíticos; dedutivo avaliativo; relacional sintético, concreto genérico. A escolha do livro didático. A tecnologia como recurso didático.

Processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e escrita. O ensino da linguagem centrado na oralidade, escrita e leitura na dimensão da análise linguística. Tipos de expressão: constituição das diferentes linguagens. Concepções e relações pedagógicas no processo de ensino da língua. Desenho como agente de interlocução da criança na sociedade e na escola.

A importância do corpo na formação física e psicossocial da criança na escola. A educação pelo movimento considerando a teoria do jogo, as brincadeiras lúdicas, o jogo como elemento cultural. Gênero: recreação, jogos, brinquedos e brincadeiras. Conhecimento do próprio corpo e consciência de suas possibilidades de movimento, a lateralidade e a estruturação espaço-temporal. A motricidade e suas implicações anátomo-fisiológicas e socioculturais no processo do desenvolvimento humano. Contribuições da psicomotricidade para a qualidade do processo educativo. Movimento, interatividade social, a inclusão e a diversidade. Implicações pedagógicas: elaboração de uma brinquedoteca. Conceituação e evolução histórica da Psicomotricidade e seus diferentes campos de atuação. Bases neurológicas da psicomotricidade. Estágios do desenvolvimento e sua relação com o desenvolvimento psicomotor. Os sintomas. O diagnóstico. Técnicas de reeducação e terapia. A psicomotricidade e os problemas escolares. Dificuldades e distúrbios de aprendizagem. Estrutura psicomotora. Psicomotricidade e a prática. Jogos e brinquedos cantados. Os circuitos perceptomotores.

Bases conceituais, filosóficas, históricas e sociais da Educação Especial e Educação Inclusiva. Políticas públicas da educação especial; a educação especial na perspectiva de Vigotski; desenvolvimento e aprendizagem da pessoa com deficiência; defectologia; deficiência intelectual; deficiência física; deficiência visual; surdez; superdotação e altas habilidades; transtornos globais do desenvolvimento; práticas e estratégias pedagógicas para favorecer a aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial em suas especificidades; currículo e adaptações curriculares; atendimento educacional especializado; avaliação e diagnóstico; formação de professores da educação especial; família da criança com deficiência.

A importância do trabalho docente na Educação infantil. Organização das ações docentes na Educação Infantil. Currículo na Educação Infantil: 0 a 3 anos. Currículo na Educação Infantil: 4 a 5 anos. Estágio Supervisionado na Educação Infantil: intervenção. Inter, multi e transdisciplinaridade. Alfabetização na Educação Infantil. Planejamento de Projetos. Avaliação de Projetos. Educação Especial. Educação Inclusiva. Gestão na Educação Infantil. Prática e Estágio Supervisionado. Plano de aula: aplicação. Portfólio para o Estágio Supervisionado na Educação Infantil.

Função da escola pública e dos professores na sociedade contemporânea. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Sistema de Organização da escola e do trabalho dos professores. Novos paradigmas da gestão da educação e sugestões para sua prática administrativa e pedagógica. Projeto político-pedagógico: planejamento, currículo e avaliação. Gestão: relações políticas e comunitárias.

Fundamentos da educação de surdos no Brasil e no mundo. Políticas Públicas de educação de surdos: Legislação e decreto Educação bilíngue para surdos. Perspectivas metodológicas da educação de surdos. Profissionais da Educação de surdos. Noções básicas de Libras. Metodologia e recursos didáticos no ensino escolar.

Esta disciplina abrange os seguintes aspectos concernentes ao Ensino Fundamental brasileiro: Ensino Fundamental: definição e especificidade do trabalho. Organização do trabalho no Ensino Fundamental. Currículo. Profissionais que atuam no Ensino Fundamental. Educação Especial e Educação Inclusiva. Pesquisa e estágio supervisionado: Diagnóstico. Leitura e escrita para o estágio supervisionado. Planejamento: plano de unidade de ensino. Interdisciplinaridade e Transversalidade. Gestão escolar. Prática e estágio supervisionado no ensino fundamental. Relatório de estágio.

Educação 4.0 e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Educação contemporânea e a educação a distância. Design Instrucional. Tecnologias interativas e os nativos digitais. Modelos de cursos de educação a distância e evolução tecnológica. Mídias e processo de ensinoaprendizagem. AVA. Comunicação, colaboração e cooperação no processo de ensinoaprendizagem.

Abordagem da alfabetização envolvendo a leitura e escrita como processo que se constrói na interação com o outro, em ambiente familiar, de trabalho e na comunidade. Considerações sobre a aprendizagem do adulto bem como a construção da linguagem e do pensamento. A linguagem oral e escrita como manifestação social e cultural. Análise de fatores psicossocial-linguísticos
que interferem no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Formação do produtor de texto nas séries iniciais, observando aspectos das regras ortográficas.

Concepções de avaliações. Princípios ou pressupostos, funções, características e modalidades da avaliação. A avaliação da escola, da proposta pedagógica, do professor e do processo de ensino e de aprendizagem. Relações essenciais entre conteúdos, procedimentos de ensino e avaliação. Propostas alternativas de avaliação do processo ensino e de aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental. Avaliação e mecanismos intraescolares: recuperação, reprovação, repetência e evasão.

Fundamentos do currículo. Conceito de currículo. Projetos curriculares para a educação infantil. Organização curricular por projetos de trabalho. Planejamento de adaptações curriculares para crianças com NEE. Planejamento e organização da instituição creche. Avaliação formativa.

Aborda fatores e situações que ocasionam dificuldades e problemas que podem interferir no processo de aprendizagem. Significados do aprender e do não aprender. Estudo dos problemas de aprendizagem na perspectiva das peculiaridades qualitativas que aparecem nas estruturas orgânicas, psicológico (ou da personalidade) da pessoa. A influência das estruturas e sistemas sociais na construção das dificuldades na aprendizagem.

Aprofundar a discussão sobre as múltiplas determinações históricas, econômicas, políticas e sociais que perpassam a organização do Projeto Político-Pedagógico e da Avaliação do processo educativo, compreendendo a dinâmica dos problemas e desafios que surgem na relação entre o sujeito individual e o coletivo, identificando as possibilidades e contribuições para a construção do sujeito coletivo. A responsabilidade da educação fundamental para a construção do caráter e da cidadania. A introdução, o diagnóstico, e os fundamentos filosóficos, sociais e pedagógicos.

Fundamentos da Educação inclusiva. História e fundamentos da educação de cegos. Breve histórico do Sistema Braile. Introdução ao Código Braille na grafia. Aspectos metodológicos relativos à educação de cegos. Deficiência intelectual: concepções e práticas pedagógicas. Processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. Recursos didáticos para deficientes visuais.

Esta disciplina abrange os seguintes aspectos concernentes à História da Cultura Afro-brasileira: As matrizes africanas da cultura afro-brasileira. O conceito de Afro-Brasileiro. Trabalho, cultura e resistência negra no Brasil. Cultura africana, sincretismo e miscigenação. Brasil/África e a formação do Atlântico Negro. O significado da África na formação do Brasil. As Relações Brasil-África ao longo do Século XIX. Estudo de aspectos da colonização e da formação da história e da nação brasileira, ainda pouco viabilizados em nossos currículos educacionais. Propomos uma leitura das narrativas que constituíram a história da colonização para endossar ou para reformular o que aprendemos da versão historiográfica hegemônica.

Identificar junto aos alunos projetos em andamento nas escolas públicas ou privadas, em clínicas de intervenção psicopedagógica práticas que estejam vinculadas ao trabalho com temas do cotidiano / Temas Transversais e suas conexões com os conteúdos tratados na escola. Aborda temas importantes aos dias atuais para leitura crítica do professor: fome, miséria no 3° mundo, violência, meio ambiente, orientação sexual entre outros.

Esta disciplina abrange os seguintes aspectos concernentes aos Currículos e Programas no Ensino Fundamental I: Concepção de currículo: evolução histórica. Discussão de questões atuais: currículo e conhecimento; currículo e ideologia; currículo, reprodução e resistência. Análise das diretrizes curriculares nacionais. Propostas curriculares e regimentos das escolas brasileiras: a teoria e a prática. A educação no ensino fundamental. Currículo e projeto social dentro da atual sociedade. Atenção e diversidade no interesse dos alunos e nos benefícios sociais. O PNE e a implantação progressiva do Ensino Fundamental de nove anos, com a inclusão das crianças de seis anos.

Legitimação das desigualdades sociais e suas influências na escola: sexo, racismo, violência e agressividade. Poder, autoridade e controle. Consenso e conflito na escola. Grupos sociais e relações interpessoais. Pluralismo e diversidade entre as pessoas: interesses individuais, convivência em grupos e construção coletiva. A diversidade étnica e cultural nas práticas pedagógicas. Canais e instrumentos de participação na escola. Relações de conflitos na escola e na sociedade: possíveis causas, consequências e possibilidade de intervenção.

Estudo dos fundamentos éticos do agir humano na educação. Investigação das relações entre valores e educação. Debate dos pressupostos éticos da formação humana e da sociedade. Ética na atuação profissional e na produção do conhecimento. Discussão das questões éticas contemporâneas. Ética cidadã. Ética profissional. Exemplos e alternativas metodológicas na produção do conhecimento. Direito da criança e do adolescente. A Educação a ética e o relacionamento.

Pedagogo na Educação Infantil. Pesquisa: formação e atuação. Cotidiano da Educação Infantil. Organização e funcionamento escolar. Pesquisa: Diagnóstico. Planejamento: Plano de aula. Diário de Campo. Gestão Escolar na Educação Infantil. Prática na Educação Infantil e Estágio Supervisionado. Relatório.

A importância do trabalho docente na Educação infantil. Organização das ações docentes na Educação Infantil. Currículo na Educação Infantil: 0 a 3 anos. Currículo na Educação Infantil: 4 a 5 anos. Estágio Supervisionado na Educação Infantil: intervenção. Inter, multi e transdisciplinaridade. Alfabetização na Educação Infantil. Planejamento de Projetos. Avaliação de Projetos. Educação Especial. Educação Inclusiva. Gestão na Educação Infantil. Prática e Estágio Supervisionado. Plano de aula: aplicação. Portfólio para o Estágio Supervisionado na Educação Infantil.

Elaboração do projeto de pesquisa para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Normatização de acordo com a ABNT. Produção de problema de pesquisa, objetivo, metodologia. Utilização do manual de TCC para a produção do projeto de pesquisa.

Sistemas de Informação

O estudo na EaD. A Educação EaD da ESAB. Qual o diferencial de estudar EaD. O Ambiente Virtual da ESAB Campus Online. Como realizar a abertura de chamado acadêmico. Como realizar atividades dissertativas e objetivas. Como marcar uma avaliação. Como postar projetos, estágio e certificados.

Conceito de Informática, informação, dados e computadores; evolução histórica dos computadores; anatomia de um computador – conceitos básicos de hardware e software; representação eletrônica dos dados (sistemas digitais, sistema binário e código de representação); noções sobre comunicações e redes de computadores; problemas de segurança - controle de acesso e proteção a vírus.

Algoritmos e Linguagens de Programação. Conceitos Básicos de Programação de Computadores.
Estruturas de Controle de Seleção. Estruturas de Controle de Repetição. Modularização de Programas.

Introdução à Lógica Computacional. Aplicações de Lógica na Computação.
Sintaxe e semântica da lógica proposicional. Sistemas dedutivos para lógica proposicional. Formalização e verificação de argumentos em lógica proposicional. Sintaxe e semântica da lógica de predicados.

Sistema de numeração. Números reais (operações, representações e intervalos). Bases numéricas. Funções (linear, quadrática, exponencial, logarítmica). Noções de cálculo diferencial (limites e derivadas e integrais). Estudo da geometria vetorial, de matrizes e do espaço vetorial Rn e suas aplicações. Sistemas Lineares. Método da iteração de ponto fixo. Método da Bisseção, Método da Falsa Posição e Método de Newton.

A origem e o conceito da Teoria Geral de Sistemas. O conceito de sistema. Componentes genéricos de um sistema. As relações entre sistema e ambiente. Hierarquia de sistemas. Classificação dos sistemas. Princípios gerais dos sistemas. O pensamento sistêmico aplicado na resolução de problemas. O pensamento sistêmico aplicado às organizações.

O conceito de inovação. Soluções inovadoras com Design Thinking. Processo do Design Thinking: inspiração, descoberta e insights; interpretação, análise e síntese. Ideação, experimentação e prototipação de soluções. Técnicas de implementação e evolução de soluções.

Fundamentos de desenvolvimento Full Stack. Cultura de desenvolvimento baseado em devops. Desenvolvimento híbrido de frontend e backend.

Introdução à Programação Orientada a Objetos. Introdução ao Diagrama de Classes. Classes e Métodos. Encapsulamento e Sobrecarga. Sobreposição de Métodos. Construtores e Destrutores. Herança. Polimorfismo e Ligação Dinâmica. Introdução a uma linguagem Orientada a Objetos. Serialização de Objetos. Programação com threads. Tratamento de exceções.

Noções de contabilidade, funções, origem, usuários e importância para a gestão. As principais demonstrações financeiras. A função financeira nas organizações, objetivos e finalidades. Os sistemas de informações em finanças, usos e importância. Características da função financeira e da função contábil. O administrador financeiro e sua função. Noções de risco e retorno. Instrumentos para avaliação de investimentos.

Aritmética para computadores. Arquiteturas gerais de computadores. Arquiteturas RISC e CISC. Unidade central de processamento. Unidade lógica e aritmética (ULA). Instruções e linguagem de máquina. Modos de endereçamento. Sistemas de memória. Pipeline. Mecanismos de interrupção. Interface com periféricos. Arquiteturas paralelas e não convencionais.

A Sociedade da informação e do conhecimento. Conceitos básicos da teoria da informação. Conceitos básicos de segurança da informação. A organização do conhecimento. Gestão do Conhecimento nas organizações.

Concepções de língua e linguagem; análise das especificidades dos textos orais e dos textos escritos, compreendendo -os enquanto um continuum; sofisticação do processo da argumentação: o artigo de opinião e a resenha, bem como os tipos de argumentos; as informações implícitas; a intertextualidade; as concepções de leitura e suas estratégias.

Introdução à OSM. Análise Administrativa: aspectos fundamentais. Análise Administrativa: Análise de Processos. Análise Administrativa: Fluxograma. Análise Administrativa: Metodologias e Processos. Análise Administrativa: Estruturas Organizacionais. Análise Administrativa: Comunicação Organizacional

Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Design da Interação. Estilos de Interação. Dispositivos de Interação. Modelos de Projeto de Interface de Usuário. Design Emocional. Usabilidade. Comunicabilidade. Acessibilidade. Interatividade. Prototipação. Experiência de Usuário. Ferramentas para Avaliação de Interfaces de Usuário.

Marketing digital. Conceitos de marketing. Elementos do marketing digital. Cases. Ferramentas de marketing digital. Presença digital. Estratégias. Plataformas, tecnologias e estratégias digitais de marketing. Plano de Marketing Digital. Introdução aos mecanismos de busca: SEO e SEM. Tendências do marketing digital

Estruturas básicas para representação de informações: listas, árvores, grafos e suas generalizações. Algoritmos para construção, consulta e manipulação de tais estruturas. Desenvolvimento, implementação e testes de programas usando tais estruturas em aplicações específicas.

Noções de arquitetura de dispositivos móveis iOS. Linguagem de programação para dispositivos móveis iOS. Projeto de software para dispositivos móveis iOS.

Compreender os conceitos básicos de Governança em Tecnologia da Informação bem como os fatores motivadores para sua adoção. Identificar os objetivos da governança de TI e seu alinhamento ao negócio corporativo. Estudar o valor da TI para o negócio. Conhecer os mecanismos de decisão em TI bem como seu planejamento estratégico. Trabalhar o portifólio de TI garantindo sua aderência à legislação vigente em âmbito nacional e internacional. Reconhecer os modelos de melhores práticas em TI tais como ITIL e COBIT. Planejar, implementar e gerenciar a governança de TI.

Redes de Comunicação: histórico, importância, topologias, arquiteturas, modelo de referência ISO/OSI, serviços e protocolos do modelo OSI (apresentação das camadas 1 a 7), Arquitetura Internet TCP/IP, interconexão de redes (bridges, routers, gateways), concentradores (hubs, switches); Projetos de padronização IEEE802.

Noções de arquitetura de dispositivos móveis Android. Linguagem de programação para dispositivos móveis Android. Projeto de software para dispositivos móveis Android.

Modelagem e projeto de bancos de dados. Arquitetura de sistemas gerenciadores de bancos de dados. Sistemas gerenciadores de bancos de dados atuais. Linguagens de definição e manipulação de dados. Desenvolvimento de aplicações de banco de dados.

Sociedade da Informação. Aspectos sociais, econômicos, legais e profissionais da Computação. Aspectos estratégicos do controle da tecnologia. Inclusão Digital. Ética e Direitos Humanos. Computação e relações étnico-raciais. Software Livre e licenças. Lixo Eletrônico e impactos ambientais. Pirataria. Mercado de Trabalho. Regulamentação da profissão. Contribuições da computação para a sociedade em suas diversas áreas de atuação. Ergonomia. Comportamento social e a Internet.

Introdução à Computação Gráfica; Hardware: tipos de equipamentos e tecnologia disponível; Algoritmos básicos; Aspectos Geométricos e Transformações: gráficos 2D e 3D; Programação com pacotes gráficos padrões; Gerenciamento de eventos; Animação; Cores e Iluminação; Introdução aos Sistemas Multimídia; Tipos de dados, processamento, transmissão e armazenamento de mídia discreta e mídia contínua; Dados Multimídia – padrões, sincronização, aplicações.

Conceitos Fundamentais. Distribuição de Frequência. Tabelas e Gráficos. Medidas de Posição e Dispersão. Introdução à Probabilidade. Variáveis Aleatórias Unidimensionais. Distribuições Discretas e Contínuas. Noções Elementares de Amostragem. Estimação Pontual. Intervalos de Confiança e Testes de Hipóteses. Correlação e Regressão.

Conceito de Software e Engenharia de Software. Paradigmas da Engenharia de Software. Requisitos de Software usando notação UML. Análise e Projeto de software. Projeto Arquitetural de Software. Técnicas de validação e verificação. Técnicas e estratégias para testes de software. Construção e Depuração de programas. Atividades da garantia de qualidade de software. Implementação de projeto prático usando tecnologia orientada a objetos.

Ética e Moral. Ética e Computação. Códigos de Ética Profissionais. Noções de Direito e Legislação.

Pressupostos da pesquisa. Planejamento. Fundamentação teórica. Organização de dados: Fichamentos, resumos e resenhas. Instrumentos de pesquisa. Elaboração de relatórios. Estrutura e organização de relatório. Regras oficiais acadêmicas. Tipos de textos científicos. Apresentação de trabalho científico.

Histórico da Inteligência Artificial. Agentes Inteligentes. Representação de Conhecimento. Principais Técnicas de Busca. Jogos. Lógicas de Proposições. Lógica de Predicados. Inferência e Resolução. Regras e Sistemas Especialistas. Aprendizado de Máquina. Redes Neurais. Algoritmos Genéticos. Raciocínio Nebuloso e Probabilístico.

Capacitar o aluno em técnicas e ferramentas de preparação e tratamento de Dados e em ambientes de programação voltados para a análise de dados, tendo como foco dados educacionais e o processo de pesquisa reproduzível.

Processos prescritivos de software. Desenvolvimento ágil de software. Reuso de software. Iniciativas ágeis versus iniciativas tradicionais, manifesto ágil (e Modern Agile). O Framework Scrum.

Sistemas de informação de suporte ao processo decisório tático e estratégico (SAD, SIG, EIS). Tecnologias de informação aplicadas à sistemas de informação de suporte ao processo decisório estratégico e tático. Desenvolvimento de sistemas de informação de suporte ao processo decisório tático e estratégico. Características e funcionalidades de sistemas de informação de nível tático e estratégico nas organizações.

Compreender os conceitos básicos de Internet das Coisas (IoT), as printipais aplicações IoT e seu uso nas plataformas Arduino e Raspberry Pi, os principais protocolos de comunicação e analisar a segurança da informação no contexto de IoT. Conhecer e estudar Ciência de Dados e Big Data em IoT, Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquinas e de Redes Neurais neste contexto.

O Projeto de Engenharia de Software como o desenvolvimento do Projeto de um software de acordo com a UML Unified Modeling Language. Apresentação do Projeto.

Revisões, auditoria e inspeções. Garantia de qualidade. Análise de causa e prevenção de defeitos. Avaliação de atributos de qualidade. Métricas e medidas da qualidade de software.

Estratégia de governança em cibersegurança. Compreender a gestão através dos processos de Governança, Risco e Compliance, além de compreender as estruturas e modelos de governança aplicados no mundo corporativo, conhecendo padrões e regulamentações.

Sistemas Distribuídos: histórico, definição, características, requisitos, protocolos de comunicação. Arquitetura cliente/servidor. Sincronização de relógios. Exclusão mútua. Algoritmos de eleição e Impasses (deadlocks). Transações distribuídas. Comunicação de grupo. Algoritmos de Difusão Confiável e Atômica. Algoritmos de acordo e consenso distribuído. Conceito de Segurança de Funcionamento. Tolerância a faltas em Sistemas Distribuídos. Objetos Distribuídos. Componentes Distribuídos. Web Services. Redes Peer-to- Peer. Middleware Orientado a Mensagens. Memória Compartilhada Distribuída.

Empreendedorismo. Desenvolvimento de atitudes, capacidades e habilidades. A inovação tecnológica e os diferenciais competitivos das pequenas e médias empresas. Processo de criação e gerenciamento de novos negócios. Plano de negócios.

Introdução. Modelos e forma-padrão de problemas de programação linear. Solução gráfica de um Problema de Programação Linear - PPL. Fundamento teórico do simplex. Dualidade. Análise de sensibilidade. Exemplos de aplicações de programação linear.

Evolução dos requisitos de gerenciamento de dados e dos modelos de bancos de dados. Big Data: definição, características e exemplos de domínios de aplicação; Bancos de dados nas nuvens e suas categorias; Bancos de dados NoSQL; Bancos de dados NewSQL; Bancos de dados em memória; Infraestruturas para processamento de Big Data; Desafios na gerência de Big Data: integração, armazenamento, análise de dados e suporte a tempo real.

Conceitos e paradigmas de Análise e Projeto de Sistemas. Linguagem de Programação para Desenvolvimento de Software.

Gestão de Recursos Humanos

A leitura e a produção textual. A estrutura do texto acadêmico. Textualidade e argumentação na produção do texto acadêmico. Gêneros textuais da esfera acadêmica: definição, finalidade e formatação.

Elementos da Contabilidade: definições, aplicação, campo de atuação da Contabilidade, função da Contabilidade, exigências legais e finalidade. Patrimônio. Balanço patrimonial, grupo de contas do balanço patrimonial. Demonstração do resultado do exercício. Noções de débito e crédito. Demonstração das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa, demonstração do valor adicionado e noções da situação financeira e econômica por meio das demonstrações contábeis.

Introdução ao curso de Administração: currículo, mercado de trabalho, conceitos de Administração. O papel do administrador na sociedade atual: formação e legislação profissional. Funções gerenciais: planejamento, organização, direção, coordenação e controle. Áreas de atuação da Administração: geral, produção e sistemas, marketing, finanças e recursos humanos. Introdução ao estudo da teoria administrativa e a importância do seu estudo. A evolução histórica do pensamento administrativo.

Números reais (operações, representações e intervalos). Álgebra (uso de equações e inequações na resolução de problemas). Funções (linear, quadrática, inversa, composta, exponencial, logarítmica) e suas aplicações (problemas de demanda e oferta de mercado, receita, custo e lucro). Cálculo diferencial no dia a dia de um gestor (limites e derivadas) e suas aplicações.

Tipos de conhecimento e ciência. A ciência moderna e o contexto sociocultural.
Tipos de Trabalhos Científicos. Metodologia de Pesquisa. Relatório de Pesquisa. Normatização de Trabalhos Científicos.

Psicologia Organizacional. Personalidade. Percepção. Frustração. Conflito psicológico. Aprendizagem. Dinâmica de grupos. Mudanças organizacionais.
Autoridade e poder. Motivação humana. Chefia e liderança. Seleção, adaptação e readaptação de pessoal.

Sistema social e sua hierarquia. Divisão do trabalho e industrialização. Estratificação social e distribuição de renda. Tipologia das organizações. Organizações modernas. O modelo burocrático e suas disfunções. Marx, Weber, Durkeim, Merton e Parsons. Antropologia cultural. Cultura, subculturas e contra cultura nas organizações. Ritos, rituais, heróis, símbolos, mitos e tabus. Microsociologia organizacional.

Contabilidade gerencial. Estrutura das demonstrações econômicas e financeiras. Preparação e consolidação das demonstrações. Análise vertical e horizontal. Saldo de tesouraria. Efeito tesoura. Análise e controle financeiro. Liquidez. Rentabilidade.

Conceitos econômicos: os agentes econômicos, os fatores de produção, o problema da escassez. Tipos de sistemas econômicos. Noções de Microeconomia: oferta, demanda, elasticidade, preço, estruturas de mercado, análise da competitividade e regulamentação governamental. Macroeconomia: Políticas Macroeconômicas, indicadores econômicos, moeda e inflação. Conjuntura Econômica.

Fundamentos filosóficos. Conhecimento, Filosofia e Ciência. Tendências atuais. A política. A moral. Perspectivas filosóficas das doutrinas éticas. Ética nos negócios.

Conceitos básicos. Capitalização simples e composta. Desconto simples e composto. Inflação e deflação. Séries de pagamento. Sistemas de amortização. Operações no mercado financeiro.

Conceitos preliminares. Noções de amostragem. Apresentação de dados. Medidas de tendência central e de dispersão. Probabilidade, variáveis aleatórias. Distribuição de probabilidades. Amostragem e estimativa de parâmetros.

A abordagem Clássica e Científica da Administração. Escola de Relações Humanas. Teoria da Burocracia. Abordagem Neoclássica da administração. Abordagem Comportamental. Teoria Sistêmica. Administração por Objetivos. Administração: estado atual e perspectivas futuras.

Temáticas introdutórias a custos industriais, teoricamente e com a aplicação de estudos de caso e pesquisas, segundo a visão generalista. Classificação de custos. Cálculo do custo do produto com base nos conceitos e métodos de apuração dos custos do material direto, da mão de obra direta e dos custos diretos e indiretos de fabricação. Análise da margem de contribuição e do custo-volume-lucro. Ponto de equilíbrio contábil, econômico e financeiro.

Evolução e conceitos. Gerenciamento de recursos materiais e patrimoniais: tecnologia, produtos, processos, informações e tendências. Aquisição: gestão de compras. Manutenção de ativos imobilizados. Tombamento e informatização.

Introdução aos conceitos da Administração Financeira. Os relatórios contábeis e a Administração Financeira e Orçamentária. Estudo dos índices financeiros. O capital de giro. Pontos de equilíbrio: contábil, financeiro e econômico. Relacionamento entre estoques e finanças. Orçamento e fluxo de caixa.

A formação econômica do Brasil e a moderna economia brasileira. A intervenção do Estado na economia e a nova forma de inserção da economia brasileira nos anos 1990. Plano Real. Conjuntura econômica.

Noções Introdutórias. Relação de emprego. Trabalho autônomo e trabalho subordinado. Relações individuais no trabalho. Conteúdo imperativo mínimo da relação de emprego. Direito ao salário. Direito ao repouso e ao lazer. Direito ao emprego. Questões elementares de Segurança e Medicina do Trabalho. Justiça do Trabalho: provocação e funcionamento. Direito judiciário do trabalho: teoria e prática. Direito objetivo do trabalho e suas inovações mais recentes. As ações trabalhistas: o conceito de ação; os elementos da ação trabalhista; as características da ação trabalhista.

Conceitos centrais. Marketing como filosofia empresarial. Gerência de marketing. O ambiente e os sistemas de marketing. Mercados. Segmentação de mercado. Negociações. Mix de marketing. Comportamento do consumidor.

Problemática ambiental, gestão ambiental e desenvolvimento sustentável. Estratégias, seus modelos e organização voltados para o Meio Ambiente e sociedade. Normas Série ISO 14000. Temas relevantes sobre tendências tecnológicas e ambientais.

As pessoas, os grupos e as organizações. Fundamentos do comportamento individual e grupal: percepção, diversidade, personalidade, motivação, emoção, liderança e comunicação, grupos/equipes e administração de conflitos, cultura e mudança organizacional.

O que é Administração da Produção e Operações. Relações entre custo, volume e lucro. Introdução à produção por demanda. Modelagem matemática para previsão de demanda. Desenvolvimento de processos de produção – Arranjo Físico. A decisão entre manufaturar ou não. Localização de instalações. Planejamento agregado da produção. Programação e controle da produção. MRP. Planejamento e controle just in time. Produtividade. Administração da qualidade total. Introdução à gestão de projetos. Estratégia na produção.

Histórias do Mercado de Capitais. Risco e Retornos. Carteira de Ativos. Diversificação de Carteiras. Eficiência de Mercado. Custo de Capital. Custo Médio Ponderado de Capital. Variabilidade dos Retornos. Beta. Alavancagem Financeira.

Business Process Management (BPM): Gerenciamento de Processos de Negócio. Conceitos e utilização. Tecnologia da Informação e a visão de gestão de negócios. Estruturas organizacionais e metodologia de mapeamento. Estudo dos processos: modelagem, simulação, execução, controle e otimização.

Conceito de Direito. Fontes. Princípios gerais de Direito. Direito societário. Direito individual do trabalho. Características de empregador e empregado. Contrato de trabalho. Direito tributário: tributos e suas espécies. Obrigação tributária, crédito tributário e lançamento tributário.

Origens do Governo e da Administração Pública no Brasil. A organização dos poderes. Estado e Governo. Fundamentos, princípios e função do setor público. Estrutura e funcionamento. O Estado como prestador de serviços. A gerência no serviço público. A Reforma do Estado.

A evolução histórica de recursos humanos no Brasil. Interação pessoas/organizações. A organização como sistema sócio-técnico aberto. Motivação humana no trabalho. Comportamento humano nas organizações. O sistema de administração de pessoas. Mercado de trabalho e rotatividade de pessoal.

Decisões de produto, preço, distribuição e comunicação. Controle de marketing. Pesquisa de marketing. Sistema de informação em marketing. Planejamento estratégico em marketing. Vendas: planejamento e gestão. Marketing de relacionamento.

Decisões Operacionais: planejamento da produção, sistemas de estoques, MRP e ERP, planejamento e controle do chão de fábrica e operações de serviços, manufatura just-in-time, administração da cadeia de suprimentos. Decisões de Controle: produtividade; gestão da qualidade.

Empreendedorismo. Desenvolvimento de atitudes, capacidades e habilidades. A inovação tecnológica e os diferenciais competitivos das pequenas e médias empresas. Processo de criação e gerenciamento de novos negócios. Plano de negócios.

Planejamento de recursos humanos. Recrutamento e seleção. Treinamento e desenvolvimento. Análise do trabalho e descrição de cargos. Avaliação de cargos. Política salarial. Pesquisa e estruturas salariais. Planejamento e desenvolvimento de carreiras. Remuneração variável e por competências. Administração de benefícios. Avaliação de desempenho. Banco de dados e auditoria em recursos humanos.

A atividade de consultoria organizacional: conceitos, tendências, tipos de consultoria, ética em consultoria e consultoria interna. Cultura organizacional e as atividades de consultoria. A resistência às mudanças e a atividades de consultoria. O consultor: estilo, carreiras e habilidades. Contratação de serviços de consultoria. Projeto de consultoria: plano de ação, metodologia, relatório de atividades e encerramento do projeto.

Aspectos gerais de projetos, suas características, abordagem do ciclo de vida dos projetos; Etapas de um projeto: Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicação, Riscos, Aquisições e Integração; Apresentar ferramentas de planejamento e controle dos projetos, segundo as boas práticas do PMBOK.

Histórico da Qualidade. Controle da Qualidade Total (TQC). Qualidade de Projeto, Produto e Processo. Processo de Melhoria Contínua. Gerenciamento pelas Diretrizes e Gestão pela Qualidade.

Origem histórica da logística. Evolução e inserção da logística no mundo empresarial. Cadeia de suprimento. Recursos logísticos. Posicionamentos logísticos. Gerenciamento da logística empresarial.

Conceitos de dado, informação, conhecimento e decisão. A origem e o conceito da Teoria Geral de Sistemas. Sistemas (conceitos, objetivos e componentes de sistemas de informação, classificações de sistemas e Sistemas de Informação, elementos, ambiente, sistema empresa). Sistemas Transacionais. Sistemas de Apoio à Decisão. Sistemas de Informação Gerencial. Sistemas de Suporte Executivo. Sistemas Especialistas. Desenvolvimento de Sistemas. Ciclo de Vida de Sistemas.

Conceitos. Tipos de Treinamento. Etapas dos Programas de treinamento: levantamento de necessidades, planejamento, implantação e avaliação. Aprendizagem Organizacional. Gestão de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Universidade Corporativa.

Ambiente de trabalho – conceito, histórico, visão internacional e nacional. Conceitos básicos de SMS. O Direito à Saúde e Segurança no Meio Ambiente do Trabalho: panorama da legislação nacional e internacional e inspeção do trabalho. Acidentes do Trabalho. Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): preceitos básicos e importância na proteção ao meio ambiente do trabalho. Saúde Ocupacional. Qualidade de Vida no trabalho.

Evolução do conceito de planejamento. Planejamento e administração estratégica. Visão globalística, sistêmica, participativa e inovadora. Meio ambiente, organização e ambiente-tarefa. Modelos de planejamento estratégico: formulação, implementação e controle. Balanced Scorecard. Competências essenciais. Estratégias e vantagens competitivas. Parcerias estratégicas (clientes internos, externos, fornecedores, comunidade e demais partes interessadas) e relações de causa-efeito.

Avaliação de desempenho: conceitos, importância e tipos de avaliação. Remuneração e benefícios: definição, conceituação e objetivos. Remuneração: tipos, planejamento, composição, estrutura e pesquisa de salários. Benefícios: tipos, planejamento e desenvolvimento de programas. Conceitos básicos e campo da Administração de Cargos e Salários. Elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Salários.

A etiologia do conflito e os vários métodos de resolução. O conhecimento do comportamento humano nas suas mais variadas expressões intra e interpessoais. O desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentais necessários para a gestão de conflitos. – A Negociação, seus princípios e métodos. – A Conciliação, Mediação e a Arbitragem como métodos da gestão de conflitos, e suas técnicas, métodos e pressupostos teóricos.

Tendências em gestão de Recursos Humanos. Consultoria em Recursos Humanos. O gestor de Recursos Humanos como consultor interno e agente de mudanças. Outros temas relevantes em Recursos Humanos.

O mercado de trabalho. Análise, descrição e elaboração do perfil do cargo. O processo de recrutamento e seleção. Análise de currículos. Principais técnicas de seleção. Seleção por Competências. Entrevista de Seleção. Entrevista de desligamento. Questões éticas do processo de recrutamento e seleção de pessoal.

História da computação e da tecnologia subjacente. Aplicações do computador: educação, medicina, etc. Previsões de evolução dos computadores. O mercado de trabalho dos egressos. Política nacional de informática: história e atualidade. O cientista da computação como profissional. Ética profissional. Doenças profissionais. Questões legais: segurança, privacidade, direitos de propriedade. Os impactos das novas tecnologias no comportamento do indivíduo e da sociedade. Questões éticas e sociais relacionadas ao uso e projeto de Sistemas de Informação. Cibernética: a ética no mundo digital.

Estudo dos fundamentos éticos do agir humano na educação. Investigação das relações entre valores e educação. Debate dos pressupostos éticos da formação humana e da sociedade. Ética na atuação profissional e na produção do conhecimento. Discussão das questões éticas contemporâneas. Ética cidadã. Ética profissional. Exemplos e alternativas metodológicas na produção do conhecimento. Direito da criança e do adolescente. A Educação a ética e o relacionamento.

As matrizes africanas da cultura afro-brasileira. O conceito de Afro-Brasileiro. Trabalho, cultura e resistência negra no Brasil. Cultura africana, sincretismo e miscigenação. Brasil/África e a formação do Atlântico Negro. O significado da África na formação do Brasil. As Relações Brasil-África ao longo do Século XIX.

Fundamentos da educação de surdos no Brasil e no mundo. Políticas Públicas de educação de surdos: Legislação e decreto Educação bilíngue para surdos. Perspectivas metodológicas da educação de surdos. Profissionais da Educação de surdos. Noções básicas de Libras. Metodologia e recursos didáticos no ensino escolar.

Ciências Contábeis

Sistema social e sua hierarquia. Divisão do trabalho e industrialização. Estratificação social e distribuição de renda. Tipologia das organizações. Organizações modernas. O modelo burocrático e suas disfunções. Marx, Weber, Durkeim, Merton e Parsons. Antropologia cultural. Cultura, subculturas e contra cultura nas organizações. Ritos, rituais, heróis, símbolos, mitos e tabus. Microsociologia organizacional.

Metodologia de estudos no ensino superior. O estudo na EAD. Características comuns no ensino presencial e em Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Tipos de Trabalhos Acadêmicos. Orientações à leitura e à escrita. Pesquisa bibliográfica e Normatização de Trabalhos.

A leitura e a produção textual. A estrutura do texto acadêmico.Textualidade e argumentação na produção do texto acadêmico. Gêneros textuais da esfera acadêmica: definição, finalidade e formatação.

Matemática Básica: Noções de lógica. Função. Números Inteiros, Racionais e Irracionais. Números complexos. Polinômios. Série geométrica e funções exponencial, logarítmica e potência. Pré-Cálculo: Conjuntos Numéricos. Módulo e raízes. Resolução de equações e inequações. Função real de variável real. Trigonometria.

Psicologia organizacional. Personalidade. Percepção. Frustração. Conflito psicológico. Aprendizagem. Dinâmica de grupos. Mudanças organizacionais. Autoridade e poder. Motivação humana. Chefia e liderança. Seleção, adaptação e readaptação de pessoal.

Tipos de conhecimento e ciência. A ciência moderna e o contexto sociocultural. Tipos de Trabalhos Científicos. Metodologia de Pesquisa. Relatório de Pesquisa. Normatização de Trabalhos Científicos.

Elementos da Contabilidade: definições, aplicação, campo de atuação da Contabilidade, função da Contabilidade, exigências legais e finalidade. Patrimônio. Balanço Patrimonial, grupo de contas do Balanço Patrimonial. Demonstração do Resultado do Exercício. Noções de Débito e Crédito. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e da Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração do Valor adicionado e Noções da Situação Financeira e Econômica Através das Demonstrações Contábeis.

A abordagem Clássica e Científica da Administração. Escola de Relações Humanas. Teoria da Burocracia. Abordagem Neoclássica da administração. Abordagem Comportamental. Teoria Sistêmica. Administração por Objetivos. Administração: estado atual e perspectivas futuras.

A área financeira dentro do contexto da empresa. O dilema do administrador: liquidez e rentabilidade. A análise financeira por objeto. Índices financeiros. Poder de ganho na empresa. Princípios de planejamento financeiro. Planejamento das necessidades de capital de giro. Administração do ativo circulante: disponibilidade e componentes realizáveis. Open-market.
Administração do passivo circulante: obrigações e compromissos. Administração do não-exigível: capital, reservas, retenção dos lucros. Planejamento da estrutura de capital. O sistema orçamentário como ferramenta de planejamento e controle de resultados.

Estoque; Plano de contas de estoque; Métodos de avaliação de estoques (PEPS, UEPS, PMP); Apuração do custo de mercadorias vendidas; Inventário (permanente, periódico); Receitas, despesas, custos de mercadorias; Apuração de impostos sobre vendas de mercadorias e serviços(ICMS, PIS, COFINS, ISSQN, IPI); Apuração do resultado; Importação; Exportação; Perdas estimadas em créditos de liquidação duvidosa; Folha de pagamento: vantagens e descontos; Pró-labore; Ativo Imobilizado; Depreciação, Amortização e Exaustão. Levando em consideração os CPC’s.

Comércio e o Direito Comercial. Os instrumentos comerciais. As Sociedades Civis e Comerciais. Institutos Especiais: Código Comercial. Lei das Sociedades por ações. Lei do Inquilinato. O Direito Tributário: Fonte do Direito Tributário. Impostos, taxas e contribuições de melhorias no âmbito federal, estadual e municipal. Não incidências e suspensões. Incentivos Fiscais.

Conceitos econômicos: os agentes econômicos, os fatores de produção, o problema da escassez. Tipos de sistemas econômicos. Noções de Microeconomia: oferta, demanda, elasticidade, preço, estruturas de mercado, análise da competitividade e regulamentação governamental. Macroeconomia: Políticas Macroeconômicas, indicadores econômicos, moeda e inflação. Conjuntura Econômica.

Introdução de conhecimentos: conceitos básicos, capitalização simples e composta, desconto, planos de financiamento, sistema de amortização, operações no mercado financeiro, inflação e deflação, através de exercícios instrumentais para subsidiar as disciplinas de formação profissional.

Conceitos preliminares; noções de amostragem; apresentação de dados; medidas de tendência central e de dispersão; probabilidade; variáveis aleatórias; distribuição de probabilidades; teoria das filas; amostragem e estimativa de parâmetros; simulação.

O Projeto Interdisciplinar da Ciências Contábeis tem como objetivo ampliar as possibilidades de aprimoramento da aprendizagem por meio da aplicação do conhecimento teórico à realidade, possibilitando a integração entre os módulos e sua aplicação em situações práticas no âmbito das organizações. Também visa interagir por meio do diálogo com as diferentes áreas da contabilidade; proporcionar a vivência dos conteúdos trabalhados por meio de atividades práticas; apoiar o aluno na apropriação do conhecimento propiciado pela prática; proporcionar a compreensão e a importância da investigação científica de forma a realizá-la com gosto e prazer; e articular a pesquisa na busca de alternativas para solução de problemas específicos do campo de trabalho. No curso de Ciências Contábeis da ESAB, o PI será trabalhado em dois momentos diferentes, durante o segundo e o quarto Meg- módulos e o (a) aluno (a) receberá orientação durante a realização do Projeto. Os módulos/disciplinas de Organização do Trabalho Acadêmico, Metodologia do Trabalho Científico e Análise e Produção Textual, do primeiro Meg-módulo fornecem subsídios para a confecção dos relatórios, bem como para a versão final dos trabalhos.

Histórias do Mercado de Capitais. Risco e Retornos. Carteira de Ativos. Diversificação de Carteiras. Eficiência de Mercado. Custo de Capital. Custo Médio Ponderado de Capital. Variabilidade dos Retornos. Beta. Alavancagem Financeira.

Contabilidade Gerencial. Estrutura das demonstrações econômicas e financeiras. Preparação e consolidação das demonstrações. Análise vertical e horizontal. Saldo de tesouraria. Efeito tesoura. Análise e controle financeiro. Liquidez. Estrutura de Capital. Grau de endividamento. Rentabilidade.

Sistemas de informação de suporte ao processo decisório tático e estratégico (SAD, SIG, EIS). Tecnologias de informação aplicadas à sistemas de informação de suporte ao processo decisório estratégico tático e estratégico. Características e funcionalidades de sistemas de informação de nível tático e estratégico nas organizações. Tópicos avançados em sistemas de apoio à decisão.

Empreendedorismo. Desenvolvimento de atitudes, capacidades e habilidades. A inovação tecnológica e os diferenciais competitivos das pequenas e médias empresas. Processo de criação e gerenciamento de novos negócios. Plano de Negócios.

História da computação e da tecnologia subjacente. Aplicações do computador: educação, medicina, etc. Previsões de evolução dos computadores. O mercado de trabalho dos egressos. Política nacional de informática: história e atualidade. O cientista da computação como profissional. Ética profissional. Doenças profissionais. Questões legais: segurança, privacidade, direitos de propriedade. Os impactos das novas tecnologias no comportamento do indivíduo e da sociedade. Questões éticas e sociais relacionadas ao uso e projeto de Sistemas de Informação. Cibernética: a ética no mundo digital.

Problemática ambiental, gestão ambiental e desenvolvimento sustentável. Estratégias, seus modelos e organização voltados para o Meio Ambiente e sociedade. Normas Série ISO 14000. Temas relevantes sobre tendências tecnológicas e ambientais.

Estudo dos fundamentos éticos do agir humano na educação. Investigação das relações entre valores e educação. Debate dos pressupostos éticos da formação humana e da sociedade. Ética na atuação profissional e na produção do conhecimento. Discussão das questões éticas contemporâneas. Ética cidadã. Ética profissional. Exemplos e alternativas metodológicas na produção do conhecimento. Direito da criança e do adolescente. A Educação a ética e o relacionamento.

Noções Introdutórias. Relação de emprego. Trabalho autônomo e trabalho subordinado. Relações individuais no trabalho. Conteúdo imperativo mínimo da relação de emprego. Direito ao salário. Direito ao repouso e ao lazer. Direito ao emprego. Questões elementares de Segurança e Medicina do Trabalho. Justiça do Trabalho: provocação e funcionamento. Direito judiciário do trabalho: teoria e prática. Direito objetivo do trabalho e suas inovações mais recentes. As ações trabalhistas: o conceito de ação; os elementos da ação trabalhista; as características da ação trabalhista.

Fundamentos filosóficos. Conhecimento, Filosofia e Ciência. Tendências atuais. A política. A moral. Perspectivas filosóficas das doutrinas éticas. Ética nos negócios. Código de ética do Administrador.

Apresenta questão da formulação dos conceitos básicos de contabilidade de custos, custos para avaliação de estoques, a importância dos rateios e elaboração e interpretar e custeio de absorção. Custos indiretos de fabricação. Materiais diretos e mão-de-obra direta. Problemas especiais de produção por ordem e da produção contínua.

Apresenta a aplicação da legislação tributária às funções contábeis. Trata da análise das características jurídicas e contábeis dos tributos indiretos, destacando a estrutura conceitual do ICMS com enfoque nas alíquotas internas e interestaduais, das principais regras aplicadas ao IPI e ISS e no registro contábil desses tributos. Examina as contribuições para o PIS/PASEP e da COFINS diferenciando os métodos existentes: cumulativo e não-cumulativo e a integração destes métodos na opção para a tributação sobre o lucro da empresa. Contempla a contabilização dos tributos e seus reflexos nos resultados da empresa.

Apresenta a estrutura das demonstrações contábeis, atendendo à exigências da Lei nº 6.404/76 e alterações produzidas pela Lei nº 11.638/2007 e Lei nº 11.941/2009. E contempla, também, as questões conceituais e formas de apresentação da Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulado, da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e Demonstração do Fluxo de Caixa.

Apresenta a estrutura conceitual da contabilidade. Ativo e Passivo: Natureza e avaliação. Resultado – receita, despesa, perda e ganho: natureza, mensuração e regime de reconhecimento. Patrimônio Líquido. Análise crítica dos Princípios Fundamentais de Contabilidade aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC.

O Serviço público: Aspectos sociais, políticos e constitucionais. Administração pública e campo de aplicação da contabilidade pública. Gestão administrativa. Orçamento: Plano plurianual de investimentos, Lei de diretrizes orçamentárias e orçamento programa. Receita pública. Despesa pública. Licitações e contratos administrativos. Execução orçamentária e controles contábeis. Créditos orçamentários e adicionais. Regime de adiantamento. Controle interno e externo: auditoria interna, tribunais de contas e poder legislativo. Plano de contas. Sistemas de contas. Contabilidade analítica. Prática de escrituração sintética. Elaboração das Demonstrações Contábeis com base nas IPSAS - NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO (INTERNATIONAL PUBLIC SECTOR ACCOUNTING STANDARDS).

As matrizes africanas da cultura afro-brasileira. O conceito de Afro-Brasileiro. Trabalho, cultura e resistência negra no Brasil. Cultura africana, sincretismo e miscigenação. Brasil/África e a formação do Atlântico Negro. O significado da África na formação do Brasil. As Relações Brasil-África ao longo do Século XIX.

Fundamentos da educação de surdos no Brasil e no mundo. Políticas Públicas de educação de surdos: Legislação e decreto Educação bilíngue para surdos. Perspectivas metodológicas da educação de surdos. Profissionais da Educação de surdos. Noções básicas de Libras. Metodologia e recursos didáticos no ensino escolar.

Apresenta a aplicação da legislação tributária às funções contábeis. Trata da apresentação dos aspectos básicos da legislação do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido fazendo uma análise detalhada da melhor forma de tributação voltada a uma redução legal do ônus tributário empresarial. Examina as formas de tributação pelo Lucro Arbitrado, Lucro Presumido e Lucro Real e do funcionamento do Simples Nacional, sistema utilizado como instrumento de tributação para microempresas e empresas de pequeno porte

Origem da Controladoria. Funções e atribuições de controller. Organização da controladoria. Padrões de controle. Controle financeiro: vendas, custos e despesas, caixa, contas a receber, estoques, permanente, exigibilidades, capital e reservas. Relatórios: finalidades, o que relatar, tipos de relatórios. O orçamento como instrumento gerencial de informação.

Apresenta o Sistema de Custeio Variável ou Direto: custos fixos e variáveis, margem de contribuição, ponto de equilíbrio. Análise de Custo-Volume-Lucro. Sistema de custeio baseado em atividades: definição e aplicação. Custo Padrão. Fixação de Preço de Venda. Comportamento dos Custos. Receitas e custos relevantes e o processo decisório. Limitação na Capacidade de Produção.

Comentários a Lei das Sociedades por Ações, Introdução a Estrutura Patrimonial – Balanço Patrimonial a Demonstração de Resultado do Exercício, Contabilização de operações comerciais com impostos, Despesas Antecipadas, Impostos sobre Vendas Devoluções, descontos, abatimentos, juros e encargos sociais sobre a folha.

Apresenta a questão da análise de capital de giro, necessidade de capital de giro, e interpretar o grau de tesouraria, análise de fluxo de caixa, descrever a importância da interpretação para tomadas de decisões referente a EVA e MVA. Preparação das demonstrações para análise. Coeficiente, índices e quocientes. Análise vertical e horizontal

Evolução histórica. Conceitos e objetivos. Aspectos legais, sociais e conceituais. Funções contábeis. Normas de perícia contábil. Necessidade de perícia contábil. Atos preparatórios. Atos de execução. A perícia contábil e o Código do Processo Civil. Perícia extrajudicial. Prova pericial e suas interações com as demais provas. Papel de trabalho pericial. Laudo pericial.

Apresenta a Consolidação das Demonstrações Contábeis, capacitando o aluno a entender as técnicas de consolidação, como as eliminações das operações entre empresas do grupo, o diferimento dos tributos e o destaque dos acionistas não controladores. Elaboração de demonstrações contábeis após as operações com empresas como a fusão, cisão e incorporação, detalhando os efeitos dessas as operações nas Demonstrações Contábeis. Normas contábeis internacionais.

Apresenta os conceitos de Auditoria, Regulamentação da profissão emanadas pelos órgãos reguladores, Fundamentos de Auditoria. Erros e ajustes das informações contábeis. Normas e princípios de auditoria. Controle interno: estudo e avaliação. Procedimentos de auditoria. Papéis de trabalho. Relatório de auditoria e parecer. Programa e planejamento da auditoria. Elaboração do planejamento e do programa de auditoria. Análise geral e matriz de risco. Auditoria tributária.

Apresenta as Metodologias de Avaliação de Empresas, utilizando as metodologias baseadas nos dados contábeis e as metodologias baseadas no cálculo do valor presente líquido para calcular o valor da empresa. E a forma elaboração de relatórios sobre o valor de mercado das empresas, dando subsídios para as operações de cominação de negócios.

Apresenta as mudanças ocorridas na contabilidade brasileira com a harmonização contábil perante as exigências impostas pelo processo de globalização. Aborda à Estrutura Conceitual para a elaboração das Demonstrações Contábeis bem como aborda aspectos específicos referentes ao tratamento que deve ser dado ao Imobilizado, Intangível, Estoques, Operações de Arrendamento Mercantil e Ajustes a Valor Presente.

Administração Pública

Sistema social e sua hierarquia. Divisão do trabalho e industrialização. Estratificação social e distribuição de renda. Tipologia das organizações. Organizações modernas. O modelo burocrático e suas disfunções. Marx, Weber, Durkeim, Merton e Parsons. Antropologia cultural. Cultura, subculturas e contra cultura nas organizações. Ritos, rituais, heróis, símbolos, mitos e tabus. Microsociologia organizacional.

Metodologia de estudos no ensino superior. O estudo na EAD. Características comuns no ensino presencial e em Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Tipos de Trabalhos Acadêmicos. Orientações à leitura e à escrita. Pesquisa bibliográfica e Normatização de Trabalhos.

A leitura e a produção textual. A estrutura do texto acadêmico.Textualidade e argumentação na produção do texto acadêmico. Gêneros textuais da esfera acadêmica: definição, finalidade e formatação.

Matemática Básica: Noções de lógica. Função. Números Inteiros, Racionais e Irracionais. Números complexos. Polinômios. Série geométrica e funções exponencial, logarítmica e potência. Pré-Cálculo: Conjuntos Numéricos. Módulo e raízes. Resolução de equações e inequações. Função real de variável real. Trigonometria.

Psicologia organizacional. Personalidade. Percepção. Frustração. Conflito psicológico. Aprendizagem. Dinâmica de grupos. Mudanças organizacionais. Autoridade e poder. Motivação humana. Chefia e liderança. Seleção, adaptação e readaptação de pessoal.

Tipos de conhecimento e ciência. A ciência moderna e o contexto sociocultural. Tipos de Trabalhos Científicos. Metodologia de Pesquisa. Relatório de Pesquisa. Normatização de Trabalhos Científicos.

Elementos da Contabilidade: definições, aplicação, campo de atuação da Contabilidade, função da Contabilidade, exigências legais e finalidade. Patrimônio. Balanço Patrimonial, grupo de contas do Balanço Patrimonial. Demonstração do Resultado do Exercício. Noções de Débito e Crédito. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e da Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração do Valor adicionado e Noções da Situação Financeira e Econômica Através das Demonstrações Contábeis.

Introdução ao curso de Administração: currículo, mercado de trabalho, conceitos de administração. O Papel do Administrador na sociedade atual: formação e legislação profissional. Funções gerenciais: planejamento, organização, direção, coordenação e controle. Áreas de atuação da Administração: geral, produção e sistemas, marketing, finanças e recursos humanos. Introdução ao estudo da teoria administrativa e a importância do seu estudo. A evolução histórica do pensamento administrativo.

A abordagem Clássica e Científica da Administração. Escola de Relações Humanas. Teoria da Burocracia. Abordagem Neoclássica da administração. Abordagem Comportamental. Teoria Sistêmica. Administração por Objetivos. Administração: estado atual e perspectivas futuras.

Contabilidade Gerencial. Estrutura das demonstrações econômicas e financeiras. Preparação e consolidação das demonstrações. Análise vertical e horizontal. Saldo de tesouraria. Efeito tesoura. Análise e controle financeiro. Liquidez. Estrutura de Capital. Grau de endividamento. Rentabilidade.

Fundamentos filosóficos. Conhecimento, Filosofia e Ciência. Tendências atuais. A política. A moral. Perspectivas filosóficas das doutrinas éticas. O público e o privado. Código de ética do Administrador. O ethos republicano e democrático como norteador da formação ética profissional. A responsabilidade pela res pública e à defesa do efetivo caráter público e democrático do Estado.

Conceitos econômicos: os agentes econômicos, os fatores de produção, o problema da escassez. Tipos de sistemas econômicos. Noções de Microeconomia: oferta, demanda, elasticidade, preço, estruturas de mercado, análise da competitividade e regulamentação governamental. Macroeconomia: Políticas Macroeconômicas, indicadores econômicos, moeda e inflação. Conjuntura Econômica.

Introdução de conhecimentos: conceitos básicos, capitalização simples e composta, desconto, planos de financiamento, sistema de amortização, operações no mercado financeiro, inflação e deflação, através de exercícios instrumentais para subsidiar as disciplinas de formação profissional.

Conceitos preliminares; noções de amostragem; apresentação de dados; medidas de tendência central e de dispersão; probabilidade; variáveis aleatórias; distribuição de probabilidades; teoria das filas; amostragem e estimativa de parâmetros; simulação.

A área financeira dentro do contexto da empresa. O dilema do administrador: liquidez e rentabilidade. A análise financeira por objeto. Índices financeiros. Poder de ganho na empresa. Princípios de planejamento financeiro. Planejamento das necessidades de capital de giro. Administração do ativo circulante: disponibilidade e componentes realizáveis. Open-market. Administração do passivo circulante: obrigações e compromissos. Administração do não-exigível: capital, reservas, retenção dos lucros. Planejamento da estrutura de capital. O sistema orçamentário como ferramenta de planejamento e controle de resultados.

Origens do Governo e da Administração Pública no Brasil. A organização dos poderes. Estado e Governo. Fundamentos, princípios e função do setor público. Estrutura e funcionamento. O Estado como prestador de serviços. A gerência no serviço público.

Paradigmas, correntes e teorias no campo da administração pública. A corrente estadocêntrica e as teorias clássicas da administração pública. Administração patrimonialista. Administração burocrática: origens, características e disfunções. Corrente New Public Management: neo-institucionalismo, gerencialismo e boa governança. Corrente pluralista. Estudos críticos na administração pública. O Novo Serviço Público e a Coprodução. Administração pública na prática. Novas perspectivas no campo da administração pública no Brasil e no mundo.

Problemática ambiental, gestão ambiental e desenvolvimento sustentável. Estratégias, seus modelos e organização voltados para o Meio Ambiente e sociedade. Normas Série ISO 14000. Temas relevantes sobre tendências tecnológicas e ambientais.

O Serviço público: Aspectos sociais, políticos e constitucionais. Administração pública e campo de aplicação da contabilidade pública. Gestão administrativa. Orçamento: Plano plurianual de investimentos, Lei de diretrizes orçamentárias e orçamento programa. Receita pública. Despesa pública. Licitações e contratos administrativos. Execução orçamentária e controles contábeis. Créditos orçamentários e adicionais. Regime de adiantamento. Controle interno e externo: auditoria interna, tribunais de contas e poder legislativo. Plano de contas. Sistemas de contas. Contabilidade analítica. Prática de escrituração sintética. Elaboração das Demonstrações Contábeis com base nas IPSAS - Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (International Public Sector Accounting Standards).

A formação econômica do Brasil e a moderna economia brasileira. A Intervenção do Estado na economia e a nova forma de inserção da economia brasileira nos anos 90. Plano Real. Conjuntura econômica atual.

Ciência Política e Estado. Conceitos fundamentais: poder, influência, dominação e decisão. Estado e Formas de Estado. Formas e sistemas de governo. Separação de Poderes. Estado de Direito. Sufrágio, voto e eleição. Sistemas eleitorais. Partidos Políticos. Sociedade civil e sociedade política. As dimensões básicas do funcionamento dos sistemas políticos: cultura política, instituições, representação e comportamento político.

Noções Introdutórias. Relação de emprego. Trabalho autônomo e trabalho subordinado. Relações individuais no trabalho. Conteúdo imperativo mínimo da relação de emprego. Direito ao salário. Direito ao repouso e ao lazer. Direito ao emprego. Questões elementares de Segurança e Medicina do Trabalho. Justiça do Trabalho: provocação e funcionamento. Direito judiciário do trabalho: teoria e prática. Direito objetivo do trabalho e suas inovações mais recentes. As ações trabalhistas: o conceito de ação; os elementos da ação trabalhista; as características da ação trabalhista.

Histórias do Mercado de Capitais. Risco e Retornos. Carteira de Ativos. Diversificação de Carteiras. Eficiência de Mercado. Custo de Capital. Custo Médio Ponderado de Capital. Variabilidade dos Retornos. Beta. Alavancagem Financeira.

Teoria das Finanças Públicas. Gasto Público. Financiamento do Estado. Reforma do Estado. O Poder Judiciário e a Alocação de Recursos. Regimes de Extração Fiscal. Federação. Federalismo fiscal. Distribuição de funções entre os poderes. Planejamento orçamentário. Leis orçamentárias. Crédito orçamentário. Despesa pública. Responsabilidade fiscal. Financiamento de gastos. Operações de crédito. Equilíbrio fiscal. Partilha de receitas. Receita pública. Controle de execução orçamentária. Competência tributária. Interesse público. Tributo.

Comércio e o Direito Comercial. Os instrumentos comerciais. As Sociedades Civis e Comerciais. Institutos Especiais: Código Comercial. Lei das Sociedades por ações. Lei do Inquilinato. O Direito Tributário: Fonte do Direito Tributário. Impostos, taxas e contribuições de melhorias no âmbito federal, estadual e municipal. Não incidências e suspensões. Incentivos Fiscais.

Evolução do conceito de planejamento. Planejamento e administração estratégica. Visão globalística, sistêmica, participativa e inovadora. Meio ambiente, organização e ambiente-tarefa. Modelos de planejamento estratégico: formulação, implementação e controle. Balanced Scorecard. Competências essenciais. Estratégias e vantagens competitivas. Parcerias estratégicas (clientes internos, externos, fornecedores, comunidade e demais partes interessadas) e relações de causa-efeito.

O processo de licitação: aspectos introdutórios; decisão de contratar; conceito; finalidade; objeto; princípios; obrigatoriedade, dispensa e inexigibilidade; modalidades; procedimento; tipos; anulação e revogação. Modalidades de licitação. O pregão eletrônico.

Histórico, políticas e práticas de gestão de pessoas nas organizações. Papéis estratégicos da Gestão de Pessoas. O papel do profissional de gestão de pessoas com abordagens de novos paradigmas da gestão pública. Gestão por Competência e o desafio dos gestores públicos. A Lei nº 8.112/90. O Plano estratégico de gestão de pessoas.

BPM - Gerenciamento de Processos de Negócio. Conceitos e Utilização. Tecnologia da Informação e a visão de Gestão de Negócios. Estruturas organizacionais e metodologia de mapeamento. Estudo dos processos: Modelagem, Simulação, Execução, Controle e Otimização.

Fundamentos do planejamento e orçamento público. Receitas e despesas públicas: Classificações orçamentárias e sistemas de informações orçamentárias. Modelo orçamentário brasileiro: evolução, organização e estrutura. O orçamento baseado em programas. O Plano Plurianual - PPA. A Lei das Diretrizes Orçamentárias - LDO. Elaboração e execução da Lei Orçamentária Anual. Consórcios públicos.

Conceito e princípios do Direito Administrativo. O Direito Administrativo: sua posição, fontes e conceitos. Sujeitos do Direito Administrativo. Organização administrativa: administração direta e indireta. Administração delegada. Serviços Públicos. Bens Públicos. Agentes: atente político, servidor público e particulares em colaboração com o Poder Público. Controles da Administração. Poderes da Administração.

Introdução ao planejamento público. Planejamento estratégico situacional. Evolução do planejamento governamental no Brasil. Planos de desenvolvimento do Brasil. Estrutura do planejamento governamental. Práticas participativas na gestão e no planejamento. Planejamento e políticas públicas. Teorias e modelos de planejamento governamental. Enfoque sistêmico e estratégico de planejamento. Métodos, técnicas/características e etapas. Avaliação e acompanhamento como parte do processo de planejamento. Construção de indicadores de monitoramento e avaliação.

História da computação e da tecnologia subjacente. Aplicações do computador: educação, medicina, etc. Previsões de evolução dos computadores. O mercado de trabalho dos egressos. Política nacional de informática: história e atualidade. O cientista da computação como profissional. Ética profissional. Doenças profissionais. Questões legais: segurança, privacidade, direitos de propriedade. Os impactos das novas tecnologias no comportamento do indivíduo e da sociedade. Questões éticas e sociais relacionadas ao uso e projeto de Sistemas de Informação. Cibernética: a ética no mundo digital.

Estudo dos fundamentos éticos do agir humano na educação. Investigação das relações entre valores e educação. Debate dos pressupostos éticos da formação humana e da sociedade. Ética na atuação profissional e na produção do conhecimento. Discussão das questões éticas contemporâneas. Ética cidadã. Ética profissional. Exemplos e alternativas metodológicas na produção do conhecimento. Direito da criança e do adolescente. A Educação a ética e o relacionamento.

Contratos Administrativos: aspectos introdutórios; conceito; processo de contratação; objeto; características; prerrogativas de direito público da Administração; modalidades (obra pública, serviços, fornecimento, concessão, parceria público-privadas; permissão; franquia, terceirização, contrato de gestão, convênio; gestão, acompanhamento e controle do contrato; extinção; avaliação dos resultados e dos impactos). Convênios e Consórcios.

Aspectos gerais de projetos, suas características, abordagem do ciclo de vida dos projetos. Etapas de um projeto: Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicação, Riscos, Aquisições e Integração. Ferramentas de planejamento e controle dos projetos segundo as boas práticas do PMBOK.

Políticas públicas: estruturas e processos. Estruturação de problemas. Processos de tomada de decisões políticas. Ciclo de política: formulação, implementação e avaliação de políticas. Abordagens recentes e reflexão sobre atores nas políticas. As políticas públicas de corte social: princípios, mecanismos e sua trajetória e desenvolvimento em nível internacional e do Brasil.

Conceitos de economia solidária e economia social. Economia Solidária: a gestão social em seus diferentes níveis. A economia solidária como uma experiência de gestão social. Diferença entre economia solidária e outras práticas correlatas. Diferentes abordagens da economia solidária. Elementos constitutivos do conceito de Economia Solidária. Os empreendimentos Econômicos Solidários. A autogestão. A construção da economia solidária na prática. A Economia Solidária no Brasil. Experiências de Economia Solidária. No contexto da gestão social serão discutidos os conceitos de democracia deliberativa, cidadania, participação (política, social e popular) e accontability.

As matrizes africanas da cultura afro-brasileira. O conceito de Afro-Brasileiro. Trabalho, cultura e resistência negra no Brasil. Cultura africana, sincretismo e miscigenação. Brasil/África e a formação do Atlântico Negro. O significado da África na formação do Brasil. As Relações Brasil-África ao longo do Século XIX.

Fundamentos da educação de surdos no Brasil e no mundo. Políticas Públicas de educação de surdos: Legislação e decreto Educação bilíngue para surdos. Perspectivas metodológicas da educação de surdos. Profissionais da Educação de surdos. Noções básicas de Libras. Metodologia e recursos didáticos no ensino escolar.

Estudo das relações internacionais no contexto da gestão pública. Relações internacionais no período contemporâneo e estrutura do sistema internacional. Globalização, regionalização, interdependência e as organizações internacionais, meio ambiente, direitos humanos, conflitos étnicos e religiosos, os nacionalismos, o terrorismo e a resolução pacífica dos conflitos internacionais.

Conceitos e definições deTerceiro setor. Natureza e ação socioeconômica de organizações não governamentais (ONGs), fundações, entidades beneficentes, fundos comunitários, entidades sem fins lucrativos, empresas doadoras, institutos, cooperativas, associações comunitárias, organizações da sociedade civil de caráter público (OSCIP) e de entidades filantrópicas. A gestão das organizações do terceiro setor. Formas de gestão das organizações do terceiro setor: autogestão, cogestão, gestão participativa e heterogestão. Políticas Públicas e o Terceiro Setor: as políticas sociais no Brasil.

Logística

Fundamentos da administração de produção. Conceitos e estruturas da administração de produção. Tipos de produção. Arranjo físico da produção (layout). Planejamento Mestre de Produção (MRP I, MRP II). Planejamento, programação e controle da produção. Desenvolvimento de novos produtos e processos. Técnicas modernas de administração de produção. Balanceamento de linhas de produção. Teoria das Restrições (TOC). Indicadores de produção. Prevenção e recuperação de falhas. Administração da qualidade total. Melhoramento da Produção. Desafios da Produção.

Metodologia de estudos no ensino superior. O estudo na EAD. Características comuns no ensino presencial e em Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Tipos de Trabalhos Acadêmicos. Orientações à leitura e à escrita. Pesquisa bibliográfica e Normatização de Trabalhos.

Interagir, através da comunicação verbal e não-verbal, com colegas, equipes de trabalho e superiores. Utilizar as ferramentas, instrumentos e técnicas de organização de informação e reconhecer métodos e técnicas de comunicação.

Tratar da introdução à logística, bem como, seu surgimento, os primeiros passos como ciência, o papel da logística na atualidade; abordar a logística e necessidades, o porquê de estudar logística e, consequentemente, a importância da logística.

Fundamentos da educação de surdos no Brasil e no mundo. Políticas Públicas de educação de surdos: Legislação e decreto Educação bilíngue para surdos. Perspectivas metodológicas da educação de surdos. Profissionais da Educação de surdos. Noções básicas de Libras. Metodologia e recursos didáticos no ensino escolar.

Tipos de conhecimento e ciência. A ciência moderna e o contexto sociocultural. Tipos de Trabalhos Científicos. Metodologia de Pesquisa. Relatório de Pesquisa. Normatização de Trabalhos Científicos.

Promover o gerenciamento de estoques, armazéns, depósitos e almoxarifados em organizações de diversas naturezas, na perspectiva da cadeia de suprimentos e das operações.

A abordagem Clássica e Científica da Administração. Escola de Relações Humanas. Teoria da Burocracia. Abordagem Neoclássica da administração. Abordagem Comportamental. Teoria Sistêmica. Administração por Objetivos. Administração: estado atual e perspectivas futuras.

Utilizar conceitos básicos de planejamento e fluxos de informação; Utilização de planilhas para definições e processos de planejamento e de controle de processos produtivos; Detecção de necessidades de produção e de oferecimento de serviços; Confecção de bases em métodos de planejamento de produção; Estabelecer capacidades de produção e seus mecanismos básicos de gestão.

Introdução de conhecimentos: conceitos básicos, capitalização simples e composta, desconto, planos de financiamento, sistema de amortização, operações no mercado financeiro, inflação e deflação, através de exercícios instrumentais para subsidiar as disciplinas de formação profissional.

Comércio e o Direito Comercial. Os instrumentos comerciais. As Sociedades Civis e Comerciais. Institutos Especiais: Código Comercial. Lei das Sociedades por ações. Lei do Inquilinato. O Direito Tributário: Fonte do Direito Tributário. Impostos, taxas e contribuições de melhorias no âmbito federal, estadual e municipal. Não incidências e suspensões. Incentivos Fiscais.

Conceitos preliminares; noções de amostragem; apresentação de dados; medidas de tendência central e de dispersão; probabilidade; variáveis aleatórias; distribuição de probabilidades; teoria das filas; amostragem e estimativa de parâmetros; simulação.

Fundamentar conceitos de comercio exterior para aplicabilidade nas atividades logísticas; reconhecer normas e política de comercio para operacionalização da cadeia logística; reconhecer sistema de câmbio para realização de transações logísticas.

Gestão de compras e aquisição. Estrutura e organização na função compras. Normas, procedimentos e raciocínio estratégico pertinente ao setor de compras e aquisição. A terceirização, os fornecedores e as parcerias. Ferramentas de apoio às atividades de compras. Função compras e sua reposição. Curva ABC de estoque. E-commerce e ética na função compras.

Reafirmar os conceitos e princípios da aplicação das políticas de qualidade nas organizações. Assim como, conceituar e aplicar os métodos e instrumentos da gestão da qualidade como fator estratégico para o incremento da competitividade.

Conceitos básicos de marketing; tendências da aplicação de marketing nas empresas; o marketing e as estratégias para o produto e o consumidor; segmentação de mercado e tipologia do consumidor; mix de marketing; aplicação estratégica de marketing na cadeia de suprimentos.

Expor os elementos da Contabilidade: definições, aplicação, campo de atuação da Contabilidade, função da Contabilidade, exigências legais e finalidade. Apresentar a demonstração das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa, demonstração do valor adicionado e noções da situação financeira e econômica por meio das demonstrações contábeis.

Apresentar o desenvolvimento de processos de produção - Arranjo Físico, a decisão entre manufaturar ou não, localização de instalações, planejamento agregado da produção, programação e controle da produção, MRP, planejamento e controle just in time, produtividade, administração da qualidade total, introdução à gestão de projetos e estratégia na produção.

Desenvolver habilidades para propor ações de integração logística, de gestão da cadeia de suprimentos, como diferencial competitivo. A partir de habilidades como: processos de logística empresarial, critérios de administração da produção, operações e de serviços, técnicas de logística empresarial e distribuição física, cadeia de suprimentos e de distribuição.

Apresentar os componentes que formam os custos de movimentação e armazenagem de materiais, para que se saiba identificá-los e gerenciá-los na busca do menor custo possível, além de abordar a incidência dos tributos, componentes dos custos, que impactam o preço final de produtos e serviços e as complexidades da formação dos custos logísticos e seus impactos nos serviços prestados.

Aplicar ferramentas e técnicas quantitativas ao processo de tomada de decisão. A partir de algumas habilidades como: Conceitos e fases de estudo em pesquisa operacional; Modelagem e modelos lineares de programação; Modelos determinísticos de apoio ao processo de tomada de decisão.

Apresentar o funcionamento das decisões Operacionais: planejamento da produção, sistemas de estoques, MRP e ERP, planejamento e controle do chão de fábrica e operações de serviços, manufatura just-in-time, administração da cadeia de suprimentos. Decisões de Controle: produtividade; gestão da qualidade.

Apresentar os fundamentos de comportamento organizacional e as dimensões individual e interpessoal: personalidade, percepção e atribuição; valores e atitudes; motivação; vínculos com a organização. Assim como, as dimensões grupal e organizacional: clima e cultura organizacional.

Noções Introdutórias. Relação de emprego. Trabalho autônomo e trabalho subordinado. Relações individuais no trabalho. Conteúdo imperativo mínimo da relação de emprego. Direito ao salário. Direito ao repouso e ao lazer. Direito ao emprego. Questões elementares de Segurança e Medicina do Trabalho. Justiça do Trabalho: provocação e funcionamento. Direito judiciário do trabalho: teoria e prática. Direito objetivo do trabalho e suas inovações mais recentes. As ações trabalhistas: o conceito de ação; os elementos da ação trabalhista; as características da ação trabalhista.

Discutir os fundamentos do contexto da logística reversa nas organizações e na sociedade, assim como o planejamento e os processos de negócios e de gestão, com base em alguns fundamentos científicos, a saber: reconhecer operações logísticas, principalmente, pós-vendas e pós-consumo, apresentar as tipologia dos canais reversos dos mesmos e a revalorização econômica, (reciclagem e reuso) no mercado primário e secundário.

Apresentar a gestão de pessoas e suas características essenciais e descrever o contexto no qual funciona a gestão de pessoas: agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas; entender a visão estratégica do gestor de pessoas.

Demonstrar a necessidade de postura de cooperação com a equipe na solução de problemas propostos. Assim como, organizar e aplicar programas de gerenciamento de custos da distribuição, utilizando métodos de trabalho com segurança na cadeia de distribuição. Apresentar o transporte como atividade básica da movimentação de matérias-primas e do produto Final e explicar os modais de transportes e suas principais características.

Formulário Disciplina Isolada

Preencha o formulário abaixo e preencha quais disciplinas deseja cursar:

    Nome Completo (obrigatório):

    E-mail (obrigatório):

    Disciplinas solicitadas e curso de origem (Ex: Empreendedorismo e Plano de Negócios – curso de Administração)

    Justificativa - Escreva um parágrafo justificando seu interesse em cursar a(s) disciplina(s)

    ESAB

    Acesso ao Campus

    Selecione o nível do seu curso

    Logar na Graduação EAD





    Logar na Pós-graduação EAD







    Logar na Extensão EAD







    TOP