
O administrador é preparado para ser o profissional que gerencia recursos materiais, financeiros ou humanos, de organizações jurídicas, sendo capaz de atuar em diversos níveis, como na supervisão de uma equipe, gerência de um departamento, administração de uma empresa, ou SEO de uma multinacional.
Estratégia de negócios, o bacharel em administração é peça fundamental para a definição da estratégia do negócio, gerenciamento das ações de marketing, das atividades de logística e vendas, são algumas das demandas empresariais que dependem da ação profissional de um Bacharel em administração. Seus conhecimentos e habilidades são fundamentais para organizações de segmentos variados, sejam elas públicas, privadas ou sem fins lucrativos, e além disso, possui um perfil é extremante versátil, sendo capaz de atuar em setores e departamentos diversos. Veja abaixo alguns exemplos:
Gestão empresarial: Gerir as funções interdepartamentais de uma entidade, abrangendo a organização estratégica, financeira, material, e de recursos humanos. Administra os orçamentos, custos e projeções, se valendo da auditoria interna.
Recursos humanos: Se o administrador for direcionado para o departamento de recursos humanos, pode funcionar gerindo o relacionamento da organização com os colaboradores e sindicatos, além de coordenar os processos de admissão, treinamento, benefícios, planos de carreira e gestão de conflitos, por exemplo.
Departamento de compras: Administra fornecedores, controla orçamentos, pesquisa preços, negocia preços, define as compras de produtos e equipamentos diversos.
Marketing, publicidade e vendas: Planejamento e gestão de ações variadas de marketing e publicidade. Pesquisa sobre as necessidades dos clientes, supervisão de equipe para vendas, definição de metas e estratégias de negociação com clientes.
Departamento financeiro: Administração dos recebimentos e pagamentos, da quitação de impostos e do departamento de cobrança. Organiza e coordena os procedimentos financeiros, gerindo o patrimônio, análise de orçamentos, capital de giro e fluxo de caixa.
Setor industrial: Responsável pelo controle de qualidade, controle de estoque, gestão das rotinas da linha de produção, administra o processo produtivo e a logística para distribuição do produto final.
Setor Hoteleiro: Administração de hotéis, motéis, pousadas, parques temáticos e afins. Supervisiona o funcionamento de toda a logística do estabelecimento, incluindo os serviços, a manutenção, as reservas e a limpeza.
Setor Hospitalar: Gestão dos processos administrativos de hospitais, prontos-socorros, empresas de convênio médico ou seguro-saúde, sendo o responsável por todos os procedimentos necessários para o funcionamento da organização.
Terceiro Setor: Administrar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e suas aplicações em projetos ambientais, profissionalizantes, educacionais ou comunitários.
Comércio Exterior: Administração de procedimentos relacionados a negociações diversas com empresas no exterior, como compra, venda, fusão e outros.
Mercado de trabalho
O Bacharel em Administração é um profissional fundamental em qualquer segmento profissional, sendo considerado uma das profissões mais versáteis do mercado de trabalho. A rua rotina envolve estatísticas, números, planejamentos e relacionamentos, além de exigir a constante atualização sobre tendências de mercado, situação da concorrência, legislações relacionadas ao setor, público alvo, economia nacional e mundial, além de muitos outros assuntos que fazem parte do mundo da administração.
Como reflexo desta versatilidade do administrador, e com o mercado exigindo cada vez mais gestores especializados em tipos de organizações diferentes, a demanda para este profissional é uma das mais estáveis.
A especialização ou MBA em áreas específicas vem se mostrando um estágio necessário para uma carreira saudável como administrador, que dispõe de várias opções disponíveis nas instituições de nível superior, incluindo as que oferecem cursos de pós-graduação EAD.
É muito comum que empresas de portes variados ofereçam estágios ou contratem o graduando em administração como trainee, investindo no futuro profissional até que esteja pós-graduado. Em estágios avançados em sua carreira, podem ocupar cargos como gerentes, diretores, presidentes, SEO e executivos em geral.
Tempo de conclusão e plataforma de estudos:
O tempo médio de conclusão para um bacharelado em Administração é de 4 anos, porém, a ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, oferece este curso dentro do período de 3 anos.
A instituição obteve nota máxima do MEC – Ministério da Educação, e o seu bacharelado, reconhecido pela entidade, é considerado um dos mais indicados da atualidade.
A modalidade utilizada pela ESAB é o e-Learning, e este bacharelado pode ser cursado quase que predominantemente pela internet, com encontros presenciais trimestrais, permitindo ao aluno mais flexibilidade quanto aos seus horários de estudo, além de proporcionar tempo para outras coisas.
Aproveite o processo seletivo e faça a sua matrícula: Clique aqui