
Os Direitos Humanos são destinados aos seres humanos independente de etnia, nacionalidade, gênero ou credo. Devem garantir o direito à vida plena, à liberdade, ao direito de opinião e expressão. Tendo como premissa que todo ser humano nasce livre e com direitos iguais, os Direitos Humanos são garantidos por dispositivos legais na grande maioria de seus respectivos países e em acordos internacionais.
No entanto, muitos dos referidos direitos não são respeitados. Muitos Estados afrontam suas cartas constitucionais, rompendo e se omitindo com os princípios básicos que alicerçam os Direitos Humanos. Todavia, além dos problemas inerentes aos Estados, muitas correntes ideológicas e partidárias, acabam por deturpar os significados e os princípios relacionados aos Direitos Humanos. A retórica “Direitos Humanos para Humanos Direitos” ganhou força entre os setores mais conservadores da política. A interpretação equivocada acerca dos Direitos Humanos acaba por enfatizar que os referidos direitos servem, exclusivamente, para a defesa de “bandidos”. A proposta da live busca esclarecer o tema, enfatizando os principais aspectos acerca da criação, desenvolvimento e desafios dos Direitos Humanos na atualidade.
Objetivos da Live:
Avaliar a Origem e o Desenvolvimento dos Direitos Humanos
Refletir sobre os desafios e as complexidades na aplicação dos Direitos Humanos na Atualidade.
Palestrantes:
Prof. Randolpho Radsack: Doutorando e Mestre em História. Atua nas áreas de História do Brasil – Sociedades e Movimentos. Desenvolve pesquisas sobre a História do Crime e da Criminalidade no Brasil. Foi professor e coordenador do curso de História da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG. Foi colaborador do livro “História dos Crimes e da Violência no Brasil”, de autoria da pesquisadora brasileira Mary del Priore.
Profª. Eliana Rangel de Oliveira: Ma. em Sociologia Política, Doutoranda em Ciências Empresariais e Sociais. Coordenadora dos cursos de Adm. Pública e Logística da ESAB.
Dia 04 de novembro de 2020 – 19h
No Instagram: @esabfaculdadeonline
Boa noite.
Gostaria de participar dessa live.
Os direitos humanos são destinadas aos seres humanos independente da etnia, nacionalidade, gênero ou credo. Devem garantir o direito á vida plena , á liberdade, ao direito de opinião e expressão. Tendo como premissa que todo ser humano nasce livre e com direitos iguais. Os direito humanos são garantidos por dispositivos legais na grande maioria de seus respectivos países e em acordos internacionais.O Brasil ainda possui sérios desafios pela frente para garantir que se respeite os direitos humanos.
Foram apontados pela HRW alguns tipos de violência que são mais recorrentes estão a policial e sua impunidade, além disso há a superlotação dos centros de detenção que estão localizados em vários estados brasileiros, além de tortura e trabalho escravo.