
O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) da Esab convida a todos para a Live “Saúde Mental e o Trabalho Remoto”. Cansaço, estafa mental e sensação de desconforto ao executar tarefas do dia a dia são sensações recorrentes e muito presentes nos discursos dos trabalhadores atualmente. A pandemia e a necessidade de uma abrupta adaptação a um novo modo de exercer sua profissão trouxeram consequências e se relacionam com a saúde mental. É sobre esse tema, saúde mental e o trabalho remoto, que iremos tratar na Live.
Objetivos da Live:
- debater sobre a abrupta mudança no trabalho causada pela pandemia;
- discutir sobre a relação entre saúde mental e o trabalho remoto.
Palestrantes:
Kaíza Donadia: Psicóloga Junguiana, Especialista em Gestão de Pessoas. Experiência com atendimentos clínicos, Recursos Humanos e Orientação Profissional e de Carreira.
Líbia Beatriz Pena Vetekesky: Coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da ESAB. Pedagoga, Psicanalista, Especialista em Psicopedagogia, Pós-graduada em Formação Docente em Educação à Distância. Experiência em Instituições Educacionais e Atendimentos Psicopedagógicos.
Venha participar e aumente os seus conhecimentos sobre esse tema tão fundamental!
Espero ansiosa!
Após decreto da quarentena por parte do governo que ocorreu no início da pandemia que se deu em março de 2020, uma grande quantidade de trabalhadores passou a exercer o regime de trabalho, ou home Office, essa mudança ocorreu de um dia para o outro, por isso foi necessária uma adaptação por parte dos meios tecnológicos e por consequência ocorreu também adaptação forçada e urgente de empregados e empregadores.
O home office e o teletrabalho também são considerados objetos de embates judiciais contendo discussões que foram significativas nesse períodos. Pode-se citar como exemplo a discussão realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a qual terá que realizar as suas atividades obedecendo as seguintes diretrizes: Primeiramente está a constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, que é assegurada a participação de todos os segmentos que compõem a comunidade universitária e também a sociedade civil organizada e vedada com uma composição que tenha como foco privilegiar a maioria absoluta de um dos segmentos
Se faz necessário entender o quanto o trabalho influencia na saúde mental do indivíduo. Os novos modelos de trabalho apresentam um ideal de menos coletividade no momento da execução das atividades, acarretando assim a um isolamento por parte do indivíduo no momento da realização de suas tarefas.
A área de recursos humanos vem modificando o seu cenário nos últimos anos , não se restringe apenas a conhecimentos que visam somente a produtividade e contratação de uma empresa , mas o foco principal é proporcionar qualidade de vida ao trabalhador. Para melhorar o ambiente de trabalho, é preciso tomar algumas medidas como: favorecer a comunicação, dar reconhecimento, estimular tomadas de decisão e por último fazer com que o indivíduo construa uma perspectiva de futuro naquele local.