
O uso de computadores, tablets e smartphones tem promovido profundas mudanças no contexto sociocultural, gerando incessantes transformações em organizações e em representação e compreensão do pensamento humano. No universo escolar, mesmo em ritmo mais lento, as tecnologias digitais têm sido utilizadas em ambientes de ensino e aprendizagem de diferentes disciplinas.
Os laboratórios de Física, Química, Matemática, entre outros, tem contribuído para o aprendizado dos estudantes. No entanto, a falta de laboratório e equipamentos nas escolas dificultam a realização de experimentos. Na live que estamos para apresentar, será abordada como o uso das tecnologias computacionais podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, identificaremos alguns software que podem ser utilizados em sala de aula, seja ela virtual ou presencial.
Objetivos: Analisar como o uso da tecnologia computacional pode auxiliar o processo de ensino e aprendizagem. Apresentar softwares que podem ser utilizados em sala de aula.
Palestrantes:
Vito Rodrigues Franzosi: Mestre em Educação, Ciências e Matemática – Engenheiro da Computação
Estêvão Bissole Saleme: Doutorado em Ciência da Computação – 15 anos de experiência como Engenheiro de Software
Dia 28 de outubro de 2020 – 19h
@esabfaculdadeonline
O uso de tecnologias no ambiente escolar favorece o aprendizado, pois através dela é possível proporcionar ao aluno um acesso ilimitado ao conhecimento de forma rápida e em tempo real. Isso quer dizer que o aluno terá acesso ao conhecimento de forma ampla , em tempo real , podendo acessar várias informações ao mesmo tempo, favorecendo o processo de construção autonomia do conhecimento por parte do aluno
Com relação a função dos softwares que podem ser utilizados em sala de aula, podemos dizer que o uso deles favorece o aprendizado, pois através dos mesmos é possível proporcionar ao aluno um acesso ilimitado ao conhecimento de forma ampla e em tempo real.
Como o próprio nome indica, software é uma ferramenta que possui um padrão que é muito semelhante à muitos livros. A informação é organizada nele conforme os objetivos que o professor quer alcançar, é uma ferramenta muito importante para auxiliar no trabalho em sala de aula.
Há outro software denominado simulação: Por meio desse recurso tecnológico é possível simular eventos que não é possível simular na realidade como orçamento financeiro, inexistência de laboratório, periculosidade da experiência , etc.
Já a modelagem, segundo o professor José Armando Valente: É um determinado fenômeno que pode ser simulado no computador, para que isso ocorra basta a implementação De um modelo desse fenômeno máquina. J9 para partwares fica a função de alguns casos poder substituir o experimento que é real.
No caso do softwares, como acontece com outros tipos de jogos tem a função de motivar e desafiar o aprendiz. A diferença entre esses softwares e os jogos comuns, é que estes, estão contaminados de conceitos a serem aprendidos pelo aprendente.