A exemplo do “Outubro Rosa”, uma campanha relacionada a conscientização sobre a necessidade do autoexame na prevenção do câncer de mama, o “Novembro Azul” trabalha principalmente a conscientização sobre a necessidade do exame preventivo contra o câncer de próstata, e outras doenças masculinas. A campanha é divulgada e apoiada por diversas entidades, durante o mês de novembro, visando atingir especialmente os homens.
Este movimento nasceu na Austrália, em novembro de 2003, enfatizando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 do mesmo mês. No Brasil, o “Novembro Azul” foi lançado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, visando desmistificar o preconceito masculino em relação ao exame de toque. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações pelo Brasil, promovendo palestras informativas, ações em eventos populares e pedágios nas estradas, iluminando pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras) e, contando com celebridades como Zico, Emerson Fittipaldi e Rubens Barrichello. A campanha ainda foi divulgada amplamente em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, contando com uma grande aceitação por parte do público.
A ESAB apoia essa causa!