Carga Horária: 480 horas - 100% on-line
Pré-requisito: Curso Superior Completo
Nota Avaliação MEC: ★★★★★
08h às 18h (seg à qui)
08h às 17h (sex)
Horário de Brasília
Escola Superior Aberta do Brasil
Rua Inácio Higino, n° 1050, Ed. Centro Empresarial Praia da Costa Torre Leste, 12° andar, Praia da Costa, Vila Velha-ES - CEP: 29101-094
Carga Horária: 480 horas - 100% on-line
Pré-requisito: Curso Superior Completo
Nota Avaliação MEC: ★★★★★
Capacitar e ampliar a formação dos docentes que atuam no ensino da matemática na educação básica e superior, ampliando os conhecimentos a respeito das práticas e do ensino dessa ciência.Contribuir para o início de um vivencia acadêmica de investigação e proporcionar um posicionamento critico em relação ao ensino da matemática.Habilitar o profissional para lecionar em cursos superiores e realizar pesquisas nesta área do saber.
Professores no exercício da docência em matemática, alunos egressos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Estatística, Matemática, Pedagogia, Contabilidade, Administração, economia, e Engenharias e demais interessados em aprofundar este tema.
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica – Carga Horária: 40 horas
Ementa: Pressupostos da pesquisa. Fichamentos. Utilização de instrumentais. Elaboração de relatórios. Estrutura e organização de relatório. Regras oficiais acadêmicas. Trabalho científico. Monografia.
Disciplina: Concepções Educacionais e Currículos – Carga Horária: 40 horas
Ementa: Conceituação, funções, elementos componentes. Currículo e desenvolvimento social;
Concepções e etapas; Implementação e avaliação de currículo; Adequação curricular nas vertentes da temporalidade e contexto social; Agentes da ação curricular; Currículo oculto;
Elaboração de programas curriculares; Reconstrução do conhecimento experiência e mundo - Parâmetros mínimos necessários PCN'S.; Concepções de educação e seus autores.
Disciplina: Fundamentos da Matemática Elementar – Carga Horária: 40 horas
Ementa: Lógica: Lógica Proposicional e Lógica de Predicados. Elementos da Teoria dos Conjuntos. Conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. Funções: exponencial, afim, quadrática e logaritmo.
Disciplina: Educação Matemática: Conceitos e Tendências – Carga Horária: 40 horas
Ementa: Considerações e conceitos iniciais sobre a Educação Matemática. O profissional. Objetivos de estudo e pesquisa. Campos profissionais e científicos. Investigação. Tendências temáticas e metodológicas. Processos de ensino/aprendizagem. Mudanças curriculares. Emprego de novas tecnologias no ensino. Práticas docentes. Desenvolvimento profissional. Práticas de avaliação. Contexto sócio-cultural e político de ensino e aprendizagem. Linhas internacionais de pesquisa. Tendências atuais da Educação Matemática e da Informática. Contextualização tecnológica. Novas tecnologias. Ambientes computacionais no processo ensino/aprendizagem. Construção de conceitos geométricos. A Educação Estatística. Debates sobre a Educação no Brasil. A matemática tradicional e a matemática moderna. Rumos atuais do ensino da Matemática. Representação social.
Disciplina: Tecnologia de Informação e Comunicação e a Educação Matemática – Carga Horária: 40 horas
Ementa: - Fornecer ferramental para que o aluno possa utilizar os recursos da Informática Educativa em suas atividades pedagógicas;
- Identificar os softwares educacionais e suas aplicabilidades ao ensino;
- Reconhecer a importância dos recursos tecnológicos no ensino de matemática;
- Reconhecer softwares tutelados e suas aplicações ao ensino;
- Utilizar planilhas eletrônicas;
- Conhecer e utilizar o SuperLogo no Ensino de Matemática;
- Motivar reflexões e projetos utilizando ambientes de aprendizagem.
Disciplina: Tópicos de História e Filosofia da Matemática – Carga Horária: 40 horas
Ementa: Matemática de redes e saberes; referenciais filosóficos na matemática,a matemática , as outras ciências e a educação, temas articuladores no ensino da matemática, a matemática e a resolição de problemas biológicos
Disciplina: Tópicos de Álgebra e Aritmética e Seu Ensino – Carga Horária: 40 horas
Ementa: O ensino de Álgebra e Aritmética. História da Aritmética e da Álgebra. Sistemas de Numeração. Sistema Indo-Arábico. A Origem do Zero. Base Numérica. Números Binários. Intervalos Numéricos. Conjuntos. Números Naturais. Técnicas de Multiplicação. Subtração e Divisão de Números Naturais. Indução Matemática. Binômio de Newton. Teorema Fundamental da Aritmética. Números Primos. Números Especiais.
Disciplina: Tópicos de Geometria e Seu Ensino – Carga Horária: 40 horas
Ementa: Conceitos geométricos primitivos; Circunferência e círculo; Ângulo; Ângulos no Círculo e Triângulos; Triângulos; Cevianas; Triângulos; Classificação; Triângulos - Semelhança de triângulos; Triângulos; Área; Trigonometria básica; Quadrilátero; Polígonos; Geometria espacial de posição; Poliedros; Prismas; Cubos; Cilindros; Pirâmide; Cone; Sólidos Semelhantes; Troncos; Esfera; O Plano Cartesiano; Vetores; Introdução; Vetores; Operações; Vetores; Coordenadas; Vetores; Operações; Vetores; Operações; Reta; Circunferência e Círculo; Cônicas; Equação do Plano.
Disciplina: Didática da Matemática – Carga Horária: 40 horas
Ementa: Competências no Ensino de Matemática. Análise crítica dos PCNs. Correntes em Educação Matemática. Teoria Piagetiana. Conceito de Número. Construção do Número. Calculo Mental. Origem dos Símbolos Matemáticos. Operações Básicas. Resolução de Problemas. Modelagem Matemática. Etnomatemática. Jogos Matemáticos. Quadrados Mágicos. Torre de Hanói. Geometria e Jogos.
Disciplina: Modelagem Matemática e Resolução de Problemas – Carga Horária: 40 horas
Ementa: Considerações e conceitos iniciais sobre a Modelagem Matemática. A Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica. Principais Perspectivas e Discussões. Estratégias no ensino-aprendizagem. Exemplos de aplicação da Modelagem Matemática ao Ensino. Resolução de Problemas. Concepções da Modelagem Matemática associadas à Educação Matemática. Abordagem sócio-crítica da Modelagem Matemática. Projetos de Modelagem Matemática. Modelagem matemática, Etnomatemática e Educação Matemática Crítica. O papel da matemática na sociedade. Formas de organização e condução da Modelagem Matemática. A Modelagem Matemática e Ambientes de Aprendizagem. A relação do professor com a Modelagem Matemática. A Modelagem e os Modelos Matemáticos na Educação Científica.
Disciplina: Estatística – Carga Horária: 40 horas
Ementa: Histórico, conceitos, profissão e aplicações; Métodos Estatísticos; Variáveis Estatísticas; População e Amostra; Amostragem; Séries e Gráficos Estatísticos; Distribuição de Frequência; Medidas de Posição e Variabilidade; Assimetria e Curtose; Probabilidades; Distribuições de Probabilidade; Correlação e Regressão Linear.
Disciplina: Didática e Metodologia do Ensino Superior – Carga Horária: 40 horas
Ementa: O Papel Social e Educacional da Didática. Perspectivas teóricas e práticas da Didática. O Professor e seu trabalho. O Planejamento Escolar. A Organização e o Desenvolvimento do Processo ensino-aprendizagem: os planos de aula e os programas de aprendizagem. Os objetivos de ensino, os conteúdos escolares as estratégias de ensino-aprendizagem. As interações em sala de aula: o papel dos professores e dos alunos.
Sub-total: 480 horas
Avaliação: Avaliações online
OBS1: De acordo com a Resolução CNE/CES nº 01, de 06 de abril de 2018, não há mais obrigatoriedade da produção e defesa de TCC, razão pela qual não se constitui mais em requisito para o cumprimento dos cursos de Pós-graduação da ESAB.
OBS2: Para os alunos que tiverem interesse em cursar o processo de TCC será disponibilizado o módulo de TCC, devendo arcar com os custos para este módulo.
Os certificados serão emitidos pela ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, com validade nacional.
A equipe de docentes e tutores da ESAB é formada 100% por mestres e doutores com sólida formação acadêmica e profissional, capacitados para atuar em Ensino à Distância, contribuindo para o destaque no mercado de trabalho dos alunos.
Os estudos e provas serão 100% on-line. Portanto é necessário que o aluno tenha acesso a um computador tradicional, notebook ou equipamento similar que possua conexão com a internet e webcam.
As dúvidas devem ser direcionadas para um dos canais de comunicação: “Fale Conosco”, “Chat”, ou pelos telefones 0800 277 1000 / 27 2127-7700. Após a matrícula, utilize o canal “Suporte Acadêmico” para comunicar-se com todos os setores da instituição.
As dúvidas pertinentes às disciplinas a serem estudadas deverão ser comunicadas pelo aluno diretamente ao tutor, por meio do canal “Dúvidas ao Tutor”, em seu ambiente de estudo.
Instituição recredenciada pela portaria CNE/SERES - MEC nº 330, de 10 de março de 2017 (Clique aqui e veja a portaria)
O Pagamento pode ser efetuado por meio de Boleto Bancário, Cartão de Crédito e Depósito Identificado
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