Carga Horária: 480 horas - 100% on-line
Pré-requisito: Curso Superior Completo
Nota Avaliação MEC: ★★★★★
08h às 18h (seg à qui)
08h às 17h (sex)
Horário de Brasília
Escola Superior Aberta do Brasil
Rua Inácio Higino, n° 1050, Ed. Centro Empresarial Praia da Costa Torre Leste, 12° andar, Praia da Costa, Vila Velha-ES - CEP: 29101-094
Carga Horária: 480 horas - 100% on-line
Pré-requisito: Curso Superior Completo
Nota Avaliação MEC: ★★★★★
Capacitar profissionais, portadores de curso superior, para exercerem a docência no ensino superior, oportunizando-lhes aprofundar os conhecimentos e as habilidades fundamentais e o domínio dos referenciais dos procedimentos pedagógicos.
Profissionais liberais, pedagogos, profissinais da área de educação e demais interessados em se capacitar nessa área de conhecimento.
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica – Carga Horária: 40 horas
Ementa: Pressupostos da pesquisa. Fichamentos. Utilização de instrumentais. Elaboração de relatórios. Estrutura e organização de relatório. Regras oficiais acadêmicas. Trabalho científico. Monografia.
Disciplina: Planejamento Educacional – Carga Horária: 40 horas
Ementa: Principais elementos para desenvolver conhecimentos, habilidades e interesse no que se refere ao planejamento educacional.
Disciplina: Filosofia e Políticas Educacionais – Carga Horária: 40 horas
Ementa: Aproximação e estudo crítico das filosofias, em seus vários campos com a educação, com foco no aspecto político social.
Reflexão filosófica sobre os principais temas que fundamentam a filosofia de todos os tempos e lugares.
Aproximação e estudo crítico das principais correntes da reflexão filosófica com ênfase nas políticas educacionais e suas tendências no Brasil e no mundo.
Disciplina: Organização Escolar e as Tecnologias Educacionais – Carga Horária: 40 horas
Ementa: Sociedade do conhecimento. Tecnologias na educação. Integração de tecnologias à educação: novas formas de expressão do pensamento, produção, leitura e escrita. Desenvolvimento humano e a internet. Formação de Professores: Diferentes Abordagens Pedagógicas.
Disciplina: Psicologia, Educação e as Novas Tecnologias – Carga Horária: 40 horas
Ementa: Conceito de Psicologia. Os principais campos de atuação da Psicologia moderna, apresentando como ela pode e deve ser aplicada à educação. A utilização das novas tecnologias na educação associadas à psicologia.
Disciplina: Concepções Educacionais e Currículos – Carga Horária: 40 horas
Ementa: Conceituação, funções, elementos componentes. Currículo e desenvolvimento social;
Concepções e etapas; Implementação e avaliação de currículo; Adequação curricular nas vertentes da temporalidade e contexto social; Agentes da ação curricular; Currículo oculto;
Elaboração de programas curriculares; Reconstrução do conhecimento experiência e mundo - Parâmetros mínimos necessários PCN'S.; Concepções de educação e seus autores.
Disciplina: Métodos e Técnicas no Uso das Novas Tecnologias – Carga Horária: 40 horas
Ementa: Conhecendo a origem da palavra Tecnologia; Métodos e técnicas de Ensino; Práticas Avaliativas no uso de novas tecnologias; Materiais impressos, os livros, enciclopédias, apostilas e cadernos: recursos dominantes; Recursos visuais e auditivos; Recursos audiovisuais; Tecnologia na Educação x Tecnologia da Educação: diferenças e semelhanças; O uso do computador como tecnologia; O uso do computador como tecnologia; Relacionamento entre O uso de Tecnologia e os Problemas da Aprendizagem; O aluno com dificuldade no processo de aprendizagem; Aulas preparadas para um ambiente tecnológico; Papel do Professor frente às novas tecnologias;Material impresso : a tecnologia dominante; O universo da comunicação audiovisual; O Rádio como instrumento educativo; Internet: A rede que abraça todo o planeta; Televisão + Vídeo + Internet = YOUTUBE; O computador e o software educativo; Paradigmas da educação; Hipertexto sua origem da palavra.
Disciplina: Introdução aos Estudos de Educação à Distância – Carga Horária: 40 horas
Ementa: Histórico da EAD; LDB e EAD; Objetivos e Metas da EAD; Visão de Educação e Visão de educador; o perfil do educador de EAD; Metodologias educacionais em ambientes de aprendizagem; Avaliação em EAD; recursos educacionais;
Disciplina: Legislação e Políticas Públicas em Educação – Carga Horária: 40 horas
Ementa: Legislação Federal; Políticas públicas;Desenvolvimento histórico das políticas públicas e educacionais no Brasil;. A educação na ordem constitucional brasileira. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A estrutura curricular didática e administrativa da Educação Básica; Os Parâmetros curriculares nacionais. As políticas de desenvolvimento e financiamento da educação. A formação dos profissionais da educação. A função social da escola e o papel do educador. Impasses e perspectivas das políticas públicas atuais em relação à educação.
Disciplina: Construção da Identidade do Educador – Carga Horária: 40 horas
Ementa: As relações entre sociedade/educação/escola. A prática pedagógica escolar enquanto prática social específica. Competências e habilidades requeridas para o ato pedagógico. As relações fundamentais do processo de trabalho docente: sujeito/objeto/construção de conhecimento; teoria/prática; conteúdo/forma; ensino/aprendizagem; professor/aluno; aluno/aluno. A organização da dinâmica da prática pedagógica: o processo do planejamento e a formação continuada.
Disciplina: Tutoria Online – Carga Horária: 40 horas
Ementa: Referenciais de qualidade para educação a distância. Paralelos entre educação e educação a distância. Competências essenciais à tutoria: categorias, definições e especificidades. Modalidades de comunicação. EaD e sistema tutorial. O que é ser tutor: definição, rotina, qualidades essenciais. O tutor e o estímulo à aprendizagem autônoma. Possibilidades pedagógicas e sistemas de avaliação em EaD
Disciplina: Didática e Metodologia do Ensino Superior – Carga Horária: 40 horas
Ementa: O Papel Social e Educacional da Didática. Perspectivas teóricas e práticas da Didática. O Professor e seu trabalho. O Planejamento Escolar. A Organização e o Desenvolvimento do Processo ensino-aprendizagem: os planos de aula e os programas de aprendizagem. Os objetivos de ensino, os conteúdos escolares as estratégias de ensino-aprendizagem. As interações em sala de aula: o papel dos professores e dos alunos.
Sub-total: 480 horas
Avaliação: Avaliações online
OBS1: De acordo com a Resolução CNE/CES nº 01, de 06 de abril de 2018, não há mais obrigatoriedade da produção e defesa de TCC, razão pela qual não se constitui mais em requisito para o cumprimento dos cursos de Pós-graduação da ESAB.
OBS2: Para os alunos que tiverem interesse em cursar o processo de TCC será disponibilizado o módulo de TCC, devendo arcar com os custos para este módulo.
Os certificados serão emitidos pela ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, com validade nacional.
A equipe de docentes e tutores da ESAB é formada 100% por mestres e doutores com sólida formação acadêmica e profissional, capacitados para atuar em Ensino à Distância, contribuindo para o destaque no mercado de trabalho dos alunos.
Os estudos e provas serão 100% on-line. Portanto é necessário que o aluno tenha acesso a um computador tradicional, notebook ou equipamento similar que possua conexão com a internet e webcam.
As dúvidas devem ser direcionadas para um dos canais de comunicação: “Fale Conosco”, “Chat”, ou pelos telefones 0800 277 1000 / 27 2127-7700. Após a matrícula, utilize o canal “Suporte Acadêmico” para comunicar-se com todos os setores da instituição.
As dúvidas pertinentes às disciplinas a serem estudadas deverão ser comunicadas pelo aluno diretamente ao tutor, por meio do canal “Dúvidas ao Tutor”, em seu ambiente de estudo.
Instituição recredenciada pela portaria CNE/SERES - MEC nº 330, de 10 de março de 2017 (Clique aqui e veja a portaria)
O Pagamento pode ser efetuado por meio de Boleto Bancário, Cartão de Crédito e Depósito Identificado
Selecione o nível do seu curso ↴