
Atualmente existem 3 tipos de graduações diferentes, dotados de características e formatos distintos, que são os cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Todos os 3 habilitam o graduado para ingressar em cursos de pós-graduação, da mesma maneira. Então, qual a diferença entre eles? Qual a escolha mais acertada de acordo com a situação? Para que seja possível uma decisão mais consciente, é muito importante conhecer as características de cada um deles, além das situações mais indicadas, as quais descreveremos abaixo.
Cursos Tecnológicos
A principal característica dos tecnológicos é a abordagem mais focada na sua área de atuação. Essa característica possibilita que o mesmo seja cursado em apenas dois anos, possibilitando uma conclusão muito mais ágil. Por isso, é uma modalidade muito indicada para quem já trabalha em uma determinada área, e precisa de uma formação em pouco tempo.
Também é indicada para quem já tem uma área de atuação profissional definida. Por exemplo se o objetivo é trabalhar diretamente na área de marketing, é melhor fazer um tecnólogo em marketing, do que um bacharelado em publicidade.
Bacharelado
Formação superior abrangente, com duração que varia entre 4 e 6 anos. O bacharel estuda todas as disciplinas dentro da profissão escolhida, adquirindo um conhecimento mais superficial sobre todas as áreas relacionadas. Enquanto o tecnólogo é apto para atuar em uma área específica, o bacharel está habilitado para diversas áreas, podendo contar com as pós-graduações para se especializar.
É um curso ideal para profissionais que almejam um conhecimento mais amplo sobre uma profissão. A grande vantagem do bacharelado é o amplo leque de opções para atuação profissional, tendo a possibilidade de mudar de área se assim desejar.
Licenciatura
Os cursos de licenciatura são focados em preparar profissionais aptos a ministrarem aulas no ensino fundamental e médio. O tempo de duração e a sua abrangência são similares aos bacharelados, porém, a grande diferença curricular está nas matérias de cunho pedagógico, presentes na licenciatura.
Assim como os bacharéis, o formado em licenciatura pode focar, ou mudar a área de atuação por intermédio de pós-graduações (especializações). Com isso, também pode atuar como um pesquisador ou especialista técnico de um curso.
Os bacharéis não podem ministrar aulas na educação básica, e para que possa trabalhar segmento acadêmico, precisa contar com uma pós-graduação lato sensu na área escolhida.
Conheça os cursos de Bacharelado EAD e Licenciatura EAD, oferecidos pela ESAB, com DURAÇÃO INÉDITA DE 3 ANOS.
Clique aqui para conhecer os cursos de Graduação (bacharelado e licenciatura) da ESAB.
Clique aqui para conhecer os cursos de Pós-graduação Lato Sensu EAD da ESAB.