Neste webinar ESAB o especialista Alessandro Sangiorgio apresentará diversas vertentes sobre a utilização da tecnologia digital no processo de ensino e aprendizagem, além da sua utilização nas práticas pedagógicas.
Objetivos:
Conhecer as diversas tecnologias digitais para Educação;
Identificar as oportunidades no processo de ensino e aprendizagem utilizando as tecnologias;
Reconhecer as potencialidades das tecnologias na prática pedagógica.
Data: 28 de outubro. 19h – Inscrição necessária
Palestrante:
Alessandro Sangiorgio da Silva – Pós-graduando em Aprendizagem, Ensino e Tecnologia. Cursando Licenciatura em Pedagogia. Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos. Certificado Google For Education pelo Núcleo de Inovação em Aprendizagem. Professor Escola Seb há 8 anos.
Mediadores:
Prof Marcony Brandão Uliana – Mestre em Filosofia (UFES). Coordenador e Tutor do Curso de Pedagogia e das Pós-Graduações da ESAB.
Prof. Jadson do Prado Rafalski – Mestre em Informática (UFES). Coordenador e Tutor do Curso de Sistemas de Informação da ESAB.
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A Educação se transformou em um processo tecnológico, isso significa que as pessoas estão sendo inseridas em um contexto no qual o está havendo reflexão a respeito de novas práticas pedagógicas que com o apoio de determinados instrumentos, podem facilitar e aprimorar o processo de ensino _aprendizagem. Por essa razão, a educacomunicação pode servir como uma prática de quebrar os paradigmas no processo de ensino _aprendizagem, utilizando a tecnologia para colocar os estudantes como sujeitos importantes na elaboradas da aula.
A educacomunicação consiste no trabalho de mediação e facilitação dos conteúdos, ou seja nada mais é que a gestão da comunicação e das tecnologias em ambientes educacionais. Nesse contexto é importante que os professores estejam cada vez mais atentos em trazer a tecnologia para a aula, com o objetivo de tornar os alunos sujeitos do processo de ensino _aprendizagem. A tecnologia surge em sala de aula para ser utilizada como uma ferramenta para multiplicar as possibilidades de ensinar e aprender em sala.
Há váriosrecursos tecnológicos- digitais que favorecem o processo de ensino _aprendizagem dos alunos , dentre eles está a lousa digital, que é uma tela de computador, de tamanho maior é proporcional a uma lousa tradicional , que não utiliza giz para escrever, é sensível ao toque.
Há também a realidade virtual,que acontece com o auxílio de ferramentas e plataformas digitais. que possibilita entrar em contato com diversas realidades, sem sair do lugar, pela tela do computador ou celular
Faz parte também dos inúmeros recursos que se propõe para a inovação na educação , a gamificação, que é a ùtilização de recursos de jogos digitais, que tem a função de tornar a aprendizagem um processo mais lúdico e divertido.
Faz parte desse processo também o Google em sala de aula, essa ferramenta é muito importante, suas funções são: ajudar alunos e professores a organizar as tarefas e aumentar a colaboração e melhorar a comunicação com ferramentas digitais gratuitas.
No que diz respeito ao que a tecnologia proporciona no processo de ensino _aprendizagem , pode-se citar o conhecimento, que é o primeiro benefício da inclusão digital. Esse acesso proporciona conhecer diversas culturas e ter acesso a diferentes culturas, saberes locais dos mais remotos cantos do planeta e todo tipo de informação que se desejar , a um ali que parecia ser possível a muito mais pessoas, o conhecimento existe para ser compartilhado e multiplicado.
A formação de uma grande rede que gera informação, facilidade e conteúdos referentes aos interesses dele, sempre atento às novidades e avanços que surgem não sò na tecnologia, mas também nas demais áreas.
Somente uma empresa atenta e conectada ao seu público é capaz de prestar um serviço de qualidade , fazendo com que o cliente fique satisfeito e feliz.